quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

ALERTA! Larvas que devoram filhotes


Com as mudanças climáticas típicas do verão vemos cada vez mais casos de filhotes afetados por larvas, este não se trata do verme típico da bicheira que invade as feridas. Trata-se de uma mosca tropical que afeta filhotes saudáveis, sendo que esta deposita seus ovos no ninho e logo após invadem a pele dos filhotes; alimentando-se de seu sangue (parasita hematófago).

O filhote está anêmico, debilitado, hipotérmico, com baixo crescimento e pouca energia. Sem ajuda humana esse filhote não sobreviverá. 

Muitas vezes os pássaros afetados caem do ninho, sendo que um único filhote pode ter trinta vermes ou mais!


Se encontrar filhotes com ‘verrugas’ na pele, deve-se suspeitar que se tratam de parasitas; estes devem ser removidos com cuidado e o filhote seguirá sua vida normalmente.

Consulte um veterinário e não se esqueça, a vida dele está em suas mãos.
__________________________________________________________________

O que deve ser feito, é procurar em todo o seu corpo bolhas ou ferimentos que possam ser larvas. Para tal precisa também de iodopolvidona e uma pinça (ambos podem ser encontrados nas farmácias), em cada uma das ‘verrugas’ ponha um pouco do iodo e se houver um verme; ele se sentirá irritado e irá sair. 

Quando o parasita começar a sair, pegue a pinça e tire a larva do corpo da ave puxando firmemente, mas não de forma brusca e assim sairá o verme. Remova com cautela, para que o corpo da larva não se rompa.


É importante procurar em todo o corpo do pássaro, repita o processo à noite, de manhã e durante a tarde; para ser certificar se não há alguma larva menor que não tenha visto anteriormente. Limpe as feridas com o iodopolvidona por pelo menos duas vezes por dia, até que cicatrize por completo.


Tenha cuidado, pois acima da cauda está a glândula uropigeal, que à primeira vista parece ser um verme; mas não machuque essa área. Pode por iodo para garantir que não há nenhum parasita ali, mas preste atenção para não machucar essa região com a pinça.


Escrito por Noelia Martinez e Florencia Nicolini.

9 comentários:

  1. Verdade, ontem tirei 11 larvas em um filhote de Bentevi (não sei se escreve assim :/),que estava aprendendo a voar, eram exatamente como na foto.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, ontem tirei 11 larvas em um filhote de Bentevi (não sei se escreve assim :/),que estava aprendendo a voar, eram exatamente como na foto.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal, Um feliz Natal a todos, que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo.
    Vamos lá, encontrei um filhote do lado da minha casa no dia 24/12/2016, esta com olhinho fechado e peladinho, eu acredito que o ninho deve estar em uns buracos que tem na parede pois, não tem árvore perto da onde ele foi encontrado. Fui à loja de ração para comprar alimento próprio para fazer sua papinha. O dono da loja perguntou q pássaro era eu falei q deveria ser andorinha ou garricha. Ele disse que não adianta dar papinha que ele vai morrer pois ele se alimenta com insetos. Mesma assim comprei e estou alimentando, pois não poderia ver o bichinho morrer de fome. Mas então, o q esta me preocupando é que peguei ele com uns tres pelotas no seu corpinho e nessas pelotas saiu larvas. As três larvas já saíram sozinho mais estou percebendo que esta criando mais em seu corpinho. Encontrei esse seu Blog e espero poder ajuda lo com essas dicas. Gostaria de saber se tem que comprar alguma vitamina para filhotinhos?

    ResponderExcluir
  5. Estou criando dos pelancos de sanhaço e um deles apareceu umas larvas e logo pensei que fossem caroços normais, quando observei melhor vi que se tratava de larvas que tava o deixando fraco, sem fome e afetando todo seu corpo. Qual medicamentos específico para cuidar melhor?

    ResponderExcluir
  6. Foi muito útil, achei um filhote de Bem te vi e levei pra casa, fiquei curioso sobre uns caroços, nooossa, era tudo larva, tirei mais de 15, vou passar iodo e procurar por mais!

    ResponderExcluir
  7. Encontrei uma maritaca com a asa qubrda e parece que tá necrozada não sei o que fazer...dei maçã ela está comendo....parece que tem larvinhas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que precisa fazer é levar a um veterinário imediatamente, como está a ave? Provavelmente ela deve estar muito mal, de onde você é? Tem uma publicação quanto a cuidado com aves, agora quanto a larva, precisa jogar iodo onde suspeita que tenham as larvas e quando elas saírem tirar todas elas com uma pinça. TODAS.

      Excluir
  8. Obrigado pelo aviso, eu achei um filhote de Beija-flor que caiu do ninho e cuidei o alimentando com água e açúcar em casa, depois de um dia havia aparecido essas larvas dele e eu retirei as larvas com cuidado, só vi 5 larvas saindo dele por ele ser tão pequeno.
    Eu não sei se poderia ter mais dentro dele, depois um amigo meu me ajudou a entrega-lo para a mãe do Beija-flor, ele disse que tomou conta e viu a mãe do filhote encontrar-lo e gravou.

    Ainda me senti preocupada, pois ainda tenho uma dúvida importante desde aquele dia: Será que a Mãe desse Filhote vai resolver o problema das Larvas se tiver nele?

    ResponderExcluir