sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O que fazer em caso de tempestades?

Aproximam-se tempestades em boa parte do Hemisfério Sul!
.
Se na chuva encontrar uma ave desprotegida, JAMAIS a tire do ninho e nem intervenha, a não ser que sua vida corra perigo. Nesse caso, siga os seguintes passos:
.

1) Resgate a ave e a cubra com um pano.
.
2) Seque a ave e coloque-a em local seco, limpo e fechado, para que não voe em disparada.
.
3) Se estiver com hipotermia, dê calor a ave (algumas explicações aqui).

.
4) Quando a ave estiver calma, dê três gotinhas de mel diluídas em água, com o cuidado de não afogar-la
.
5) Colocar-la em um local calmo, para que ela se tranquilize.

.
6) Quando parar a chuva e o tempo melhorar (depende, se for por uma ou duas horas, não faça muito mais), caso não pare até o dia seguinte, ofereça alimento dependendo da espécie.
.
7) Quando melhorar o tempo, veja se só estava molhado, e observe antes se não tem feridas ou golpes)
_________________________________________________________________________ 

Adulto: Liberar no mesmo local de onde o encontrou.
.
Juvenil: Siga o mesmo caso do adulto, mas deixe-o em local seguro sob sua vigilância e um pouco distante, para ver ser há um ninho ou se seus pais estão por perto (eles encontram pelos piados). Caso isso não aconteça, siga o procedimento para filhotes.
.
Filhote: Começar a etapa de cria, faça uma nova publicação na linha do tempo do refúgio relatando o caso e com uma foto da ave, para que os voluntários orientar.
.
Qualquer dúvida ou um caso mais grave, consulte um veterinário ESPECIALIZADO EM AVES
.
Fonte: Facebook do Refugio de Aves Pájaros Caídos (Acessado em 17/01/2013 às 09:00). Traduzido e adaptado por Felipe Lobo.

6 comentários:

  1. Um beija flor fez um ninho na sacada da minha casa bem no lustre e estou morrendo de medo de ele levar um choque queria comprar uma casinha de madeira e mudar ele só que fico em duvida se ele ficaria ali na casinha ou ele iria em bora como faço para mudar ele de lugar sem ele ir embora ?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!! Eu achei um filhote de beija flor ontem,ele é bem pequeno ainda.Estou dando Água com mel para ele, eu gostaria de saber, quanto disso ele pode tomar e o que mais eu posso dar p ele? eu vi em comentários anteriores que podia dar ensure mas quantas gotas eu devo dar? e qual a quantidade de pó e água devo misturar?? tb pergunto isso sobre a água mais mel. É melhor água+mel ou agua+açúcar. E como eu pego mosquitos do banheiro????? tô pirando kkkkk me ajudaaa

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde por favor me ajudem eu achei um beija flor que esta com a asa machucada, eu já tentei colocar um pedacinho de pano na asa mais ele fica tentando voar e acaba tirando o pano e piorando mais a asa.

    ResponderExcluir
  4. Oi eu encontrei um beija flor eu n sei se é filhote ou n ele tenta voar mas n consegue fica piando acho q e filhote como posso cuidar ? Me ajude

    ResponderExcluir
  5. Uma pombinha fez um ninho na calha do muro aqui em casa, e ta chovendo muito e ela ainda esta lá, tenho medo que ela fique hipotérmica, devo fazer algo?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite.Recentemente uma rolinha fez um ninho no cacho de uma bananeira aki de casa,botou 2 ovos ,meu pai cortou o cacho e trocou o ninho de lugar,ela conseguiu encontrar o ninho mas tivemos que trocar o ninho de lugar por conta do local,colocamos em um galho de facil acesso para ela encotrar mais rapido ,novamente ela n o perdeu de vista,o ninho ainda esta com os 2 ovos.Mas agr a noite comessou a ventar mt ameaçar chuva e tirei o ninho com ela do lugar,ela voou e parou de ventar entao coloquei o ninho devolta mas voltou a chover e n posso ir até o local.*acha que algo vai acontecer co os ovinhos,ela vai voltar?*

    ResponderExcluir