segunda-feira, 1 de julho de 2013

Alimento para pássaros INSETÍVOROS


[1]

1) Espécies

JOÃO-DE-BARRO: “São grandes insetívoros, buscam seu alimento no chão, entre as folhas, e áreas cultivadas. Comem principalmente insetos, como mariposas e suas larvas, formigas, aranhas, vermes, besouros, etc. E dessa forma contribuem para o agricultor, já que eliminam insetos prejudiciais a suas plantações e eventualmente adicionam em sua dieta sementes, frutos e brotos de vegetais muito macios.”

Não há estudos satisfatórios em como dar uma boa alimentação para filhotes de joão-de-barro, aqui a intenção é fazer o mais próximo possível da dieta oferecida por seus pais, como lombrigas, vermes, formigas, aranhas e outros insetos que encontrarem.

BEM-TE-VI: A alimentação do bem-te-vi é baseada em todo tipo de invertebrados, como larvas, vermes, lombrigas e outros nos quais as caça voando e complementa com frutas, como uvas, figos e etc, se alimentam também de roedores e répteis, também se alimentam de peixes que pesca de maneira muito parecida com a do martim-pescador, onde leva a presa até uma árvore e a mata dando golpes contra o galho.

SABIÁ: É onívoro, se alimenta principalmente de frutos e invertebrados, busca frutas suculentas que constituem a base de sua dieta, tanto as menores que pode engolir inteiras (do tamanho de uma azeitona) como os maiores, onde usa o bico para abri-las e consumir sua polpa. É de se esperar que seja um bom dispersor de sementes, quando caminha pelo solo procura entre o lixo ou em coberturas orgânicas em busca de vermes, que são seu alimento predileto, entre outros invertebrados que compõem sua alimentação.

2) Alimentação e Cuidados

É aconselhável que o deixe numa gaiola e a deixe em seu quintal, em um lugar próximo de onde acredita ser o seu ninho, certamente isso deve ser de dia e em boas condições climáticas, provavelmente se seus pais estiverem por perto, eles mesmos o alimentarão através das grades da gaiola! Mas observe o que se passa, pois se os pais não aparecerem para satisfazer o filhote, você mesmo deve alimenta-los como será explicado abaixo.

Se for um filhote insetívoro com até dez dias de vida (aproximadamente) deve dar para ele Neston de 5 cereais ou equivalente. Com um pouco de ração balanceada de cachorro Premium (evitar marcas de baixa qualidade, escolha a Royal ou Pro Plan, de preferência de frango com arroz).

As proporções são ¼ de ração (devidamente misturada com água) mais ¾ de Neston. Fazer a papinha com água, mas NUNCA COM LEITE.

Dê o alimento com a ajuda de uma seringa (as de tuberculose, bem finas) e caso a seringa não seja suficientemente fina para o bico da ave, encaixe no extremo da seringa uma fina mangueira de borracha, que podem ser encontradas em farmácias. 

Abra o bico e deposite bem ao fundo do bico, na entrada da garganta, pois se fazer de outro modo, o alimento pode entrar pelos orifícios de respiração que estão no meio do bico e afogar o filhote, pois a refeição pode entrar na “falsa-via”. Faça o alimento e deixe como se fosse uma pasta e deixe de molho na água, deve abrir o biquinho sem medo, depois ele vai acostumar e e logo abrirá sozinho, dê o que comer a cada duas ou três horas. 

Se for um filhote insetívoro com aproximadamente mais de dez dias, ofereça primeiro o alimento para ver come sozinho, se não dê você mesmo ao filhote.

Alimento BASE para insetívoros: Gema de ovo, maçã, alimento balanceado para cachorro umedecido como já dito anteriormente. Tudo feito como um purê, a gema de ovo se dá FERVIDA e somente ¼ da gema a cada três dias, pois proteínas demais podem danificar seu fígado.

Incluir tenébrios de quatro a seis vezes por dia, mas se o filhote for encontrado com aproximadamente 15 dias de idade já pode das insetos diretamente, o ideal é obter patê de insetos. Os tenébrios podem ser comprados pelo MERCADOLIVRE. E com isso incluir Neston e alguma fruta e nessa hora já ingere líquidos através do alimento que dá, por isso é preciso hidrata-lo bem.

A carne picada não é boa para os filhotes de bem-te-vis, pois complica em relação ao cálcio. Não é correto alimentar com carne uma ave insectívora, deve obter proteínas de INSETOS, a carne vermelha descalcifica e obriga a complementar com cálcio, que em excesso pode danificar os rins, e até mesmo os insetos podem conter parasitas.

Por isso o ideal é que consiga tenébrios, não mais que quatro por dia, devido a sua alta quantidade de proteínas, podendo comprar via Mercado Livre, onde podem ser compradas por encomenda ou retirar pessoalmente dependendo de sua região.

Preste atenção com algumas coisas, caso aconteça algo de errado (vômitos, por exemplo) consulte um veterinário. Já o bucho deve se esvaziar rapidamente e quando não está cheio se vê claramente uma “inchação” próxima da “garganta”. Os insetívoros não comem muito para encher seu bucho, mas comem comem muitas vezes de pouquinho em pouquinho. Abaixo o vídeo de um chupim, para que veja o tipo de alimentação.


Ou um filhote de um sabiá-do-campo, geralmente são alimentados por seringa, mas em conta-gotas também é bom. 

Recomendamos que entre em contato com a comunidade do Facebook chamada Refugio de Aves - Pájaros Caídos e deixe uma foto da ave, para que possamos saber sobre sua espécie, idade e o estado em que ela se encontra para melhor ajuda-lo. Obrigado.


  

[2]

[1] Imagem de um filhote de Sabiá, http://pajaros-caidos.blogspot.com.br/2006/10/benteveo.html (Acessado em 30/06 de 2013 ás 09:00). Publicado por Clara Correa.

[2] Imagem de “papinha para insetívoros”, http://pajaros-caidos.blogspot.com.br/2006/10/benteveo.html (Acessado em 30/06 de 2013 ás 11:00). Publicado por Clara Correa.

Fonte: http://pajaros-caidos.blogspot.com.ar/2010/01/alimento-para-pajaros-insectivoros.html (Acessado em 30/06 de 2013 ás 08:00). Publicado por Clara Correa e traduzido por Felipe Lobo.

Dieta de Pomba

[1] 

1) Filhote

A dieta de um filhote de 5 a 15-20 dias é a seguinte: ¾ Partes de NESTON. O ideal é o de cinco cereais, se não encontrar, procure alimentar a ave com fubá (polenta), mas poderão ocorrer deficiências de ordem nutricional.

¼ Parte de alimento balanceado para aves, se não encontrar pode usar alimento balanceado para gato ou cachorro em cubinhos, SUPER PREMIUM. A ração deve estar bem diluída em água até que se transforme em purê, e pode misturar com Neston, se for dar pode ser através de uma seringa ou ponha diretamente em um recipiente, para ver se ele consegue se alimentar sozinho.

Observação: A água já está incluída no Neston. Se não encontrar, complemente com ¼ de gema de ovo bem cozinhada.

 2) Quantidade

 Tem que dar-lhe a refeição em seu bico, com quatro ou cinco seringas (as de insulina e finas, NÃO USAR SERINGAS GRANDES)

Repita o procedimento aproximadamente a cada três horas.

Notará que o seu bucho estará cheio, MAS NÃO NO LIMITE, NÃO ENTUPIDO, MAS QUASE CHEIO). Deve comer um total de 20 a 30 seringas diárias (menos que isso fará o filhote de debilitar, e até mesmo morrer). Faça do seguinte modo: 15 durante a manhã e 15 de noite.

 [2]

Após três ou quatro horas, seu bucho já deve estar quase vazio e ter defecado, para alimentá-lo novamente. Repita o processo. SE SUAS FEZES SAEM ESVERDEADAS E AGUADAS É SINAL QUE NÃO COME BEM.

3) Como alimentar a ave?

Há diversas técnicas, escolha a que melhor lhe convir, MAS PRESTE ATENÇÃO: UM FILHOTE RECÉM CAÍDO vai estar com medo, estressado e se mexerá bastante e vai tentar escapar, você deverá tranquilizá-lo e fazer que ele entenda que VAI ALIMENTÁ-LO, não matar ou fazer mal a ele, somente alimentar o filhote.

Portanto na primeira hora dedique-se a a INCORPORAR uma técnica de cuida-lo, já que quase sempre a parte mais complicada é o começo. Logo serão explicados os métodos. 

Coisas nas quais deve se alertarem: Matéria fecal verde, aguada, ou com muita diarreia? Atenção!

Quando alimenta-los, a cada três horas seu bucho estará vazio ou quase vazio e ter defecado para novamente alimenta-lo, SE SUAS FEZES SÃO VERDES E AGUADAS É SINAL QUE NÃO COME BEM.

Os filhotes pequenos são como os bebês humanos, não podem ficar sem comem, não devem comer pouco, pois se comerem pouco ficam debilitados em pouco tempo. Ou seja, dê o que comer e espere que abaixe, se já se passaram cinco horas e não abaixa, não dê mais. CONSULTE UM ESPECIALISTA EM AVES.


[3]

4) Humor do Filhote

Para um filhote pequeno é comum que fique dormindo, mas se você alimenta-lo ele deve estar super animado, com os olhos abertos, atento e animado. Se fecha muito seus olhos, mexe sua cabeça para todos os lados e se não quer se mexer, atenção!

[4]

 [5]


O ideal é que proporcione cálcio para AVES. Quando estiver maior, pode preparar um ovo cozido, dará as cascas bem moles e as fará muito bem. Siga essa receita por pelo menos um mês, com sementes de TRIGO, SOJA, AVEIA, LENTILHA e ALPISTE.

5) Dieta dos Juvenis

 [6]

Nessa etapa, é interessante deixar os alimentos em recipientes separados um pouco de sementes e também um pouco de Neston ou polenta, dessa forma o pássaro pode ir escolhendo o que quer. Abaixo alguns alimentos que devem ser deixados por perto, para que a ave vá se acostumando.

Sementes variadas, como por exemplo a mistura de cardeal, mistura de canário, mistura de pomba com grãos pequenos. Maçã, alface, casquinhas de ovo muito moídas e que sempre esteja em seu prato, ela comerá de acordo com as suas necessidades de cálcio, pois pode ficar descalcificada. Prepare um ovo fervido por 40 minutos, logo a casca ficará mole, muito pequena e se ofereça isso. Enfim, ela tem que come-lo, assim incorporará CÁLCIO, um componente importante para a dieta das aves.

Pão e seus derivados, dê um pouco, mas não muito, pois as incha e engorda. O melhor é as sementes que não sejam grossas, como por exemplo o milho é as que elas mais gostam, mas são as que mais engordam e não as nutrem.

Observe se não come sozinha e mesmo um filhote maior, ajude-o a comer.

Enquanto está nessa fase de sua vida o pássaro não pode deixar de comer, isso poderia ocasionar em problemas de desenvolvimento e que tenha problemas de saúde posteriores.

Uma vez que já vai deixando de ser um filhote aí se pode deixar de dar, estimulando assim a comer só seguindo a alimentação recomendada na página. A lista passada é para que vá se familiarizando com outros alimentos e se quer provar.

O IDEAL É QUE FIQUE AO SOL POR 10 MINUTOS DIÁRIOS, PARA PODER RETER SEUS AMINOÁCIDOS E O CÁLCIO.

6) Onde deixa-lo?

Em transportadoras descartam-se muitas caixas grandes, arrume uma e a cubra com mosquiteiro (tecido), e deixe na varanda, onde posa ensaiar seus voos, e que não possa escapar, já que se não sabe comer só, é pouco provável que sobreviva sozinho.
Não os deixe sozinhos em pátios, jardins, varandas ou lugares onde possa chegar uma ave predadora irá mata-lo.

7) Em que horários alimenta-lo?

As aves são regidas pelas horas do sol, os pais começam a alimenta-los na primeira hora do dia e assim até que caia o sol, esses são os melhores horários. Quando o sol se por deve ser o último momento que coma e apague a luz até o começo de um novo dia. Se trabalha muito ou dispõe de tantos horários o ideal é que se faça o melhor possível.

8) Vídeos

Técnica da bolsinha, obrigado Alejandra Bazzolo: http://www.youtube.com/watch?v=XbH6uwT8GWI

Alimentando com sementes, por Yesica Carballo: https://www.youtube.com/watch?v=oQC-6IGYFe4 


 

[7] 
 
  
Como alimentar quando já começam com sementes: http://www.youtube.com/watch?v=oQC-6IGYFe4

9) Outras Técnicas


10) Considerações Finais

Por último e muito importante, se a intenção é resgatar e alimenta-lo e logo após liberar, o importante é não domestica-lo, evite deixar que entre em contato com gatos, cães e que veja o menos possível o movimento da casa. Quanto menos contato tenha com o ser humano, mais fácil será sua adaptação a vida natural.

Recomendamos que entre em contato com a comunidade do Facebook chamada Refugio de Aves - Pájaros Caídos e deixe uma foto da ave, para que possamos saber sobre a espécie, idade e o estado em que ela se encontra para melhor ajuda-lo. Obrigado.

As dietas publicadas nessa página foram aprovadas por todos os médicos veterinários especialistas em aves, e fornecidas para alimentar um filhote de Pomba-de-bando, e sua alimentação de adulta é granívoro. Qualquer dúvida procure um veterinário ESPECIALISTA EM AVES. 

[1] Dieta de uma (bebê) Pomba-de-bando também chamada de Avoante (Zenaida auriculara)

[2] A primeira etapa do Nestom, e a segunda etapa das sementes

[3] Não dar a comida pelo canal de respiração

[4] O bucho deve esvaziar após três ou quatro horas após der dado a sua refeição

[5] A partir da segunda semana dê as mesmas sementes que comem seus pais, se for trigo ou soja, deixe as sementes de molho por mais de três horas
 
[6] Adolescente de Pomba-de-bando

[7] Técnica do pratinho

Fonte: http://www.pajaros-caidos.blogspot.com.ar/2010/01/alimentacion-de-un-pichon-de-paloma.html (Acessado em 29/06 de 2013 ás 04:00). Publicado por Clara Correa e traduzido por Felipe Lobo.

Dieta de Pardais


1) Filhote 


Quantidade: Dar esta mistura a cada duas ou três horas, de acordo com o que vai digerindo. Dê alimento balanceado para cães ou gatos (light), do tipo PREMIUM. 

Com NESTON: Pode-se adicionar a cada três dias um pouco de gema de ovo. Caso queira, dê um pouco durante a manhã. Observe se digere e defeca bem, e SE NÃO TEM DIARREIA, E QUE SUAS FEZES NÃO ESTEJAM ESVERDEADAS. 

A noite os filhotes não comem, eles começam a comer no nascer do Sol e terminam no pôr-do-sol. 

¾ Partes de ração balanceada PREMIUM (Recomenda-se ração para gatos, pois possuem maior valor nutricional, sendo mais próximas do que o filhote precisa. 

¼ Partes de maçã ralada. 

¼ De Neston de 3 Cereais. 

Os filhotes de pardais podem ter vermes e parasitas, ou algumas enfermidades que podem matá-lo, portanto o IDEAL é fazer uma consulta veterinária para descartar qualquer risco. 

2) Adulto 

Dê uma dieta variada, aproveite os cereais que o homem usa para alimentar o gado e sementes que integram a dieta das aves de criação, é comum vê-los sobrevoar os depósitos de cereais, galpões de estações ferroviárias, silos ou qualquer lugar onde encontram grãos. 

Mas a dieta não é somente granívoro, já se pode incluir verduras, frutas e hortaliças e inclusive as sobras de comida. Outro componente importante de sua alimentação na época de juventude são os insetos e aranhas. 

3) Observações 

Se encontrá-lo em sua casa O IDEAL É DEIXA-LO DENTRO DE UMA GAIOLA, para que os pais venham alimentá-lo até que tenha suas asas listradas, estando assim preparado para partir. 

Logo virão os pais, e através das grades depositam comida em seu bico, além disso os filhotes chamam por seus pais e esses tomam a responsabilidade de alimentar o filhote. 

Mas preste muita atenção se os pais não vierem, pois podem ter sido mortos por um automóvel, por um ataque de estilingue ou por vários outros motivos. Se não está com seus pais e não houver nenhuma OUTRA POSSIBILIDADE, faremos o melhor possível para fornecer a alimentação possível semelhante a provida por seus pais, mas NÃO SOMOS SEUS PAIS. E antes de qualquer mudança em sua rotina, peça ajuda a um veterinário especialista em AVES o mais rápido possível. 

Atenção! Dê pouca verdura, e que sejam as menos tóxicas, ou seja; repolho, couve-flor e todas aquelas que dão cor em sua cozinha, POIS PODEM MORRER INTOXICADOS. 

Recomendamos que entre em contato com a comunidade do Facebook chamada Refugio de Aves - Pájaros Caídos e deixe uma foto da ave, para que possamos saber sobre a espécie, idade e o estado em que ela se encontra para melhor ajuda-lo. Obrigado. 

As dietas publicadas nessa página foram aprovadas por todos os médicos veterinários especialistas em aves, e fornecidas para alimentar um filhote de PARDAL. Qualquer dúvida procure um veterinário ESPECIALISTA EM AVES. 


Fonte: http://pajaros-caidos.blogspot.com.ar/2010/01/dieta-de-gorriones.html (Acessado em 20/06 de 2013 ás 10:00). Publicado por Clara Correa e traduzido por Felipe Lobo.

Como cuidar de filhotes recém-nascidos?

1) Dando Calor


Antes de tudo tenha em conta que um filhote recém-nascido ou ainda não emplumado não pode regular sua própria temperatura. Logo deixe-o em um lugar cômodo de fácil limpeza e com temperatura agradável, pois seus pais não se separariam do filhote em momento algum durante os primeiros sete a dez dias de vida e com seu corpo mantém o filhote aquecido durante o dia e a noite. Abaixo como fazer um ninho agradável para o filhote.


[1]


Pode aquecer a ave colocando-a sobre garrafas PET com água quente (não fervendo) e cubra com uma tela, toalha, e afins; pois assim pode reter o calor de modo a não perder tão rapidamente. Outra maneira é com uma lâmpada INCANDESCENTE (não as fluorescentes), já que esse tipo produz calor e esta deve ficar suficientemente próxima para aquece-lo, mas sem queimar o filhote e de modo indireto para que não o atrapalhe; devendo assim estar acesa durante o dia e noite afim de manter a temperatura ideal.




2) Alimentando do primeiro até o sexto dia de vida


É muito difícil substituir a alimentação que seus pais dão em sua primeira semana de vida, porque o alimentam com um composto que é gerado pelo papo dos pais que contém anticorpos, nutrientes, enzimas digestivas e probióticos que alimentam, protegem e preparam o sistema digestivo do filhote com o objetivo de digerir alimentos mais complexos que receberão depois (semelhante ao colostro dos mamíferos). 

Em qualquer casa de rações (popularmente chamadas de petshops) costumam vender papinhas prontas para aves nas mais diversas marcas, quantidades e algumas inclusive já vendem com uma seringa específica para aves. Custa cerca de 10 a 15 reais dependendo da marca ou local de onde compra. Preste atenção se é própria para a idade da ave.




Aos filhotes NÃO SE OFERECE ÁGUA, pois com o líquido é muito fácil afoga-los com esta entrando no canal de respiração e dali para os pulmões. Pode ser mortal.

[2]


Dê o que comer a cada meia hora um pouquinho, antes de dar novamente, veja se digeriu. Na segunda semana dê a cada hora, logo a cada duas horas. Comece a alimenta-lo bem cedo e quando anoitecer deve descansar.

As aves DIURNAS não comem durante a noite até que estejam bem emplumadas, pois a matará por hipotermia. É normal que suas necessidades sejam abundantes e revestidas por um “saco”, é assim pois seus pais podem pegar com o bico e jogar pra fora do ninho e manter a higiene dos filhotes.

3) Quantidade

Eles sentem o movimento e abrem o bico para pedir mais e quando não querem deixam de pedir, o papo se enche ficando do tamanho de uma bolha; sendo que quando está cheio terá a cor da comida que deu, ficando transparente, quando se esvazia.

Logo pedirá mais e você terá que oferecer mais. Cuidado para não dar demais, já que quando estão satisfeitos não abrem mais o bico para pedir e este é o sinal indicando que não se deve dar mais. 

                                  
[4]



4) Como alimentar?

Dê o alimento com a ajuda de uma seringa (obviamente em a agulha) e caso a seringa não seja suficientemente fina para o bico da ave, encaixe no extremo da seringa uma fina mangueira de borracha, que podem ser encontradas em farmácias. Nas casas de rações vendem também seringas próprias para aves. Abaixo imagens explicativas. 



[3]


5) Alimentando a partir da primeira semana


Publique a foto ou leve o filhote para um veterinário ESPECIALISTA EM AVES para ver a evolução do pássaro. É importante lembrar que deve incorporar alimentos mais complexos como sementes aos poucos e observe como o animal digere, as transições são complicadas, tem que ser cuidadoso, dê aos poucos e quando esvaziar e tenha evacuado, veja se digere bem. Faça isso preferencialmente durante o primeiro dia na manhã, assim dá tempo de correr ao veterinário caso necessário. 

Lembre-se que jamais deve-se se dar leite a aves, tal como deve-se evitar de todo o modo o arroz-cozido ou fubá.


A refeição é feita em temperatura ambiente, nem fria ou quente, pois isso poderia matar o nosso filhote. A água já está inclusa na mistura, assim não é necessário dar água, já que não possui experiência de dar água ao filhote, pode entrar nos pulmões e corre sério risco de morrer afogado.




5) Alimentando após duas semanas de vida


Publique a foto ou leve o filhote para um veterinário ESPECIALISTA EM AVES para ver a evolução do pássaro. E a partir dessas informações será dada a dieta de acordo com sua espécie.



Recomendamos que entre em contato com a comunidade do Facebook chamada Refugio de Aves - Pájaros Caídos e deixe uma foto da ave, para que possamos saber sobre a espécie, idade e o estado em que ela se encontra para melhor ajuda-lo. Obrigado.



[1] Como fazer um ninho? Imagem explicativa com quatro fotos e textos (em castelhano)

[2] Cuidado para não dar a comida pelo canal de respiração

[3] Modelo de “Seringa Mamadeira” 

[4] Localização do papo da ave


Fonte: http://pajaros-caidos.blogspot.com.ar/2010/01/pichones-recien-nacidos.html (Acessado em 01/10 de 2019 ás 10:30). Publicado por Clara Correa e traduzido por Felipe Lobo.