domingo, 28 de julho de 2013

A mandarim Nuvem


Essa pequena e doce passarinha mandarim batizada com o nome de Nuvem apareceu em minha vida quando a vi em uma loja de animais (fui comprar sementes para o comedouro da rua). Ela me chamou atenção, estava cega de um olho, bem triste e isolada dos outros passarinhos, que provavelmente a ignoravam ou maltratavam.

A levei pra minha casa (22/07/1013) junto com o manon macho (Mosquito) que estava todo depenado (as outras aves arrancavam suas penas para fazer o ninho). A mandarim recebeu especial simpatia por toda a família, seja pelos seus piadinhos, como também pelo seu jeito meigo e temperamento sossegado. 

Com o passar dos dias ela ficou mais espertinha e brincava mais, mas mesmo assim era calma demais, o que me preocupou um pouco, achei que fosse um traço de sua personalidade. Alguns dias depois (26/07/2013) eu soltei os dois no meu quarto, para que brincassem e pudessem voar à vontade.

Quando eu abri a gaiola e tirei os dois de lá, a primeira coisa que ela fez foi voar em minha mão e olhar pra mim, talvez queria dizer algo, e ela pulou e voou um pouco, mas abaixo de sua asa, vi uma ferida, provavelmente infecção, eu a peguei observei o ferimento e ao liberar novamente eu percebi que ela tinha falecido, vendo melhor me parece que foi uma infecção interna em estado avançado. Talvez tenha gasto suas últimas energias voando. Logo após me vem uma sensação de impotência em não poder fazer nada e também angústia em não saber se fiz o suficiente para ter ajudado, era como uma filha pra mim.

Foi uma menina muito meiga, ela ia no puleiro do macho (espécie manon, o Mosquito). e o empurrava até a grade, como se estivesse pedindo carinho.

Apesar do pouco tempo em casa, deixou sua marca e sua simpatia aqui em casa, espero que ela tenha sido feliz nesses poucos dias em casa, me bate ainda uma tristeza enorme. A foto acima foi tirada alguns minutos antes dela falecer, mas não sai da minha mente o fato dela ter pousado na minha mão e me observou por vários minutos, será que ela queria dizer algo? Agradecer? Sei que ela  voou para os céus e espero que seja e seja uma estrelinha feliz no Paraíso.

[1] Foto da passarinha mandarim Nuvem, tirada por Felipe Lobo em 26/07/2013. O nome além de escolhido baseado nos aspectos físicos da ave, também é uma homenagem de um periquito australiano resgatado por uma amiga minha (Elena Campiotti), que recebeu o nome em espanhol de Nube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário