segunda-feira, 1 de julho de 2013

Como cuidar de filhotes recém-nascidos?

1) Dando Calor


Antes de tudo tenha em conta que um filhote recém-nascido ou ainda não emplumado não pode regular sua própria temperatura. Logo deixe-o em um lugar cômodo de fácil limpeza e com temperatura agradável, pois seus pais não se separariam do filhote em momento algum durante os primeiros sete a dez dias de vida e com seu corpo mantém o filhote aquecido durante o dia e a noite. Abaixo como fazer um ninho agradável para o filhote.


[1]


Pode aquecer a ave colocando-a sobre garrafas PET com água quente (não fervendo) e cubra com uma tela, toalha, e afins; pois assim pode reter o calor de modo a não perder tão rapidamente. Outra maneira é com uma lâmpada INCANDESCENTE (não as fluorescentes), já que esse tipo produz calor e esta deve ficar suficientemente próxima para aquece-lo, mas sem queimar o filhote e de modo indireto para que não o atrapalhe; devendo assim estar acesa durante o dia e noite afim de manter a temperatura ideal.




2) Alimentando do primeiro até o sexto dia de vida


É muito difícil substituir a alimentação que seus pais dão em sua primeira semana de vida, porque o alimentam com um composto que é gerado pelo papo dos pais que contém anticorpos, nutrientes, enzimas digestivas e probióticos que alimentam, protegem e preparam o sistema digestivo do filhote com o objetivo de digerir alimentos mais complexos que receberão depois (semelhante ao colostro dos mamíferos). 

Em qualquer casa de rações (popularmente chamadas de petshops) costumam vender papinhas prontas para aves nas mais diversas marcas, quantidades e algumas inclusive já vendem com uma seringa específica para aves. Custa cerca de 10 a 15 reais dependendo da marca ou local de onde compra. Preste atenção se é própria para a idade da ave.




Aos filhotes NÃO SE OFERECE ÁGUA, pois com o líquido é muito fácil afoga-los com esta entrando no canal de respiração e dali para os pulmões. Pode ser mortal.

[2]


Dê o que comer a cada meia hora um pouquinho, antes de dar novamente, veja se digeriu. Na segunda semana dê a cada hora, logo a cada duas horas. Comece a alimenta-lo bem cedo e quando anoitecer deve descansar.

As aves DIURNAS não comem durante a noite até que estejam bem emplumadas, pois a matará por hipotermia. É normal que suas necessidades sejam abundantes e revestidas por um “saco”, é assim pois seus pais podem pegar com o bico e jogar pra fora do ninho e manter a higiene dos filhotes.

3) Quantidade

Eles sentem o movimento e abrem o bico para pedir mais e quando não querem deixam de pedir, o papo se enche ficando do tamanho de uma bolha; sendo que quando está cheio terá a cor da comida que deu, ficando transparente, quando se esvazia.

Logo pedirá mais e você terá que oferecer mais. Cuidado para não dar demais, já que quando estão satisfeitos não abrem mais o bico para pedir e este é o sinal indicando que não se deve dar mais. 

                                  
[4]



4) Como alimentar?

Dê o alimento com a ajuda de uma seringa (obviamente em a agulha) e caso a seringa não seja suficientemente fina para o bico da ave, encaixe no extremo da seringa uma fina mangueira de borracha, que podem ser encontradas em farmácias. Nas casas de rações vendem também seringas próprias para aves. Abaixo imagens explicativas. 



[3]


5) Alimentando a partir da primeira semana


Publique a foto ou leve o filhote para um veterinário ESPECIALISTA EM AVES para ver a evolução do pássaro. É importante lembrar que deve incorporar alimentos mais complexos como sementes aos poucos e observe como o animal digere, as transições são complicadas, tem que ser cuidadoso, dê aos poucos e quando esvaziar e tenha evacuado, veja se digere bem. Faça isso preferencialmente durante o primeiro dia na manhã, assim dá tempo de correr ao veterinário caso necessário. 

Lembre-se que jamais deve-se se dar leite a aves, tal como deve-se evitar de todo o modo o arroz-cozido ou fubá.


A refeição é feita em temperatura ambiente, nem fria ou quente, pois isso poderia matar o nosso filhote. A água já está inclusa na mistura, assim não é necessário dar água, já que não possui experiência de dar água ao filhote, pode entrar nos pulmões e corre sério risco de morrer afogado.




5) Alimentando após duas semanas de vida


Publique a foto ou leve o filhote para um veterinário ESPECIALISTA EM AVES para ver a evolução do pássaro. E a partir dessas informações será dada a dieta de acordo com sua espécie.



Recomendamos que entre em contato com a comunidade do Facebook chamada Refugio de Aves - Pájaros Caídos e deixe uma foto da ave, para que possamos saber sobre a espécie, idade e o estado em que ela se encontra para melhor ajuda-lo. Obrigado.



[1] Como fazer um ninho? Imagem explicativa com quatro fotos e textos (em castelhano)

[2] Cuidado para não dar a comida pelo canal de respiração

[3] Modelo de “Seringa Mamadeira” 

[4] Localização do papo da ave


Fonte: http://pajaros-caidos.blogspot.com.ar/2010/01/pichones-recien-nacidos.html (Acessado em 01/10 de 2019 ás 10:30). Publicado por Clara Correa e traduzido por Felipe Lobo.

212 comentários:

  1. PIUIIIIIIIIIIIIIIII PIUIIIIIIIIIII.;... NOSSA LIPE = LIPIU PIU FIKOU MUITO DEMAIS TODAS AS EXPLICAOES ACIMA.... PERFEITO... AGORA É CONSCIENTIZAR O POVAO.... PODERIA COLOCAR TODO ESSE CONTEUDO ACIMA NO FACEBOOK E SER ,,, PASSAROS CAIDOS BRASIL... OU ALGO DO GENERO... O Q ACHAS???

    PIUS

    ResponderExcluir
  2. Oi estou ha tres dias com um filhotinho de siriri, no começo ele estava comendo bem, estava alegre cantava, mas hoje parace que vai morrer, nao sei se passou frio a noite, ou se dei comida demais, esta muito quietinho, estou com medo que vá morrer me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, desculpa a demora, deixe-o num lugar bem quentinho. a noite eles ficam quietos, pois é seu horário de dormir, lembrando que é uma ave insetivora http://assistenciadeavesurbanas.blogspot.com.br/2013/07/alimento-para-passaros-insetivoros.html e se puder dê insetos, ou ração especifica para insetívoros. pode também dar mamão e banana e usar ração "premium" diluida em água, como se fosse uma papinha. poste a foto do filhote nessa página http://www.facebook.com/refugio.de.aves.pajaros.caidos que eu e outros voluntários vamos te ajudar.

      você é de onde? podemos te recomendar um veterinário especializado em aves para te auxiliar. abraços.

      Excluir
    2. e outra coisa NUNCA dê leite a uma ave, é como se fosse um veneno para eles.

      Excluir
    3. achei um filhote de rolinha caído e dei mucilom com leite para ele mas agora vi que vc falou que leite e um veneno para eles... isso pode mata - lo ? O q devo dar?

      Excluir
  3. olá, desculpa a demora, deixe-o num lugar bem quentinho. a noite eles ficam quietos, pois é seu horário de dormir, lembrando que é uma ave insetivora http://assistenciadeavesurbanas.blogspot.com.br/2013/07/alimento-para-passaros-insetivoros.html e se puder dê insetos, ou ração especifica para insetívoros. pode também dar mamão e banana e usar ração "premium" diluida em água, como se fosse uma papinha. poste a foto do filhote nessa página http://www.facebook.com/refugio.de.aves.pajaros.caidos que eu e outros voluntários vamos te ajudar.

    você é de onde? podemos te recomendar um veterinário especializado em aves para te auxiliar. abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi encontrei 3 filhotes de mato taxas e dei leite gelado e eles estão tão quietos.estou triste de cometi algum erro com eles😧

      Excluir
    2. Entrego eles onde qual ONG de Jundiaí a Mata ciliar está fechada à 5 meses sem recursos

      Excluir
  4. Boa tarde. Encontrei um filhote de pássaro em uma avenida perto de casa, trouxe para casa e comecei a cuidar... Hoje faz uma semana e noto que ele está super bem, com forças nos pés e começando a bater muito suas asas. Preparei uma gaiola com galhos de arvores, pois vou devolve-lo à natureza quando for o momento... Apenas gostaria de saber que pássaro é este, lembrando que moro em Florianópolis (SC) e temos muitos canários aqui, mas não sei identificar. Gostaria de algum canal que posso postar fotos deles e ver se pode me ajudar.... Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, posso alidar sim, para libertar-lo não basta voar, precisa voar MUITO bem comer sozinho e procurar comida, além de saber se defender sozinho. por favor, publique o seu caso com foto nesse link, https://www.facebook.com/refugio.de.aves.pajaros.caidos?fref=ts e lá eu e outros voluntários vamos auxiliar-la para isso. lembrando que é preciso saber se é o canário-do-reino / canário-belga (exótica e de criação que infelizmente não pode viver em liberdade) ou o canário-da-terra, que é nativo. agradeço por ter resgatado o passarinho e desculpe a demora em responder. obrigado.

      Excluir
  5. Olá! Achei um pássaro, que olhando pra ele dá pra perceber que é filhote, não sei com alimentá-lo, ela estava na rua, quase morrendo, dei água e angu! Pois não sei o que dar exatamente! Quero cuidar dele, não quero que morra! Pode me dar dicas? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, se puder poste a foto e a situação da ave para o link https://www.facebook.com/refugio.de.aves.pajaros.caidos?ref=ts&fref=ts onde eu e outros violuntários possamos melhor ajudar-la. por favor NUNCA dê leite a aves, por ora o melhor que pode fazer é preparar um lugar bem quentinho pra ele dormir e fazer uma papinha com ensure ou ração de gato ou cachorro de boa qualidade, onde precisam de constante atenção. se possível procure onde o encontrou e há algum ninho por perto e se é acessível, pois os pais podem estar procurando por ele. qualquer coisa fale comigo. https://www.facebook.com/contatofelipelobo

      Excluir
  6. tenho 3 filhote mas não sei q espécie é só sei que têm o bico larga e amarelo e estou dano papa de Aveia acho q eles tem uns 5 dias tem poucas penas e não sei ser estou agindo serto na alimentação me ajuda obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo, desculppe a demora, essa dieta que está no link é um padrão para qualquer ave, mas por favor, envie sobre o ocorrido com mensagem e foto para esse link. https://www.facebook.com/refugio.de.aves.pajaros.caidos?ref=ts&fref=ts obrigado.

      Excluir
  7. Boa noite,
    Meu casal de mandarim abandonou quatro filhotes. Eles tem uma semana de vida. Estou dando Alcon Club papa para filhotes e mantendo-os aquecido com uma garrafa de agua morna. Só essa alimentação é suficiente? Quais os horários que devo dar a comida? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá bom dia, desculpe a demora, segundo os veterinários essa papinha já tem os nutrientes suficientes para as aves, eles se alimentam durante o dia, das 6 da manhã as 18, geralmente em cera de meia em meia hora.

      Excluir
  8. Olá dei água a um filhote e só agora vi que não pode o que faço?(é um filhote de pombo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá elena, pode dar as papinhas prontas para pássaros ou dê ração de cão de gato de boa qualidade, molhada com água como se fosse uma papinha, além de nestom, também como uma papinha.fubá é bom, mas dê pouco, pois 'incha' o estômago deles.

      Excluir
  9. Me disseram que dar fuba com água que passa na panela pode servir de comida. Será que funciona?

    ResponderExcluir
  10. Oi, meu vizinho achou um filhotinho caído no quintal,meu marido e eu trouxemos ele pra casa para cuida-lo,quero muito que ele sobreviva mas nunca cuidei de um filhote recém nascido,dei uma papinha de batata,cenoura e carne amassada,preciso de ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode dar ração de cão ou gato de boa qualidade ou tem as papinhas para filhotes pássaros, se tiver maiorzinho dê a dieta dos canários. tem uma publicação aqui sobre pardais.

      Excluir
  11. acho que é filhote de pardal,sou do Rio Tavares-Florianópolis(SC)

    ResponderExcluir
  12. ola eu gostaria de tira uma duvida com vcs,ja fiz essa pergunta e ninguém sabe me responder vcs são minha ultima esperança.Eu tenho um periquito aqueles verdinhos e ja tenho a 12 anos mais já uns 4 anos pra cá ela ta cheia de penas bancas no peito onde deveria estar amarelas, dizem qe e o tempo de muda, mais que muda e essa qe não para.Me tirem essa duvida e pq ela estar ja velhinha por ja ter 12 anos comigo não sei ao certo a idade dela ou e algum problema na penas dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o ideal é levar a um veterinário responsável, pelo o que disse pode ser falta de alguma vitamina.

      Excluir
  13. Ola!
    achei um passarinho hj na rua, não consegui identificar o ninho e trouxe p casa,fiz um ninho improvisado com algodão e ele dorme no momento
    É um filhote e preciso de ajuda p identificar a especie,como devo proceder com os cuidados,qual alimentação adequada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. publique uma foto e relate o caso na página do facebook citada no topo da página. obrigado.

      Excluir
  14. Olá!
    Encontramos dois passarinhos filhotes essa semana na calçada de nossa rua, moramos em Niterói - Rj. Um Cambacica jovem ainda aprendendo a voar, com as penas do rabo um pouco crescidas. Encontramos ele no domingo dia 21/dez. Compramos uma gaiola e ele se adaptou logo. Não consegui faze-lo beber a papinha com seringa especial pra pássaros, pois ele não abre o bico, e como já tive aqueles bebedouros pra beija-flor, e sempre vi eles bebendo, dei água com açúcar e ele bebeu logo, então comprei um bebedourozinho e ele logo se adaptou. Está se alimentando sozinho na gaiola, não posso soltá-lo de vez em quando por causa de nossa cadela. Parece ser quase adulto pelo seu tamanho. O outro é um filhote de pardal que achamos perto de um Flamboiant que havia sido podado no mesmo dia (ontem 26/dez). Ele é bem mais jovem está emplumadinho mas suas penas de rabo ainda são quase nada. Ele está na gaiola com o outro, e convivem bem. O pardalzinho pula de puleiro em puleiro, tenta sair e bate as asinhas, pia constantemente sem parar. Ele está tomando a papinha de 2 em 2 horas de 8:00 as 19:00 h. Gostaríamos de entregá-los ao Ibama em Seropédica que é uma unidade de reintegração de aves, mas tememos que com as festas de fim de ano não cuidem bem deles, e também são aves comuns.
    Podemos reintegrá-los nós mesmos, ou podemos confiar totalmente no pessoal do Ibama?
    Nos ajudem por favor!
    Obrigado!
    Gerson e Suzana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem algum quintal ou área verde perto da sua casa aonde tenham outros da espécie? para soltar ele precisa aprender a comer e voar sozinho, além de aprender a procurar comida e se defender.

      Excluir
  15. Caramba não sabia que não podia dar leite para aves... Achei um filhotinho de pardal e estou o alimentando com pão molhado no leite a três dias... Será que ele vai sobreviver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca dê leite a aves, é como um veneno a elas. espero que ele sobreviva.

      Excluir
  16. Boa tarde! Estamo criando um pardal que ja esta com 02 meses e meio. Ele foi expulso do ninho e é aleijado das duas perninhas. Ele come papinha na seringa a cada 02 horas. Ja fizemos de tudo para comer sozinho, mas nada funciona. Ja toma agua sozinho e come pequenos pedacos de maçã se dermos na boca. O que podemos fazer para ele comercial sozinho e que tipo de comida? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estranho, eles geralmente aprendem sozinhos... deixe um bebedouro e umas sementes no chão para que ele fique curioso e veja que é comida.

      Excluir
  17. Bom dia... ao cortar uma galha de uma arvore, um amigo percebeu que tinha um ninho de sabiá, logo ele trouxe e mim entregou para que eu podesse alimenta-lo.... mas essa é minha duvida. pesquisei na Internet e Comprei papinha para filhotes Alcon. ele ja tem algumas peninhas na asa, e por volta de 4 cm.. não sei a quantidade que devo dar essa papinha e com quanta frequencia.
    caso possa mim ajudar fico agradecido, pois quero salvar o filhote, ja que voltei ao local que meu amigo achou, e n tive como por ele novamente no local, pois é area residencial.

    ResponderExcluir
  18. Olá preciso de uma ajuda urgente!
    Meu gato trouxe um passarinho ontem à noite.. Ele é muito filhote, ainda está com os olhos fechados, quase nada emplumado.
    Pelos 3 anos que fiz de Ecologia parece ter uns 2 dias de vida.
    A cidade que estou morando é muito pequena e não achei pasta pra comprar. Eu consigo fazer alguma coisa em casa??
    Noto que ele está com fome pois abre o bico.
    Não tenho problemas com o aquecimento só como vou alimentá-lo mesmo, pois ele já parece fraco.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite ,estou com 3 filhotes de curió e a mãe abandonou estão com 3 dias, e hoje pra não morrerem de fome dei uma mistura triturada no liquidificador ,um pouco molhada como se fosse uma papa e aparentemente estão bem , gostaria de saber oque Fasso agora.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite ,estou com 3 filhotes de curió e a mãe abandonou estão com 3 dias, e hoje pra não morrerem de fome dei uma mistura triturada no liquidificador ,um pouco molhada como se fosse uma papa e aparentemente estão bem , gostaria de saber oque Fasso agora.

    ResponderExcluir
  21. tenho um pintinho ele ja ta ate criando pena mas ele parou de andar e ta sonolento oque eu Fasso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá kézia. está dando ração indicada para eles? pode ser falta de cálcio, dê casca de ovo bem quebrada ou compre cálcio em líquido para misturar na água.

      Excluir
  22. posso dar mingau de mandioca com agua? é pardal e não tem penas ainda,,,amanhã tudo fechado,,,poderei dar este mingau ate daqui a 2 dias?

    ResponderExcluir
  23. Ola, qual a alimentação para filhotes de coruja suindara nos primeiros dias? Obrigado.

    ResponderExcluir
  24. boa tarde axei um filhote de quero quero esta piando como faço pra alimenta alis nao sei que tipo de papinha da elel

    ResponderExcluir
  25. Encontrei um filhotinho acho q. De pomba ou rolinha ela nao abre o bico para comer, dei uma leve pressão no biquinho e assim consigo alimenta lá mas não sei quanto de papinha eu tenho que dar, já que não se manifesta. Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem,você pode encostar no papo dela e ver se está cheio ou vazio,se estiver cheio a quantidade é o suficiente,e se não estiver de mais.boa sorte!

      Excluir
  26. Encontrei um filhotinho acho q. De pomba ou rolinha ela nao abre o bico para comer, dei uma leve pressão no biquinho e assim consigo alimenta lá mas não sei quanto de papinha eu tenho que dar, já que não se manifesta. Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  27. Encontrei um filhotinho acho q. De pomba ou rolinha ela nao abre o bico para comer, dei uma leve pressão no biquinho e assim consigo alimenta lá mas não sei quanto de papinha eu tenho que dar, já que não se manifesta. Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor, entre na página do facebook indicada acima. geralmente você vai reparar que o bucho está cheio quando estão satisfeitos e após defecarem, eles pedem mais comida.

      Excluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Encontrei dois filhotes de bem-te-vis na escola onde trabalho. Eles estavam no quintal, na grama e os pais estavam por perto. Um pássaro alma de gato tentou atacá-los, mas eu e os pais dos filhotes impedimos. Logo após o ocorrido, coloquei eles em uma caixa de papelão, forrei com porta ovo (não sei o nome, mas é aquela caixinha de papelão que usamos para colocar ovos) e folhas secas e amarrei a caixa em uma arvore no próprio quintal, não consegui colocar muito alto pois dependeria de escadas e o tronco era muito grosso pra amarrar a caixa com barbante. Enfim, os filhotes estão lá, estão aparentemente bem e os pais continuam alimentando os filhotes, mas agora a noite eles não aparecem mais e tenho receio de pequenos predadores, gatos, ratos, etc. Como devo proceder? Posso guarda-los em um comodo da escola durante a noite por segurança e voltar a coloca-los na arvore ao amanhecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu se tinha um ninho deles por perto? O ninho deles é como se fosse uma cabana com um buraco na frente feito de galhos. Eles chegavam a voar sozinhos? Pois depois de uma certa idade eles saem do ninho e os pais ficam vigiando os filhos. Pode sim colocar a noite, mas são precisos alguns cuidados, pois os pais podem ‘rejeitar’ os filhotes ou mesmo de você não colocar no para fora da escola no horário certo, já que os bem-te-vis são os primeiros a acordar pela manhã, lá pras 5 ou até 6 horas da madrugada.

      Excluir
  30. Oi! Meu gato pegou dois filhotes de pomba aqui em casa. Eles sao bem pequenos, creio recem nascidos, ainda estao com os olhos fechados.
    Nao posso coloca-los de volta no ninho pois nao alcanço. A mae ainda esta por perto mas nao consegue chegar perto deles (os coloquei em um telhado de uma casinha no fundo do quinta, proximo ao ninho, mas a mae nao os viu ainda pois eles nao piam.
    O que devo fazer? Improvisei um ninho e coloquei eles em um lugar quentinho mas nao sei o que dar de comer pois ainda sao muito pequenos

    ResponderExcluir
  31. Oi, eu encontrei 2 filhotes de pássaros muito pequenos... eles caíram do ninho em cima do carro. botei eles de volta , mas cairam de novo. resolvi cuidar deles. Como faço?

    ResponderExcluir
  32. Ola, achamos tres filhotes de gavião na chácara....gostaria de saber se posso dar para eles ,além de carne , algumas frutas. Obrigada

    ResponderExcluir
  33. Bom dia, ontem achei um filhote de sabiá, pelo menos parecer ser. É bem pequenino, não abriu os olhinhos ainda. Fiz um ninho de papel toalha para e ele e ontem alimentei uma hora com papinha feita com ração do meu cachorro e depois com papinha de fuba com frutinhas. Deu 20 horas parei de alimenta-lo para ele dormir. Hoje acordei as 5 para ir ve-lo e ainda estava dormindo, depois alimentei com papinha de fuba e frutinhas a 7 da manhã. Posso continuar revesando as papinhas , dando uma diferente a cda duas horas? Onde moro esta mto calor , não vejo ele tremer nem nada, e deixo a caixinha com os papeis e fiz uma caverninha que ele gosta de ficar, posso continuar assim?
    PS: vou tentar amanha comprar a papinha própria pra ele.

    ResponderExcluir
  34. Boa noite
    Pr favor estou com um filhote da cambacica ha 45 dias ele ja voa , come banana , mamão, sozinho.
    Agora coloquei uma garrafinha com liquido de beija flor tbem
    Preciso saber quando devolve-lo para a natureza..
    Aguardo resposta.
    Ele esta solto em um espaço de 6m2 , meu banheiro , pensei em abrir a janela e deixa-lo ir
    Este é o melhor modo ou ha algum cuidado especial?
    muito obrigada

    ResponderExcluir
  35. Boa noite achamos um filhotinho de ave caída no chao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem filhotinho.... esta com a asa inchada.... caiu de um sobrado.. não conseguimos voltar ele para o ninho... Acabei colocando numa caixa na minha janela perto do ninho..... Ele chama a mãe Mas até agora nada
      Estava com fome dei maçã amassadinha

      Excluir
    2. Ele é bem filhotinho.... esta com a asa inchada.... caiu de um sobrado.. não conseguimos voltar ele para o ninho... Acabei colocando numa caixa na minha janela perto do ninho..... Ele chama a mãe Mas até agora nada
      Estava com fome dei maçã amassadinha

      Excluir
  36. Hoje é sábado e noite o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  37. Hoje é sábado e noite o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  38. Boa noite achamos um filhotinho de ave caída no chao

    ResponderExcluir
  39. Boa noite, em situação semelhante eu dei papinha da Alcon com seringa de insulina , observei a diluição sugerida no rótulo ,
    Comecei com 0,4 traços da seringa de insulina a cada hora.
    Espero ter ajudado um pouquinho ,
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  40. oi encontrei um passarinho recem nascido com poucas penas ainda pelado a dois dias atras, durante esses dois dias etou dando fuba misturado com agua; queria saber se e o certo ?

    ResponderExcluir
  41. oi encontrei um passarinho recem nascido com poucas penas ainda pelado a dois dias atras, durante esses dois dias etou dando fuba misturado com agua; queria saber se e o certo ?

    ResponderExcluir
  42. oi encontrei um passarinho recem nascido com poucas penas ainda pelado a dois dias atras, durante esses dois dias etou dando fuba misturado com agua; queria saber se e o certo ?

    ResponderExcluir
  43. e de noite nao pode alimenta-lo?, pois o alimentei a noite, e nao aconteceu nada de mais, e eu estava dando gua a ele tambem! eu pegava um cotonete umidecia ele e pingava na boquinha dele, o passarinho ''Darvin'' esta normal ate hoje esta fazendo as necessidades normalmente! no caso do ninho, coloquei aquele pano de enfaixar machucados : e toda hora eu esquento o pano com o secador ! eu preciso de urgencia pois nao sei se estou dando a comida certa: FUBA COM AGUA, e me esplique se tudo que estou fazendo é o certo !!!! URGENTE ESTO MUITO PREOCUPADA COM MEU PASSARINHO ''DARVIN'' OBRIGADA !!!!

    ResponderExcluir
  44. ele ficou muito tempo com a boa aberta agora pouco ! estou muito preocupada, pois tem um buraquinho na boca dele que ficou fazendo uns barulhinhos ''tu tu tu '' bem fino ! Eu nao sei o que ele! Fiz tudo o que eu tinha feito nos outros dias o que eu faço me respodeeeeeeee ???

    ResponderExcluir
  45. ME RESPONDA COM URGENCIA SE FOR POSSIVEL

    ResponderExcluir
  46. oi encontrei um filhote de sabia e nao sei oque fazer e muito filhotinho quase nao tem penas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite o que voce deu para seu filhote de sabiar para alimentar lo.

      Excluir
    2. Boa noite o que voce deu para seu filhote de sabiar para alimentar lo.

      Excluir
  47. Boa tarde, peguei uma pomba na ciclovia faz um mês e uma semana, dei comida e água, está crescendo, mas não voa, tenho medo de ficar com ela por causa de doenças, ela fica no escritório comigo durante o dia. O que faço,
    posso levar ela para algum lugar onde cuidem dela, pq se eu colocar na rua,
    ela vai acabar sendo alimento de gatos etc. Estou dando arroz e farelo de pão
    e alpiste. Sou de Santos SP

    ResponderExcluir
  48. Oi acabei de fazer uma pergunta sobra a pombinha, ela tb fica virando muito
    a cabecinha de um lado só, fica me olhando.

    ResponderExcluir
  49. boa noite,
    nessa tarde encontrei duas aves no jardim da minha casa. Estava chovendo bastante e elas estavam molhadas e geladas. Consegui secá-las e mantêm-las quentes. Mas estou com muita dúvida quanto a dieta e a como oferecer o alimento. Sei que são filhotes, mas não tenho certeza a idade. Podem me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pássaros tem algumas plumagens, já abrem os olhos

      Excluir
  50. Boa noite estou com um filhote de sabiar .como faço para cuidar .alguém pode me ajudar por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, no que precisa de ajuda amigo? como indicado no link, tem uma papinha pronta para pássaros da alcon chamada 'papinha para pequenos pássaros', que nos petshops custa cerca de dez reais e dê numa seringa (sem agulha) que custa 60 centavos, em alguns petshops também vendem seringas próprias para pássaros. se puder publique uma foto da ave para o meu e-mail lobo-felipe@live.com.

      Excluir
  51. Boa noite estou com um filhote de sabiar .como faço para cuidar .alguém pode me ajudar por favor

    ResponderExcluir
  52. Olá, encontrei um filhote de maritaca caído em uma área com vários cachorros soltos. Não consegui encontrar o ninho e achei melhor trazer para casa até ele aprender a voar. Ele não está machucado e já está quase completamente coberto de penas, mas ainda não aprendeu a voar. Como devo fazer a reabilitação correta desse pássaro? Quero muito que ela seja livre. Sinto que está muito triste aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia: http://assistenciadeavesurbanas.blogspot.com.br/2014/01/cuidando-de-papagaios-periquitos-louros.html

      olá, tem uma foto dele? mesmo quando eles voam eles ainda ficam um tempos com os pais, pois ainda são alimentados pelos pais. a eles pode dar as misturas para periquitos que tem nos petshops. ele come sozinho? o que pode fazer para ele treinar vôo é deixar ele num cômodo fechado (sem ventilador ligado ou tomadas expostas e com cortinas fechadas) sob sua supervisão por uns 30 minutos por dia, para ele ir aprendendo a voar e deixar comida num cantinho, para que ele aprenda a procurar. seria bom ter uma foto dele; meu e-mail: lobo-felipe@live.com

      Excluir
    2. Olá, ela come somente quando eu ofereço em uma colher. Já tentei deixar a comida perto dela por alguns minutos, mas ela não se mostra interesse. Quando eu ofereço ela come muito bem. Estou dando CC albiu; é o correto? E também ofereço frutas como banana, acerola e mamão, bem amassadinho, mas ela só quis comer banana uma vez. Estou deixando ela solta bastante tempo no meu quarto. Lá é seguro e ela pode treinar escalar os moveis e saltar (começou a fazer isso hoje). Quando não estou em casa, deixo ela em uma gaiola. Aparentemente ela está muito bem. Espero que logo consiga voar e voltar para seu ambiente. Vou enviar uma foto no seu email. Meu email é dani.pprado@yahoo.com.br
      Muito obrigada pelas dicas!

      Excluir
    3. Esqueci de perguntar em relação a água. Eu sempre ofereço, mas dificilmente ela toma. Preciso me preocupar com isso ou a água da papinha é suficiente? Obrigada!

      Excluir
  53. Olá, encontrei um filhote que caiu com o ninho da árvores após uma chuva, mas não sei dizer quanto tempo de vide ele tem, já esta com plumagens, dei uma minhocas esmagadas e ele as engoliu, parece ter digerido bem, que tipo de papinha posso fazer pra ele(a).?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, o ideal seria por de volta ao ninho, mas continue dando as minhocas e insetos e acrescente a papinha da alcon 'para filhotes pássaros' que nos petshops custa cerca de 10 reais.

      Excluir
    2. Muito obrigado meu amigo, não coloquei ele de volta ao ninho pq ele caiu com ninho e tudo, por causa do vente.Então coloquei dentro de casa, estou dando papinha (farinha de fuba e água), está certo dar esta papinha? e por quanto tempo devo alimentar ele(a)?

      Excluir
    3. manda uma foto dele para o meu e-mail lobo-felipe@live.com para eu ver a idade dele, eles comem fubá sim, mas não dê muito, pois incha o estômago eles e alimenta pouco. agora tem que ver a idade, pois aos poucos eles vão aprendendo a comer sozinhos.

      Excluir
  54. Ola, tudo bem ? Então comecei a me ibteressar em passaros e ganhei um casal de Canario-Belga eles teve um filhote mas a mae abandono ele com 3 dias de vida oque devo da a eles ? estou alimentando ele a cada 30min estou certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tambem esta com uma respiraçao mt forte ele esta bem coberto, essa respiraçao e normal ?

      Excluir
    2. olá, canários-belgas não animais de cativeiro e não devem viver em liberdade. mantenha-os longe de correntes de ar. existem papinhas prontas para esses pássaros, está fazendo o correto em dar comida a cada meia hora ou quando ele evacuar. é normal eles gritarem e abrirem o bico pra pedir comida, agora se ele está ofegante, é provável que ele tenha engasgado a comida. nesse caso de um pouquinho de água com vinagre de maçã (50% cada).

      Excluir
    3. as vezes é comum no caso dos canários-belgas os pais rejeitarem os filhos, inclusive há quem diga que o pai ataque os filhotes por ciúmes. lembre-se também de não mexer na ave, pois só em sentirem um cheiro 'suspeito' eles podem não reconhecer mais o filhote.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. por enquanto estou dando uma raçao que quando misturada a agua ela fica vermelha(nao sei o nome) e tambem tenho aquela que usam para alimentar galinhas e pintinhos, ainda nao comprei a papinha entao estou alimentand ele com isso

      Excluir
    6. Ola, o passaro dormiu e quando foi de manha ele nao levanta para pedir comida nem se eu oferecer e ele nao esta com papo cheio o que eu faço

      Excluir
    7. tem uma foto dele? envia pro meu e-mail lobo-felipe@live.com quando eles não querem assim, o que pode fazer é tentar abrir o bico dele com cuidado com o polegar e o indicador e na outra mão alimentar-lo com a seringa.

      Excluir
    8. Olá Felipe, tudo bem? Enviei um email para Você. Preciso de ajuda com um pequeno pássaro aqui.

      Excluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  55. Olá Felipe preciso de ajuda tenho um pato mandarim q está sem comer a dias já levei em dois veterinários e ninguém sabe oq pode ser agora vou levar no terceiro q me indicaram mas ele não atende o telefone oq eu faço pois os dias estão passando e ele sem mexer na comida...

    ResponderExcluir
  56. Olá Felipe preciso de ajuda tenho um pato mandarim q está sem comer a dias já levei em dois veterinários e ninguém sabe oq pode ser agora vou levar no terceiro q me indicaram mas ele não atende o telefone oq eu faço pois os dias estão passando e ele sem mexer na comida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá fernanda, tenta forçar-lo a comer, abra o bicho dele e ponha comida e ou água,

      Excluir
  57. Olá , bom dia Ontem a tarde encontrei uma Ave Socó na rua, aparenta ser filhote! Ele(a) não voa ou está c dificuldade p voar. O q devo fazer para aliment-la ?

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Vocês falam de aves que jamais ouvi ou vi. Eu estou com algo mais simples, uma pomba que teve fratura numa pata e agora não consegue ficar firme para comer. Ela já sarou, deve conseguir voar, pois a ferida era na pata. O veterinário disse que como foi fratura exposta e já estava calcificado não tinha o que fazer. Agora ela é deficiente. Não tenho coragem de soltar, como ela andará em busca de comida? mas também não posso ficar com ela, sou protetora, resgato cães e gatos. Onde esconder uma pomba de um gato??? Me ajudem!!! o que faço? quem poderia ficar com uma pomba? algum local com viveiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se possível dê avitrim cálcio, que pode ser dado em gotas no bebedouro dele, embora talvez não cure totalmente, possa mitigar.

      Excluir
  60. To numa tristeza danada, ela nem come qualquer coisa mais. Agora só come umas bolinhas que comprei, comida de passarinho especial, não aceita mais quirela... se eu soltar vai morrer... e eu de dó

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aonde mora cristina? tenho um contato de são paulo que pode adotar-lo. se prestar atenção vai ver que existem muitos pombos 'pernetas' que geralmente perdem a pata por ter enrolado em linhas, fios de cabelo ou algo do tipo; mas se está domesticada como dizem é um caso a ser estudado.

      Excluir
  61. Olá Felipe! Resgatei três sabiás da árvore da frente da minha casa, pois peguei o gato da vizinha tentando comer um e quando me viu ele soltou o filhote. Eu peguei o filhote machucado e quando voltei o gato estava lá de novo, então fiquei cuidando do ninho por algumas horas e a mãe não voltou mais. Recolhi o ninho inteiro da árvore (que estava a apenas 1.80m do chão) porque o gato iria comer, trouxe pra dentro no domingo passado e o filhote machucado não sobreviveu, mas os outros dois estão indo bem! Hoje faz uma semana, percebi que o pássaro menor parece não mexer os dedinhos do pé, o Vet indicou Avitrin Calcio por 30 dias! Vou começar a dar amanhã pra eles e espero que ele recupere. Pretendo devolver eles na natureza, mas preciso de dicas de como fazer para que eles sejam independentes, voem e procurem comida. Vi seu comentário falando para deixar eles 30 min por dia no quarto para praticarem o voo e colocar comida em um canto para que procurem. Mas fica a pergunta: Se eu soltar eles na natureza eles terão chance de sobreviver? Pois eles deveriam ter uns 3 dias de vida apenas quando eu os recolhi, não pegaram anticorpos da mãe, estava com os olhos fechados ainda e nao conseguiam segurar a cabeça. Agora estão fortes e lindos, mas o filhote maior está o dobro do peso do filhote menor e acho que é por isso que o pezinho ficou meio atrofiado, porque não mexia muito. Ele não tem chance na natureza se não for 100% saudável estou correta? Obrigada desde já pela ajuda, seu trabalho é muito importante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aline, chegou a ter lido esse artigo? http://assistenciadeavesurbanas.blogspot.com.br/2014/10/liberacao-de-aves-que-foram-criadas-por.html

      Excluir
    2. Obrigada Felipe! Mas mesmo assim ainda tenho uma dúvida! Eles estão na segunda semana e continuam no ninho improvisado, o maior está bem lindo e saudável, mas o pequeno ainda não, está com o desenvolvimento bem lento. Hoje coloquei galhos com folhas de árvore de pitanga dentro da caixa que estão, coloquei também um galho para que tentem subir nele de vez enquando... A perna do menor já está melhorando, mas tem um dedinho que ainda é torto, mas acho que ele consegue viver na natureza assim se ele ficar forte igual o irmão. Hoje comecei a dar minhocas pra eles além da papinha, o grande percebo que já busca por formigas dentro do ninho (tentou bicar umas), mas o pequeno coitado, ainda está fraco e com poucas penas. Até quando tenho que deixar eles no ninho? Já posso deixar eles apenas no quarto para que comecem a explorar? Será que o pequeno não vai passar friu já que não tem penas no corpo todo ainda? Estava pensando em comprar uma gaiola, mas já desisti depois de ler o artigo que me passou acima! Eles são ariscos sim, tem muito medo de mim tadinhos, as vezes é até difícil dar papa na seringa porque eles tem medo, mas pelo que percebi isso é bom. Tenho outra dúvida, como eles estão muito diferentes neste processo o que fazer? Começo a praticar com o grande para solta-lo na natureza em breve? E o pequeno? Fica até chegar numa saúde perfeita? Eu ja liguei no resgate de aves aqui da cidade mas eles estão com a casa cheia e não tem lugar pros meus pequenos. O maior já bate bem as asas, acho que logo voa! Qualquer ajuda é bem-vinda Felipe! Pois quero que eles voltem pra natureza e sigam seu caminho.

      Excluir
    3. essa d dedinho pode ser algum defeito, seja de nascimento ou deve ter enganchado no ninho quando ele era menor, quanto a terem tamanhos diferentes, isso é normal. procure reforçar a alimentação do que está ainda menor.

      Excluir
  62. PELO AMOR DE DEUS ME AJUDEM...ESTOU CUIDANDO DE UM FILHOTE DE CAMBACICA...QUE CAIU DE UMA ARVORE..ESTOU ACHANDO ELE FRANQUINHO E TA COM A BOQUINHA INCHADA
    NÃO SEI O QUE FAZER ,,,SE ALGUEM PUDER ME CHAMAR NO ZAP..11 954214002...AGRADEÇO, ESTOU DESPESPERADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dê na seringa geartorade de maçã ou água com açúcar com alguns insetos pequenos, como mosquitos de banheiros ou moscas de fruta.

      Excluir
  63. Olá! Achei hoje um filhote de sábia laranjeira. Ele já tem todas as penas do corpo, não sabe ou têm dificuldades para voar. O que eu posso far para ele comer? E o que posso fazer para ajuda-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aonde o encontrou? as vezes eles caem ou saem do para aprender a voar, mas os pais ficam de olho... eles comem sementes, frutas e insetos. se puder compre essa ração, que é vendida na maioria dos petshops. http://www.terradospassaros.com/loja/detalhes.asp?codigo_produto=3212

      Excluir
  64. Olá, na minha garagem sempre tem muitos passarinhos chocando e acaba ficando vários ninhos vazios. Hoje, por volta das 19hs, caiu um passarinho de um ninho. Ele já está bem grandinho, acredito que estava tentando voar e caiu. Tem um ninho com um pássaro igual, mas me pareceu bem cheio, já tem dois filhotes e são menores que ele. Acredito que não foi desse ninho que ele caiu. Perto desse ninho tinha outro que estava vazio, mas que sempre vejo movimentação desse mesmo tipo de passarinho, então coloquei ele lá, na esperança da mãe aparecer. Ouvi dizer que quando o passarinho já está quase pra sair do ninho a mãe não fica mais lá, vai apenas alimentar. Isso é verdade? Tentei alimenta-lo com cc-albium, mas ele não quis. Como está assustado, achei melhor deixar ele no ninho e ver se a mãe volta amanhã. Devo agir diferente? Não sei muito nome de passaro, mas acho que é uma rolinha. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, eles saem do ninho e os pais ficam por perto. as vezes acontece de um filhote crescer mais que o outro.

      Excluir
    2. Não sei o que aconteceu, mas na mesma noite fui ver como ele estava e não estava mais no ninho. Acredito que tenha pulado e se escondeu em alguma árvore do lado de fora. Olhei em todos os cantos e não encontrei. Por precaução não deixei os cachorros irem na garagem. Espero que esteja bem.

      Excluir
  65. ME AJUDEM POR FAVOR!

    gente estou desesperada recentemente meu pai encontrou um ninho caído de periquitos e touxe um único ovo que ficou enteiro para casa! No meio do caminho o ovo nasceu e o periquitinho hoje fez 8 dias nesse tempo só o alimente com papa da golden! E nada de água, hoje el acordou com o pescoço meio torto somente para um lado aí fiquei desesperada fui atrás de uma veterinária mais ela não soube me ajudar muito pois conhecia pouco de aves e me indicou a toda vez que alimenta lo dar duas gostas da água nunca tinha feito isso e agora a pouco percebi que a parte superior ao bico está um lado avermelhado e inchado To muito desesperada não sei o que fazer nem o que ele tem. E ainda continua com o pescoço meio torto e fui olhar ele tava com um pouco de saliva na boca! GENTE ME SOCORRE NÃO QUERO PERDER MEU PEQUENO!

    ResponderExcluir
  66. Achei uma maritaca no meu quintal deitada no chão.
    Ela está com os pés enrolados e não consegue voar. Dei no bico dela 5 gotas de avitrin, ela não quer comer e nem beber nada. Gabriel Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deve ser porque ainda é muito pequena. logo ainda não come sozinha.

      Excluir
  67. Felipe estou com um filhote de andorinha que achei hoje a noite com que alimento ele??? Por favor me ajude não quero que ele morra. Eu fiz um ninho mais ou menos do jeito lá de cima. E coloquei ele numa caixa de sapatos com furos para respiração. Dei um miolo de pão que molhei com água e ele conseguiu chupar. Me ajude!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles comem principalmente insetos e a cada meia hora. pode comprar a papinha pronta para filhotes de passarinhos ou se for maior dar ração com insetos.

      Excluir
  68. Olá Felipe meu filhote de periquito australiano caiu de uma altura de 1metro de altura e depois disso ele não fica em pé e tem 25 dias de vida eu levei no veterinário e ele passou antiflamatorio em gotas e antibiótico (comprimido raspado e diluído em agua) e depois disso que dei os remédios ele morreu. Oque pode ser? E porque ele morreu ? Me ajude

    ResponderExcluir
  69. Achei um gavião adulto dentro de um tonel de água, ele se salvou porquê manteve o bico pra cima. Agora está fraco e não sei o que fazer para ajuda-lo?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deixe-o descansar e deixe em local aquecido, com cuidado para são se machucar tente dar geartorade de maçã pra ver se ele fica mais esperto.

      Excluir
  70. Achei um gavião adulto dentro de um tonel de água, ele se salvou porquê manteve o bico pra cima. Agora está fraco e não sei o que fazer para ajuda-lo?!

    ResponderExcluir
  71. estou fazendo o que foi sugerido pelo post, com uma andorinha, que mal tem plumagem direito.. só estou em duvida em relação a quantidade de comida que devo dar a ela(da papinha) e a noite é melhor evitar alimenta-la?
    grande abraço, li todos os posts até aqui embaixo e vi que vc foi atencioso com a maioria das pessoas, muito bom trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, a noite eles não comem, só dormem. pode dar um pouco a cada meia-hora. se eles pedem, é porque tem vontade.

      Excluir
  72. meu pai achou um pássaro filhote que achamos que é um pardal ele sai pulando quando chegamos perto dele e fica difícil para dar comida pois ele não deixa chegar perto dele ,ontem foi a primeira noite dele aqui a gente ficou com medo de que um gato o matasse então colocamos ele em um jarro de flor bem grande só pra ele passar a noite.Meu pai deu água e arroz isso é certo ? ou eu devo comprar uma papinha ? mais de qual sabor ? quando acordei e fui ver ele hoje tinha outros 2 pássaros que devem ser a família dele.Só que ele não sabe voar. Devo fazer um ninho para ele? pois realmente não sei o que fazer. Eu e minha irmã menor chamamos ele de James. Hoje dei ou melhor tentei dar porque ele não deixa chegar perto dele,mais então eu tentei dar pão bem molinho e água em um potinho. O que eu dou para ele comer ? como eu faço para cuidar dele? ele não sabe nem piar e ele é muito pequeno. Por favor me ajudem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, ele se tornou um adolescente e começou a sair do ninho para aprender a voar sozinho, mas mesmo assim os pais ficam por perto e são comida até ficar adulto e vêem se eles estão seguros. ele está em local seguro? chegou a ver se ele come sozinho? eles nessa idade comem especialmente insetos nessa idade, quando crescem eles comem mais sementes. pode comprar essa ração pra ver se ele gosta. além de água. https://www.petcenterexpress.com.br/mistura-insetivoros-e-frugivoros-nutripassaros-350g

      Excluir
    2. você deu a ele um bom lugar para dormir.

      Excluir
    3. passa uma foto dele pro meu e-mail lobo-felipe@live.com

      Excluir
    4. http://assistenciadeavesurbanas.blogspot.com.br/2013/07/dieta-de-pardais.html

      Excluir
  73. Me ajudem!!! Hoje achei um filhote de ave recém nascido que acabou de sair do ovo, ainda é rosinha e parece que está ficando com aparência de seco, o que eu faco, estou muito preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, ele deve ter nascido hoje, deixe-o em local aquecido como está indicado acima, o que tem dado a ele? pode dar a papinha pronta da alcon, que já tem todos os nutrientes.

      Excluir
  74. Bom dia encontrei 4 filhotes de passaros a cerca de 3 semanas e estou a cuidar deles essa noite um deles morreu .cuido deles com papa para filhotes 7 xs ao dia eles estão bem fortes de um modo geral porém esse que morreu dês do início foi um pouco mais complicado ,quando encontrei estava praticamente morto fiz até massagem cardíaca e funcionou porém depois de 3 semanas não estava mais comendo bem e ontem morreu

    ResponderExcluir
  75. Gostaria de saber se são realmente filhotes de andorinhas e no geral o que posso fazer para não ficarem doentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. manda a foto para o meu e-mail lobo-felipe@live.com as andorinhas comem insetos (e também bebem água) em pleno võo. tem rações como a da nutripássaros que tem insetos desidratados... para que não fiquem doentes, pode complementar na água deles um complexo vitamínico como o orosol ou avitrim, que é em gotas. isso vende em qualquer petshop e custa cerca de 12 reais.

      Excluir
  76. Bom dia encontrei 4 filhotes de passaros a cerca de 3 semanas e estou a cuidar deles essa noite um deles morreu .cuido deles com papa para filhotes 7 xs ao dia eles estão bem fortes de um modo geral porém esse que morreu dês do início foi um pouco mais complicado ,quando encontrei estava praticamente morto fiz até massagem cardíaca e funcionou porém depois de 3 semanas não estava mais comendo bem e ontem morreu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser que ele tinha um problema de nascença.

      Excluir
  77. Bom dia encontrei 4 filhotes de passaros a cerca de 3 semanas e estou a cuidar deles essa noite um deles morreu .cuido deles com papa para filhotes 7 xs ao dia eles estão bem fortes de um modo geral porém esse que morreu dês do início foi um pouco mais complicado ,quando encontrei estava praticamente morto fiz até massagem cardíaca e funcionou porém depois de 3 semanas não estava mais comendo bem e ontem morreu

    ResponderExcluir
  78. Mandei duas fotos não sei se vai consseguir descobrir qual expecie é mas acho que já tá para ter uma noção

    ResponderExcluir
  79. Bom dia, a três dias atrás caíram 2 andorinha filhote da minha chaminé, estou alimentando com alcon club e estão dentro de uma gaiola com bolsas de água quente para ficarem aquecidos.
    A princípio estão bem, pude perceber que as penas já almentaram, porém tenho algumas dúvidas.
    Eles não abrem o bico para pedir comida.porque?
    Dou a cada um 3 ml cada refeição, está correto?
    Em quanto tempo tenho que repetir a refeição? Cada lugar que pesquiso diz coisas diferentes.
    Meu mail crissianefontanive@gmail.com

    Por favor, aguardo sua responta.
    Obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  80. Bom dia, a três dias atrás caíram 2 andorinha filhote da minha chaminé, estou alimentando com alcon club e estão dentro de uma gaiola com bolsas de água quente para ficarem aquecidos.
    A princípio estão bem, pude perceber que as penas já almentaram, porém tenho algumas dúvidas.
    Eles não abrem o bico para pedir comida.porque?
    Dou a cada um 3 ml cada refeição, está correto?
    Em quanto tempo tenho que repetir a refeição? Cada lugar que pesquiso diz coisas diferentes.
    Meu mail crissianefontanive@gmail.com

    Por favor, aguardo sua responta.
    Obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  81. Bom dia!!! Estou com um filhote de andorinha que caiu do ninho a cerca de 2 semanas... Estou alimentando com papinha Golden mas agora ele não aceita mais com tanto apetite.... O que pode ser??? Posso já alimentar com insetos?? Obrigada. Elsa Yumi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá elsa, bom dia. se puder passa a foto do passarinho para lobo-felipe@live.com creio que já seja bom dar insetos, nos petshops tem pacotes com insetos desidratados.

      Excluir
  82. Bom dia Felipe.. encontrei um beija flor na minha varanda tem menos de uma semana. Ele não voa e parece ser um pouco filhote ainda. Tem umas penugens abaixo da barriga. Estou dando água com açúcar dr hora em hora. O que mais posso dar para ele?

    ResponderExcluir
  83. Olá Flavia, dê também a ele pequenos insetos, como moscas de fruta ou mosquitos de banheiro. Além do néctar, eles também comem insetos.

    ResponderExcluir
  84. Boa noite...me chamo Monique...hj teve uma tempestade a tarde e um ninho caiu na parta da minha casa e tinha um filhote de passarinho ainda vivo...eu peguei fiz pq vc descreveu nesse artigo...mas não faço a mínima ideia d q passarinho é...parece ter acabado de nascer pq nem abre os olhos...moro no Rj..como faço p ter ajuda...queria mandar uma foto e talz p ver pq tu pode me falar a respeito...sei la...ou t mandar pelo e-mail..aguardo resposta..vou ficar visualizando aq p ver pq tu me responde...flw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monique, meu email é lobo-felipe@live.com Os passarinhos filhotes tem todos a mesma dieta e precisa comprar a papinha para filhotes pássaros, como a da marca alcon. Se possivel ponha o ninho de volta.

      Excluir
  85. Oi encontrei um filhote de passarinho ele é bem pequeno mais ele não faz nenhum barulho e em momento nenhum abre o bico para pedir comida o q eu faço me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, por favor envie uma foto da ave para lobo-felipe@live.com

      Excluir
    2. Infelizmente nosso amiguinho morreu 😩...mas mto mto obg pela ajuda!!!

      Excluir
  86. Estou com um filhote de anu preto já com pluma. Ele só quer saber de dormir. Como faço ele comer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envie uma foto da ave para lobo-felipe@live.com A noite eles costumam dormir e sua dieta é composta principalmente por insetos, pode dar ração de sabiá ou passaro preto. Nesse blog tem uma publicação sobre o anu se não me engano.

      Excluir
  87. Estou com um filhote de anu preto já com pluma. Ele só quer saber de dormir. Como faço ele comer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://assistenciadeavesurbanas.blogspot.com.br/2014/07/alimentando-um-anu-branco-guira-guira.html

      Excluir
  88. Bom dia,

    Estamos tratando de um filhotinho de canário chapinha há quase uma semana. Ele caiu do ninho, colocamos ele de volta, ele tornou a cair e colocamos novamente, mas vigiando se os pais voltariam. Os pais não apareceram, e começamos a tratar do filhotinho. Primeiro demos papinha de fubá, depois vimos que era bom papinha de painço, e por ultimo compramos uma papa para filhote na loja. Tem dois dias que estamos dando essa papinha comprada e acho que a cloaca do nosso filhotinho "entupiu", pois esta estufada e não estou verificando as fezes que ele estava fazendo direitinho anteriormente. Ele parece constipado. O que fazer? Ele esta meio tristinho também, antes ele era mais animado. Ahhh, ele tem uma perninha que é quebrada, torta, o que fazer em relação a isso também? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o ideal é levar-lo a um veterinário. quanto a patinha com defeito pode ser falta de cálcio, pode dar avitrim cálcio que vendem nos petshops. agora em relação a clocaca, pode-se dar um pouco de água com vinagre pelo bico para vez se 'desentope' e por uma gotinha de azeite puro morno na cloaca dele. mas o ideal é mandar-lo a um veterinário de aves que pode fazer uma pequena sutura na cloaca dele. e precia ser rápido, pois o metabolismo das aves é muito rápido.

      Excluir
  89. Achei um filhote acho não tenho certeza que é filhote de urubu fiz uma patinha para ele de farinha de milho e farinha de mandioca nao Sei se fiz o certo mais não sei a quantidade que devo dar me ajude e de quanto em quanto tempo devo dar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o ideal é dar a papinha da alcon para filhotes pássaros. se puder envie uma foto da ave para lobo-felipe@live.com

      Excluir
  90. Felipe ti mandei um email vê se chegou se não me de um retorno no meu anaclaudiags49@gmail.com

    ResponderExcluir
  91. Felipe ti mandei um email vê se chegou se não me de um retorno no meu anaclaudiags49@gmail.com

    ResponderExcluir
  92. achei um filhote mas bem grande dentro de uma caixinha q parece ser arara ele e muito manso ja tem penas e ja esta tentando voar o q faço com ele????

    ResponderExcluir
  93. Olá amigo, bom dia.
    Faz dois dias q estou tentando cuidar de 2 filhotes de rolinha. Comprei uma papinha da alcin, com probióticos e enzimas digestivas, estou dando em uma seringa de insulina com aquele biquinho de silicone (bem fino).
    Eles estão bem pequenos, bem filhotes, agora q estão começando a querer emplumar. Quanto tempo cuido deles até q eu possa solta-los em segurança?
    Eles conseguirão se alimentar sozinhos depois? Fico com esse medo! Nunca tive pássaro.

    ResponderExcluir
  94. Olá ganhei um periquito e estou alimentando com cc-albium três vezes ao dia pois ele está com penas em crescimento, mais noto que ele entra esses intervalos sente fome, posso alimenta-lo com outra coisa entre esses intervalos? Obrigada!

    ResponderExcluir
  95. Olá ganhei um periquito e estou alimentando com cc-albium três vezes ao dia pois ele está com penas em crescimento, mais noto que ele entra esses intervalos sente fome, posso alimenta-lo com outra coisa entre esses intervalos? Obrigada!

    ResponderExcluir
  96. Oi resgatei 2 filhotes de andorinha, mas são bem pequenininhos, estou tendo dificuldade em alimentar, comem mto pouquinho o papo nem fica cheio. Gostaria de saber se ate as 20:00 ainda posso alimentar eles, pq eles estão fraquinhos demais, acho que a comida do dia não esta sendo suficiente, estou com eles tem 2 dias, e hj começou a aparecer umas peninhas na ponta da asa.
    Aguardo sua resposta e desde já muito obrigada

    ResponderExcluir
  97. Olá estou com 2 filhotes de calopsitas que estão fazendo 5 dias hoje, eles foram abandonados pelos pais estou dando comida de 2 em 2 horas, tenho que dar de madrugada também ?

    ResponderExcluir
  98. Queria saber-se pode ficar guardado um pouco de papinha na geladeira e quanto tempo pode ficar a papinha com ração na geladeira

    ResponderExcluir
  99. encontrei um socó o que fazer com ele

    ResponderExcluir
  100. encontrei um socó o que fazer com ele

    ResponderExcluir
  101. Olá! Encontrei um filhote de pássaro há três dias, não sei qual a espécie... Parece ser sabiá. Minha cidade não vende nada dessas coisas, então estou dando fubá com água e uma vez por dia gema de ovo cozida. Posso continuar dando isso? Ele é bem novinho, tem poucas penas.

    ResponderExcluir
  102. Boa tarde, tenho um casal de azulão e um azulaozinho q acaba de nascer mas a mãe não quer cuida. Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  103. ola boa tarde ontem pela manha caiu um pardal novo no meu quintal e os pais estavam o alimentando e eu acho que estavam tentando ensiná-lo a voar mais no fim da tarde eles foram embora e o filhote ficou e pela manha os pais voltaram a alimentá-lo so que estou preocupada por ele ser muito novo e aparenta estar com a asa machucada nao sei se ele vai conseguir voar preferi deixá-lo la fora sobre os cuidados dos pais mais tenho muito medo porque aqui andam muitos gatos, o que faço? nao tenho ideia da onde esteja o ninho dele.

    ResponderExcluir
  104. Bom dia, tenho um casal de Calopsitas e eles tiveram 4 filhotes. Nasceram essa semana, mas vou viajar e irei leva-los, será que vão abandonar o ninho?? Se abandonar o que posso fazer para salvar os filhotes. Abraços

    ResponderExcluir
  105. Boa noite. Encontrei três filhotes de maritaca, porem são muito pequenos, ainda nem abriram os olhinhos. Estou dando papinha industrializada e improvisei uma estufa para mantê-los aquecidos. Porem elas gritam muito, principalmente no inicio da noite e no meio da madrugada. Isso e normal? Como saber se estão com fome, frio ou calor? Obrigada, Luara

    ResponderExcluir
  106. Eu cuido de 2 passaros( Macho e Femea) eles procriaram, eu preciso ajudar ele com os filhotes ou ele dão a comida para os filhotes?

    ResponderExcluir
  107. Tenho q alimentar meus filhotes de curio a noite. Eles tem 14 dias e a mae nao dorme mas em cima deles

    ResponderExcluir
  108. Boa tarde, minha calopsita começou a botar há dez dias hoje ela já está com quatro ovinhos. percebi que ela está muito quietinha ficando só no puleiro e com os olhos fechados será que é normal pelo fato de ela esta chocando?

    ResponderExcluir
  109. Estou com um filhote de Bem-te-vi que caiu no meu quintal e estou dando uma papinha de mingau para ele. Mas estou com medo, oque faço com ele a noite. Ele não vai comer nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb estou cuidando de um filhote. Vc é de que cidade? Podemos trocar experiências.

      Excluir
  110. Olá estou há 5 dias com 2 filhotes de passarinhos que penso sejam filhotes de pomba-rola. Já têm uma plumagem cinza, mas ainda são bem pequenos. Comprei ração para filhotes de aves, mas tenho dúvidas sobre com que frequência alimentá-los e a quantidade que devo dar da papinha. Pode me ajudar, por favor?

    ResponderExcluir
  111. Estou com um filhote de urubu,o cachorro matou a mãe e o irmão dele, fiquei com dó e estou cuidando ele come muito Bel e toma água sozinho,está com penugem branco ainda mas está caindo logo fica preto. Só q de dois dias pra cá ele dá noite pro dia não anda mais, não tem força nas pernas,está em uma rica feita por mim e coloco garrafa de água aquecida a noite oq pode ser???

    ResponderExcluir
  112. Um filhote de Pardal recém nascido caiu na minha calçada pela calha e gostaria de saber como cuidar. Está de noite e não tem onde comprar comida pra ele. Fiz o ninho aquecido, mas ele precisará comer. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  113. Bom dia, nosso casal de Gold jogou 3 filhotes fora do ninho. Nos temos um casal de Mandarim, voce acha que eles podem adoptar os bebes ?

    ResponderExcluir
  114. Meu filhote de papagaio está sonolento e com os olhinhos fechados e um pouco inchado ele espirra com certa frequencia. Me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  115. Estou cuidando de um filhote de bem ti vi há dois meses durante o dia deixo solto no quintal ele n voa de noite coloco numa gaiola p causa dos Gatos. Nas ta todo emplumado cone sozinho mas n voa!
    O q faço? Me ajude p favor!

    ResponderExcluir
  116. estou cuidando de um filhote de andorinha que caiu do ninho a 2 semanas , só que ainda ele não abriu os olhos , isso é normal ? qtos dias demora para abrir ? Obrigado

    ResponderExcluir
  117. estou cuidando de um filhote de andorinha que caiu do ninho a 2 semanas , só que ainda ele não abriu os olhos , isso é normal ? qtos dias demora para abrir ? Obrigado

    ResponderExcluir
  118. Meu primo derrubou um ninho de passarinhos, ainda nao sei qual é o tipo, achei eles no chão com frio e pesquisei como cuidar deles. Não sei quantos dias eles tem, acho que uns 2 ou 3. A sugestão do Google foi fazer um ninho inprovisado e deixar na árvore que estava. Fiz isso mas tenho medo da mãe não aceitá-los. Isso pode acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria uma alternativa, mas qual é o tamanho das aves? A árvore é de fácil acesso? Precisa deixar aonde estava e observar para ver se os pais aparecem.

      Excluir
  119. Boa noite! Encontrei um filhote de maritaca no telhado de minha casa, mas ele está com o papo bem cheio, parece ter pedras, o que faço?? Ele já evacuou algumas vezes, após eu fazer massagens em seu abdome, dei um pouco de ração de cachorro triturada pra ele, mas recusou, dei água na seringa bem pouca e ele bebeu. Estou preocupada, será que ele consegue sobreviver!!

    ResponderExcluir
  120. Bom dia estou om dois filhotes de rolinha ja empenadinhos qual a quandidade em ml de papinha que eu posso dar e de quanto em quanto tempo, Não precisa dar uma gotinha de agua tambem ???

    ResponderExcluir
  121. Ola que passarinho e aquele da foto de como fazer um ninho

    ResponderExcluir
  122. Olá encontrei um filhote de gavião com uma das patas amputada,na n sei bem o que fazer nem onde deixar . Será que alguea pode me ajudar a encontrar um destino para ele? Obrigado.

    ResponderExcluir