domingo, 13 de março de 2016

A mosca dos pombos



É comum repararmos quando nossas pombas adotam um comportamento estranho, ficam nervosas, se coçando de forma quase histérica e sacode suas patas como se quisesse se livrar desse incômodo de seu corpo. Certamente o que causa a irritação é grande, asquerosa e perigosa. Se trata da Pseudolynchia canariensis, conhecida como ‘mosca do pombo’.

Este inseto se encontra em algumas pombas em estado selvagem. Caminha pela pele, entre as penas. O inseto é veloz, robusta, de patas grossas e possui um potente ‘aparato’ sugador chamado hipostoma, semelhante ao dos carrapatos, com a qual pica e suga o sangue. Seus voos são curtos e rasos, mas indispensável para saltar entre um e outro pombo. Para qualquer pessoa é fácil identificara-las, são realmente asquerosas e seus movimentos semelhantes a de um caranguejo são inconfundíveis.

Além das picaduras e irritações que causam aos pombos, em grande quantidade estas moscas podem produzir anemia, sobretudo entre os filhotes e juvenis. A picadura que em si já é perigosa, já que cria uma área de inflamação que pode irritar muitas destas aves. Mas o mais importante é que podem transmitir doenças, pois se o pombo foi picado por um exemplar enfermo, contagiará outras com enfermidades como o vírus da peste aviária (Enfermidade de Newcastle), Ornitose. Salmonelas, Helmintíase e outras.

A mosca deposita seus ovos em partes dos dormitórios (ninhos), em rachaduras ou onde não tenha higiene suficiente, é por isso imprescindível manter o pombal limpo. Como tratamento, o mesmo produto que utilizamos para seus piolhos, será efetivo contra elas. Pode-se usar algodões embebecidos com loções contra piolhos humanos para irrita-las e retirar com a mão. Se algum pombo some, mesmo que seja por um único dia, deverá ser separado dos outros e desparasitado para evitar que as moscas ‘pulem’ para as outras pombas.

A MOSCA NÃO DEVE SER MOTIVO DE MEDO PARA HUMANOS, JÁ QUE NÃO PICAM AS PESSOAS E NÃO TEMOS NEM PENAS E NEM TEMPERATURA CORPORAL TÃO ALTA QUANTO A DAS AVES.

Artigo escrito por Clara Correa, foto de Noelia Martinez e traduzido por Felipe Lobo.

42 comentários:

  1. Oi Felipe! Muito bom o artigo, me ajudou muito. Tenho um pombo abrigado aqui em casa e estava muito preocupada com essas moscas, com medo de que atacassem também as pessoas. Neste texto não fala sobre riscos dessas moscas a outros animais domésticos - cães e gatos por exemplo. Se você tiver mais alguma informação sobre isso te agradeço se publicar. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo o que eu saiba, ela não ataca cães e gatos.

      Excluir
    2. Existe algum remédio pra eliminar elas?

      Excluir
    3. Tem sim: Falcon Top é só passar o pó no animal e o parasita sai rapidinho.

      Excluir
    4. Fui picado ppr esta mosca da pomba saiuuito sangue

      Excluir
  2. Essas moscas picam a gente sim.Tinha uma no meu filho e quando tirei estava o vermelhão e ficou por vários dias....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia e seu filho ficou bem? Vi que talvez a mosca possa transmitir alguns males. Talvez eu tenha sido picada também. Você tem alguma dica?

      Excluir
    2. Aqui no meu prédio está infestado! E elas picam a gente sim, o que fazer para acabar com essa praga?

      Excluir
    3. Hj dia 8 de junho fui picado por uma dessas moscas ela estava por dentro da minha camiseta e me picou varias vezes e encomoda muito e o pior é q elas são bem semelhantes a um carrapato e demorei muito para perceber que poderia ser algo do tipo pq não dava pra sentir ela sobre a pele e eu queria muito saber se ela pode me transmitir algum tipo de doença

      Excluir
  3. Gente. Elas picam pessoas sim. Onde meu eaposo trabalha tem pombos e tem essas moscas. E vai nao vai ele aparece com um caroço e ao redor um vermelhidão enorme e demoram vários dias para sair. Vai ficando escuro até sumir. E ele disse que dói. Fico preocupada. Pois nao sei se causa alguma doença.

    ResponderExcluir
  4. Gente. Elas picam pessoas sim. Onde meu eaposo trabalha tem pombos e tem essas moscas. E vai nao vai ele aparece com um caroço e ao redor um vermelhidão enorme e demoram vários dias para sair. Vai ficando escuro até sumir. E ele disse que dói. Fico preocupada. Pois nao sei se causa alguma doença.

    ResponderExcluir
  5. Olá, na minha casa tem aparecido rolinhas filhotes e enfestadas com essas moscas. Uma rolinha até entrou no quarto dos meus filhos e eu fiquei muito preocupada, pq eu só a achei no dia seguinte e estava lotada dessas moscas. Tem remédio contra elas para o ar e para a pele do animal? Qual seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma rolinha lotou destas moscas? Superdotada esta rolinha é assim que a má fama de algumas aves rodam o mundo com pessos sendo exageradas em descrever um fato...

      Excluir
    2. Desculpe, mas ela não exagerou. Aqui nascem algumas rolinhas e um dia um dos filhotes caiu na minha varanda. Fui tentar pegar pra colocar num local mais protegido e sem brincadeira, pularam cerca de umas 6 dessas moscas de um bichinho minúsculo. Seis moscas pra um bichinho daquele é sim estar lotado.

      Excluir
  6. Devemos ter medo sim pq a mosca de pombo pica humanos sim e causa muita coceira e vermelhidão no local e todos nós sabemos que pombos transmite doenças sérias. Aqui no meu trabalho somos picados tireto e depois que tomar anti-alérgico e ficar fazendo exames de sangue, e nos não temos penas e a temperatura do corpo igual a das aves então temos que ter medo sim.

    ResponderExcluir
  7. Eu também já procurei bastante na internet uma maneira de acabar com estas pragas de moscas, mas foi um criador que me passou a melhor maneira de acabar com elas.
    Eu morno uma água de modo que eu consiga colocar a mão e manter na água sem desconforto. E para cada litro de água eu coloco 5 colheres de vinagre branco.
    Despejo esta água em um recipiente em que eu consiga mergulhar o pombo de asas abertas e seguro ele deixando apenas a cabeça e parte do pescoço de fora por 5 minutos.
    Dependendo da quantidade você vai precisar de uma ajuda já que algumas saem vivas da ave e ficam boiando e alguém precisa pega las e como estão molhadas apenas esmaga-las ou longe da ave e antes delas secarem jogar um inseticida para moscas nelas.
    Já fiz isto em dois pombos doentes que encontrei e em um de primeira consegui matar 9 moscas que estavam atormentando ele e sem nenhum produto toxico ao animal. Repetir após 3 dias. Este método acaba com todas as moscas nojentas e também de quebra os piolhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, encontrei uma mosca dessa na minha calopsita, será que também posso dar esse banho com vinagre branco?

      Excluir
    2. Uma outra solução é tratar a ave com álcool de limpeza (aquele 92,8 INPM), utilize um borrifador para tal, PROTEGENDO OS OLHOS E A CABEÇA DA AVE, as moscas que são atingidas pelo álcool, já caem praticamente mortas e a ave fica enxuta depressa com a rapidez de evaporação do produto. Mesmo moscas fora da ave, podem ser borrifadas com o álcool que este acaba com elas.
      Fiz isso também com as calopsitas por precaução sem problemas.

      Excluir
    3. Valeu pela dica Davi. A uma semana atras apareceu um pombo na porta de minha casa e ele, ele nao tem os dedos e tb não consegue voar, peguei-o p cuidar pois se ficasse na rua acabaria atropelado. Percebi essas moscas saindo de debaixo das asas dele, como não conheço nada sobre o assunto pesquisei na net e encontrei seu comentário. Vou realizar nele o tratamento da imersão na agua com vinagre e tb essa sua dica para ver se melhoro a situação dele.

      Excluir
  8. A minha casa e está infestada de pombos e consequentemente moscas. Já fui picada. Alguém sabe como acabar com elas?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Uma outra solução é tratar a ave com álcool de limpeza (aquele 92,8 INPM), utilize um borrifador para tal, PROTEGENDO OS OLHOS E A CABEÇA DA AVE, as moscas que são atingidas pelo álcool, já caem praticamente mortas e a ave fica enxuta depressa com a rapidez de evaporação do produto. Mesmo moscas fora da ave, podem ser borrifadas com o álcool que este acaba com elas.
    Fiz isso também com as calopsitas por precaução sem problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei um em minha calopsita mas não consegui retirar, mesmo ela ficando solta ainda tem certo medo de chegar perto da gente, e tentei vasculhar ela para retirar mas acabou ficando muito estressada, vou tentar essa sua dica do álcool,moro em apto e em alguns andares existem alguns ninhos do lado de fora no ar condicionado

      Excluir
  11. Acolhi uma rolinha já tem uns anos...ela foi atacada por uma gata minha e consegui salvar...depois disso não foi mais embora e tive que manter num viveiro para não morrer por causa dos gatos ... atualmente ela está ficando com as penas pretas...não sei se pq está dica do idosa...dou remédio de verme..vitaminas na água. Ração mista...só aceita essa...ficou doente com as fezes nem esverdeadas tratei com sulfa .. a ração de bebê pq não queria comer.. sobreviveu...só quero saber se a penagem fica assim qdo o animal envelhece.

    ResponderExcluir
  12. Aqui na minha vizinha tem muita pomba e as vezes aparece dessa mosca, como vejo sempre elas estao polsada e nao não de ficar voando, passo BUTOX em tudo e elas somem e até morrem.

    ResponderExcluir
  13. Matou minha curiosidade.
    tenho muito nojo dessa mosca

    ResponderExcluir
  14. Minha casa esta lotada e estão num sotom que alem de grande não tem facil acesso o que posso fazer,não tenho mais o que fazer não posso jogar agua pq se não molha minha casa o que eu faço? Por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre butox e misture com água,e pegue um borifador ou um pulverizador desses pequenos vc vai poder passar em tudo,sem ter o perigo de molhar sua casa,pq seca bem rápido é só uma serração de água que sai.

      Excluir
  15. Nossa to impressionado aqui ....kkkk


    Crio pombo de corrida a 20 anos (pombo diferente do pombo de rua) porem sao pombos.

    Faco o controle periodicamente nas minhas aves mas volta e meia acabam aparecendo, mas o que acho estranho que que nunca tive se quer um ataque de mosca do pombo em minha vida ...

    Me impressiona pessoas que na tem nenhum contato com pombo falar que esta foi picado ou coisa do tipo.

    Se no predio ou casa esta infestado e simples, basta ligar para alguma empresa de desparatizacao e contratar um servico que resolvem.

    O homem nao cuida de seu ambiente e quer colocar a culpa nos animais que estao aqui para nod ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né.....!??Meu nome é Cristian e
      Também sou criador aqui em Belo Horizonte e nunca foi picado por elas, faço mensalmente a aplicação de remédio contra piolhos e outros remédios para não ter problemas...
      Abraços!!!!

      Excluir
  16. Crio pombos há 46 anos. Nunca fui picado ou conheço alguém que tenha sido picado pelas moscas dos pombos.
    A criação de pombos para exposições ou competições são comuns em outros países. Geram anualmente Milhões de dólares no mundo inteiro.
    Na Europa,USA,Ásia e outros lugares. Onde a cultura não é atrasada e preconceituosa como a do Brasil, os pombos são protegidos e respeitados.
    Cães,gatos,galinhas e outros pets transmitem zoonoses. Se comparados com os pombos, são muito mais perigosos.
    Gente,vamos pesquisar e nos orientarmos melhor. Caso não façamos isso seremos sempre "fantoches". Principalmente da classe política que nos governa.

    ResponderExcluir
  17. costumo alimentar pombos que aparecem em casa famintos, muitos sçao filhotes que ainda nao tem forca nas asas e nao sabem ser rapidos o bastante para abocanhar a comida antes dos adultos. Como os alimento na mão, eles me sao bem proximos e em muitos noto essas moscas. Algumas voam em cima de mim, mas ao contato com a pele rapidamente voam de volta para o pombo. Nunca fui picada. As qye eu consigo matar com o sapato eu mato, mas tem muitas que atormentam os filhotes, por isso vim a procura de orientacao. Foi otimo encontrar este artigo e saber que outras pessoas tem esse cuidado com os animais!

    ResponderExcluir
  18. Gente caiu no meu quintal uma pomba infestada dessa mosca não sabia o que fazer e minha mãe não deixou eu tentar ajudar acho que por medo de alguma coisa acontecer cmg mas eu queria muito tentar ajudar, mas não vou conseguir pq minha mãe me proibiu mas vi em um dos comentários um produto que pode ajudar vou tentar comprar pra caso aconteça de novo

    ResponderExcluir
  19. essa mosca é nojenta e agressiva. Ela pousa na gente e mesmo que espante, ela volta e gruda. É muito atrevida e enfrenta os humanos. Custam a morrer mesmo com várias chineladas. E sim, ela picam ou causam irritação na pele pois quando vi elas no meu corpo e espantei, fiquei com um calombo e a pele muito vermelha por vários dias e tive que tomar anti alérgico e passar pomada.

    ResponderExcluir
  20. Essa mosca de que falam, não é a mesma, é o moscardo, muito parecido a esta mosca dos pombos.
    O moscardo, gruda nas pessoas e não larga, e pica, fica vermelho e dá dor.
    Como são parecidas, talvez estejam a fazer confusão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso não foi esse Moscardo. Vi as fotos, são bem diferentes. Fui picado em 3 locais do corpo pela mosca do pombo. Moro no RJ.

      Excluir
  21. minha calopsita contraiu essa mosca, o que posso fazer para tirar?

    ResponderExcluir
  22. Como o pássaro pega essa mosca ? Através do contato com outros pássaros? Estou criando um filhote de pomba doméstica, fica no viveiro sozinha, corre o risco de pegar? Moro em ap, o viveiro fica na sacada.

    ResponderExcluir
  23. Fui picado pela mosca de pombo no pescoço a noite, do dia 9 de outubro de 2023, ela anda igual caranguejo, e quero saber qual tipo de doença ela é capaz de transmitir...se eu ficar vivo depois de 1ano, eu volto Aki pra dizer.

    ResponderExcluir
  24. Meu amigo. Na material fala que não picam. Mas fui mordido por uma dessas moscas.

    ResponderExcluir
  25. Todo mundo falando com medo das moscas e que é nojento. Mas ninguém perguntou como faz para tirar essas moscas dos pombos. Alguma coisa que dê para elas comerem e que mate as moscas.

    ResponderExcluir
  26. Existe algum tipo de vermífugo que possa colocar na água dos pombos pra matar esta mosca?

    ResponderExcluir