terça-feira, 17 de junho de 2014

Época de replmagem da Columba livia (Pombo-doméstico)

Crescimento de penas da Columbia livia.
  • Adultos:
O replume da espécie acontece uma vez ao ano, geralmente em fevereiro, e o processo de queda demora um mês e mais um mês para cresçam novamente.

A retração do vaso sanguíneo, ou seja, a parte sem sangue. Se o crescimento é normal em maio, o adulto deveria ter todas duas penas crescidas e maduras.
  • Filhotes:
O crescimento é o mesmo, mas tenhamos em conta que se um filhote nasce em agosto, lá para abril terá sua plumagem completa, dado que a primeira pena (de filhote) é diferente da do adulto.

Como sabemos o quanto falta para uma plumagem completa?


Devemos segurar o animal e estender sua aca suavemente e contar. A cor amarela representa as penas que devemos observar para determinar como está, sendo que no total são dez ou onze penas.


O exemplo da imagem do pombo está em sua última pena (em vermelho) e nota-se que diferencia-se do resto, já que ainda falta para ter o mesmo tamanho das outras, e que saibamos distinguir as penas para conta-las. Considera-se uma divisão entre esses dois tipos de pena.


Conte deste a primeira pena branca está perfeito! Neste caso o pombo tem dez para contar, mas há exceções em que podem chegar a onze.

Artigo de Noelia Palomita e traduzido por Felipe Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário