domingo, 13 de julho de 2014

Alimentando um Anu-branco (Guira guira)




Alimentação muito variada, seu principal alimento são os insetos, no campo procuram por lagostas, rãs, cobras, lagartas e qualquer outro animal pequeno que esteja em seu alcance.

Dar a seguinte mistura a cada duas ou três horas:

3/4 de ração, preferencialmente a de gato com qualidade “premium”.
1/4 de maçã ralada.
1/4 de Neston.

Preparar sempre com água, JAMAIS com leite e a comida deve estar sempre fresca, como se fosse para um bebê ou se estivesse na natureza, nunca fria.

A cada três dias dar 1/4 de gema e clara de ovo (cozido).

O ideal é conseguir alimento (ração) pronta para aves insectívoras, ou ração para pintinhos.

Complemente com pequenos pedaços de carne branca e um pouco de vermelha, nunca dê somente a vermelha, pois podem descalcificar-se.

Veja se digere e defeca bem, e as fezes não devem ter diarreia ou de cor esverdeada.

A noite não comem, a essa hora já dormem, elas se alimentam desde o nascer até o pôr do Sol.



Foto 1: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=613565448750274&set=o.117078668375229&type=1&theater (Acessado em 13/07/2014 as 13:00)

Foto 2: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anu-branco#mediaviewer/Ficheiro:Guira_guira.jpg (Acessado em 13/07/2014 as 13:00)

Artigo de Mariel Kaju e traduzido por Felipe Lobo.

15 comentários:

  1. Moro em Três Ranchos - GO e trabalho num acampamento, onde encontrei um anu-branco caído do ninho, peguei-o pq tem cachorro la e muitos outros predadores. Tinha do lado dele o irmão q estava morto (era o dobro do tamanho). Estou com ele ha 5 dias. Cuido dele com: lâmpada ligada do lado de fora da caixa de papelão, dentro da caixa tem um ninho (peguei de outro pássaro q já havia saído), tronco de árvore e mato. Dou muitas variedades de frutas, insetos e sempre solto ele no sol, na grama e em árvores baixas q tenho no quintal. Ele ta sobrevivendo, mas ainda continuo com medo dele morrer, pois é filhote.
    De um dia pro outro ele muda. Como de ontem pra hj: eu levantava 2 vezes pela noite para alimenta-lo, porém hj, ele n quer comer, e acabo de descobrir no final desse post q eles n comem de noite. Então como ele já ta maior e mais forte, rejeita a comida e só dorme, sendo q ontem ele comia a noite. O bom é q cada dia aprendo algo novo. Dois dias atrás ele n gritava, ontem começou.

    ResponderExcluir
  2. Moro em Três Ranchos - GO e trabalho num acampamento, onde encontrei um anu-branco caído do ninho, peguei-o pq tem cachorro la e muitos outros predadores. Tinha do lado dele o irmão q estava morto (era o dobro do tamanho). Estou com ele ha 5 dias. Cuido dele com: lâmpada ligada do lado de fora da caixa de papelão, dentro da caixa tem um ninho (peguei de outro pássaro q já havia saído), tronco de árvore e mato. Dou muitas variedades de frutas, insetos e sempre solto ele no sol, na grama e em árvores baixas q tenho no quintal. Ele ta sobrevivendo, mas ainda continuo com medo dele morrer, pois é filhote.
    De um dia pro outro ele muda. Como de ontem pra hj: eu levantava 2 vezes pela noite para alimenta-lo, porém hj, ele n quer comer, e acabo de descobrir no final desse post q eles n comem de noite. Então como ele já ta maior e mais forte, rejeita a comida e só dorme, sendo q ontem ele comia a noite. O bom é q cada dia aprendo algo novo. Dois dias atrás ele n gritava, ontem começou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia esse artigo, http://assistenciadeavesurbanas.blogspot.com.br/2014/10/liberacao-de-aves-que-foram-criadas-por.html agora quanto a isso, eles tem uma rotina meio estranha mesmo, mas alimente-os sempre quando eles tiverem vontade e se ficarem mais de duas horas sem comer, tente dar algo pelo bico. se puder envia as fotos deles pro meu e-mail: lobo-felipe@live.com

      Excluir
  3. Ooi meu marido achou um filhotinho ontem caido no chão, ele disse q é de Anu branco... Tem um cheiro super forte... ele nem abriu o olho ainda, pois é super novo... Quais cuidados devemos ter com ele? Tentamos da banana amassada mas nao foi muito bom... Entao damos a ele minhoca... Tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode dar insetos. Pode dar a receita escrita acima ou dar a papinha da alcon para filhotes pássaros com uma ração que tem frutas e insetos desidratados.

      Excluir
    2. Onde posso te mandar uma foto dele? Nao conheço bem d animais, e acho q ele tem um barrigao... É normal?

      Excluir
    3. lobo-felipe@live.com é normal eles serem gordinhos e se for no pescoço deve ser o bucho dele.

      Excluir
  4. Bom dia... Felipe, quero agradecer suas orientações, pois é dever dos seres dotados de inteligencia proteger a natureza que nos foi doada. Tem dois dias que encontramos na porta de nossa casa, em belém do pará, um bebê abandonado: filhote de Anu branco, já perdendo as plumas. Estamos cuidando dele em nossa área verde, a criançada está adorando, minha sogra... bom.... está super alegre, ela adoooora as coisa que faço. Estávamos errando na forma de alimenta-lo, mas agora já temos a informação que precisavamos.... Mais uma vez grato pela sua orientação.

    ResponderExcluir
  5. Meu irmão trouxe um anu branco para casa e como temos gatos , estou deixando ele em uma gaiola . Ele está com dificuldade para voar ,por isso achei melhor cuidar dele em casa . Deixei água e alguns pedaços de manga dentro da gaiola , mas ele n comeu . Estou preocupada pois não tenho experiência alguma em cuidados para com aves e não tenho como levar ao veterinário.

    ResponderExcluir
  6. Olá,o cachorro da minha irmã pegou um anu branco e suas asinhas quebraram algumas penas. Não sei ao certo como alimenta-lo pq tento dar frutas e ele não come. E apesar de que ele esteja cantando já é andando um pouco ele não pode voar então fico com medo de devolve-lo a natureza.
    Meus recursos para alimenta-lo são poucos, pois estou de visita aqui.
    Se puder me aconselhar, agradeço.

    Att. Patrícia

    ResponderExcluir
  7. Estou com um filhote de pata quebrada! De dia deixo ele no gramado e guardo a noite! Dei agua com acucar! Tem problema?

    ResponderExcluir
  8. Apareceu um anu braco adultos na minha casa totalmente doméstico e com as asas cortadas quero saber se os anu braco trâmite doeças

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, ainda funciona essa assistencia? Por favor responda logo to com dois filhote preciso de informações...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom pelo geito eles ja estao grandes ,mas ainda posso ajudar,bom alimentaçao carnes preferencialmente carne frango ou raçao molhadinha(de gato filhote éa melhor).local onde eles podem ficar,guando filhotes em gaiolas medias e guando grandes em viveiros maiores de 1,00m×1,00m ou 1,5m×2,0m,mas se ele viver livre nao se acotumarar no viveiro ,onde eles escolhrem domir em baixo coloque jonais ou outro tipo de papel. ok espero ter ajudado OBS:(VC PODE DAR CARNE DE BOI,FIGADO DE FRANGO OU BOVINO MAS EM PEQUENAS GUANTIDADES POIS PODE DESCALSIFICAR A AVE).;')

      Excluir
  10. Olá bom dia tenho um anu preto filhote mais já está comendo sozinho tô dando minhocas e racao de cachorro de arroz e frango e semente dari vermelha....vc me sugere algum outro tipo??

    ResponderExcluir