sábado, 23 de janeiro de 2016

Peito Seco


Peito Seco: Entenda melhor este sintoma

O Peito Seco não é uma doença em si, mas uma condição que a ave acaba adquirindo. Peito Seco é a redução da musculatura peitoral, onde o osso externo, também chamado de quilha, torne-se proeminente. Este problema pode ser gerado por parasitas, fungos, bactérias, vírus, tumores, coccidiose, deficiência nutricional, falta de higiene, má qualidade da água e ainda outros fatores. Estas doenças ou fatores reduzem a capacidade de absorção de alimentos da ave, fazendo com que a mesma utilize suas reservas de gordura (pequenas em aves) e, por fim, acabem consumindo as reservas de proteína. O melhor tratamento é a prevenção. Forneça exclusivamente uma alimentação balanceada, atenção ao plantel, higiene, limpeza, tratamentos de manutenção sempre em dia.

Para garantir a nutrição ideal das aves utilize como única fonte de alimento as ração Alcon. Estas foram desenvolvidas para atender as necessidades específicas de cada ave.

Para auxiliar no tratamento das enfermidades citadas utilize Labcon Club Vitil P.S., um suplemento balanceado, que estimula o sistema imunológico aumentando à resistência dos pássaros as doenças respiratórias. Este suplemento não é um medicamento, em casos extremos, o animal deve ser levado a um veterinário para que o mesmo prescreva, se necessário, a medicação. Dependendo do quadro apresentado, os sintomas podem ser revertidos completamente.

O uso de medicamentos, como antibióticos, sem a prescrição de um veterinário é extremamente prejudicial à ave, pois estressa o animal e pode causar resistência ao principio ativo, assim quando o animal precisar ser medicado novamente o medicamento não fará efeito. Antes de prescrever um medicamento o veterinário irá realizar exames para verificar a presença de patógenos específicos e o grau de infestação, com base nestes dados recomendam o melhor medicamento.

Fonte: https://drfala.wordpress.com/category/aves/doencas-em-aves/ (Acessado em 08/01/2016 as 17:50).