sábado, 25 de janeiro de 2014

Como cuidar de beija-flores (Resgatados)


Prepare diariamente uma mistura que substitui o néctar das flores da seguinte maneira: Colocar em um recipiente uma parte de açúcar para cada três de água (1/3) e deixe ferver por dois minutos. Essa mistura deve ser mantida fresca e trocada diariamente, para que não se formem fungos e nem bactérias que prejudicariam a ave.

Para alimentar-lo coloque a beberagem um uma seringa pequena (a de insulina), e deixe próximo a ponta do bico, enquanto despeja o líquido, deixe em seu rosto na cabeça, pois eles sempre se alimentam em vôo e isso faz com que aprendam em seguida a tomar da seringa, introduzindo sua língua comprida com que retiram o néctar (sua língua tem o dobro do comprimento do bico).

Os beija-flores tem apenas duas posições, ou pousam ou estão em vôo, por isso é recomendável colocar um ramo, um puleiro ou algo onde possa pousar. Repare que nas primeiras vezes que o ensinará a praticar vôo, eles fazem um trajeto curso e caem em qualquer lado porque não aprenderam ainda a pousar e nem coordenar seus movimentos, por isso é muito importante que preste muita atenção para que não caia ou se choque com algo.

Durante a noite não se alimentam e abaixam as pulsações consideravelmente, como se hibernassem, com o nascer do sol já começam a pedir alimento e o recomendável é que o faça dormir em locais escuros e que veja a luz quando vá alimentar-lo pela manhã. São muito delicados e requerem atenção constante e se alimentam de forma constante e em poucas quantidades.

Conforme ele vai crescendo, faça ele se acostumar com o bebedouro para beija-flores, é necessário dedicação permanente, pois eles não aguentam muito tempo sem se alimentarem, pode deixar em um pequeno viveiro todo fechado e o solte em um local seguro para que pratique voo, se habitue ao bebedouro e tenha possibilidade de caçar algum pequeno inseto.

Apesar que aprenderem a tomar no bebedouro, isso não é o suficiente, antes de dormir, pegue-o e ponha em sua caixinha, onde possa dormir bem quentinho, e em local bem escuro, apagando qualquer foco de luz que seja visível a ele. Possuem uma velocidade incrível, antes de dormir ofereça a mistura já citada em uma seringa e logo tomará tudo. 

Um tema preocupante era em relação de como incorporar as proteínas que adquirem através de insetos, por isso comece a soltar-lo aos poucos, para que possa caçar alguma mosquinha de fruta de uma casca de banana madura, por onde essas moscas costumam ficar. Há quem recomente também a adição de albuminas (proteína encontrada na clara de ovo), que pode ser adicionada como complemento.

Fonte: http://pajaros-caidos.blogspot.com.ar/2013/01/colibri.html (Acessado em 25/01/2013 às 23:00). Artigo de Clara Correa e traduzido e adaptado por Felipe Lobo. 



sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O que fazer em caso de tempestades?

Aproximam-se tempestades em boa parte do Hemisfério Sul!
.
Se na chuva encontrar uma ave desprotegida, JAMAIS a tire do ninho e nem intervenha, a não ser que sua vida corra perigo. Nesse caso, siga os seguintes passos:
.

1) Resgate a ave e a cubra com um pano.
.
2) Seque a ave e coloque-a em local seco, limpo e fechado, para que não voe em disparada.
.
3) Se estiver com hipotermia, dê calor a ave (algumas explicações aqui).

.
4) Quando a ave estiver calma, dê três gotinhas de mel diluídas em água, com o cuidado de não afogar-la
.
5) Colocar-la em um local calmo, para que ela se tranquilize.

.
6) Quando parar a chuva e o tempo melhorar (depende, se for por uma ou duas horas, não faça muito mais), caso não pare até o dia seguinte, ofereça alimento dependendo da espécie.
.
7) Quando melhorar o tempo, veja se só estava molhado, e observe antes se não tem feridas ou golpes)
_________________________________________________________________________ 

Adulto: Liberar no mesmo local de onde o encontrou.
.
Juvenil: Siga o mesmo caso do adulto, mas deixe-o em local seguro sob sua vigilância e um pouco distante, para ver ser há um ninho ou se seus pais estão por perto (eles encontram pelos piados). Caso isso não aconteça, siga o procedimento para filhotes.
.
Filhote: Começar a etapa de cria, faça uma nova publicação na linha do tempo do refúgio relatando o caso e com uma foto da ave, para que os voluntários orientar.
.
Qualquer dúvida ou um caso mais grave, consulte um veterinário ESPECIALIZADO EM AVES
.
Fonte: Facebook do Refugio de Aves Pájaros Caídos (Acessado em 17/01/2013 às 09:00). Traduzido e adaptado por Felipe Lobo.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Cuidando de Papagaios, Periquitos, Louros e outros Psitacídeos

O que a dou de comer?

Nas primeiras etapas da vida, o ideal é conseguir, pasta de bucho para LOURO, pois contém todos os nutrientes necessários e nas proporções necessárias, incluindo probióticos e enzimas digestivas que evitam que o alimento “endureça” ou “fermente”, já que não estão sendo alimentadas por seus pais.

A Alcon disponibiliza alimentos prontos para esse tipo de ave, que é vendida em qualquer loja de animais. http://www.alconpet.com.br/produtos/categoria/aves/todos

Depois de emplumados, O QUE DEVEM COMER?

- Neston 3 cereais (preparado com água e NUNCA COM LEITE), com um pouco de alimento balanceado.

Ou:

- ¼ de gema de ovo cozida e fruta ralada (maçã ou pêra). Evite cítricos e banana.
- Caso possível pode dar também polenta cozida.

A papinha de ver dada morna (NÃO QUENTE) e nunca fria da geladeira e preparar cada vez que for alimentar-la e muito cuidado ao esquentar no microondas, considerando que deve esperar esfriar e não dar logo ao tirar do aparelho. É comum que por erro acabam-se fazendo queimaduras em seu bucho (estômago), por não serem tomadas as devidas precauções.

O desmame é após os dois ou três meses após começar a oferecer alimento para que coma sozinha (frutas, verduras, algumas sementes, e etc).

Adultas:

É uma espécie principalmente granivora, e na natureza e alimenta de sementes de plantas tanto silvestres quanto cultivadas.

Comem sementes variadas, dando poucas oleosas, como as de girassol, pois possuem muita gordura e nunca dê leite, pois não podem digerir (não são mamíferos). Dê milho (cozido e não cru), laranja, maçã, espinafre, cenoura (crua ou cozida) e alface.

Dê também abobrinha verde, pepino, pimentão vermelho (possuem muita vitamina C, mas não dê sementes), e também abóbora e batata SEMPRE fervidas, e não cruas.

As verduras e frutas devem ser oferecidas duas vezes por dia, bem lavadas e com sua casca cortadas em pedaços pequenos e logo após algumas horas retire o que não foi comido, pois fermentam e se decompõem rapidamente.

Legumes de todo tipo, não em conserva, sempre cozidas. Polenta e Talharim fervidos uma vez por semana. É recomendável duas vezes ao mês o equivalente a meia colher de sopa de creme de queijo diet e sem sal, ou um queijo que não tenha sal ou gordura.

A importância da vitamina A e da cenoura que nunca devem faltar na dieta, e só 20% de sua dieta devem conter sementes.

Alimentos Proibidos:


Verduras: Por sua toxidade, evite dar berinjela, cebola, acho e salsa. Abóbora e batata sem ferver e nem suas cascas.


Frutas: Abacate, tomate cru, e caroços de frutas e sementes de maçã e peras, pois estas contém substâncias altamente tóxicas.

Alimentos humanos: Sobras de comida, temperos, frituras, salgadinhos, café, refrigerantes, chocolates, geleias, leite de soja, enlatados em conserva, sucos artificias, massas, carnes, etc.

Aqui está uma maneira de alimentar-los, a outra é através de seringas de insulina (sem agulha, certamente).



Fonte: http://pajaros-caidos.blogspot.com.ar/2010/11/cotorras-y-loros.html (Acessado as 17:00 em 05/01/2014). Artigo de Clara Correa e tradução e adaptação por Felipe Lobo.