sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Filhote de pomba Avoante (Zenaida auriculata): De recém nascido até abandonar seu ninho

Registro do dia-a-dia, para poder determinar a sua idade exata e assim indicar a dieta correta para sua idade. No caso para aves resgatadas e salvas de qualquer imprevisto da natureza.












Do quinto ao décimo dia, siga essa dieta, já com seus olhos abertos. (http://assistenciadeavesurbanas.blogspot.com.br/2013/07/dieta-de-pomba.html). 

A partir do décimo dia continue a oferecer a dieta anterior, mas dando cinco sementes de trigo a cada refeição, assim começa a preparar o filhote para poder digerir as sementes.




Como primeira medida logo aos quinze dias ou mais de vida, deixe um potinho com sementes, para ver se já come sozinho. Como confirmamos se já some sozinho? Se faz cocô sólido, NÃO AGUADA, nem diarrética, nem só branco ou verde, deve ser mais consistênte. A partir do décimo-quinto dia devem começar a ingerir sementes, assim não atrofia sua digestão, já que deve se acostumar a processar as sementes.

Fonte: http://pajaros-caidos.blogspot.com.ar/2013/07/pichon-de-paloma-torcaza-zenaida.html (Acessado em 03/01//2014 as 21:00). Artigo de Clara Correa e traduzido por Felipe Lobo.

2 comentários:

  1. Muito obrigada! foi muito útil esse post! O filhotinho que pegamos está muito bem!

    ResponderExcluir