segunda-feira, 1 de julho de 2013

Dieta de Pardais


1) Filhote 


Quantidade: Dar esta mistura a cada duas ou três horas, de acordo com o que vai digerindo. Dê alimento balanceado para cães ou gatos (light), do tipo PREMIUM. 

Com NESTON: Pode-se adicionar a cada três dias um pouco de gema de ovo. Caso queira, dê um pouco durante a manhã. Observe se digere e defeca bem, e SE NÃO TEM DIARREIA, E QUE SUAS FEZES NÃO ESTEJAM ESVERDEADAS. 

A noite os filhotes não comem, eles começam a comer no nascer do Sol e terminam no pôr-do-sol. 

¾ Partes de ração balanceada PREMIUM (Recomenda-se ração para gatos, pois possuem maior valor nutricional, sendo mais próximas do que o filhote precisa. 

¼ Partes de maçã ralada. 

¼ De Neston de 3 Cereais. 

Os filhotes de pardais podem ter vermes e parasitas, ou algumas enfermidades que podem matá-lo, portanto o IDEAL é fazer uma consulta veterinária para descartar qualquer risco. 

2) Adulto 

Dê uma dieta variada, aproveite os cereais que o homem usa para alimentar o gado e sementes que integram a dieta das aves de criação, é comum vê-los sobrevoar os depósitos de cereais, galpões de estações ferroviárias, silos ou qualquer lugar onde encontram grãos. 

Mas a dieta não é somente granívoro, já se pode incluir verduras, frutas e hortaliças e inclusive as sobras de comida. Outro componente importante de sua alimentação na época de juventude são os insetos e aranhas. 

3) Observações 

Se encontrá-lo em sua casa O IDEAL É DEIXA-LO DENTRO DE UMA GAIOLA, para que os pais venham alimentá-lo até que tenha suas asas listradas, estando assim preparado para partir. 

Logo virão os pais, e através das grades depositam comida em seu bico, além disso os filhotes chamam por seus pais e esses tomam a responsabilidade de alimentar o filhote. 

Mas preste muita atenção se os pais não vierem, pois podem ter sido mortos por um automóvel, por um ataque de estilingue ou por vários outros motivos. Se não está com seus pais e não houver nenhuma OUTRA POSSIBILIDADE, faremos o melhor possível para fornecer a alimentação possível semelhante a provida por seus pais, mas NÃO SOMOS SEUS PAIS. E antes de qualquer mudança em sua rotina, peça ajuda a um veterinário especialista em AVES o mais rápido possível. 

Atenção! Dê pouca verdura, e que sejam as menos tóxicas, ou seja; repolho, couve-flor e todas aquelas que dão cor em sua cozinha, POIS PODEM MORRER INTOXICADOS. 

Recomendamos que entre em contato com a comunidade do Facebook chamada Refugio de Aves - Pájaros Caídos e deixe uma foto da ave, para que possamos saber sobre a espécie, idade e o estado em que ela se encontra para melhor ajuda-lo. Obrigado. 

As dietas publicadas nessa página foram aprovadas por todos os médicos veterinários especialistas em aves, e fornecidas para alimentar um filhote de PARDAL. Qualquer dúvida procure um veterinário ESPECIALISTA EM AVES. 


Fonte: http://pajaros-caidos.blogspot.com.ar/2010/01/dieta-de-gorriones.html (Acessado em 20/06 de 2013 ás 10:00). Publicado por Clara Correa e traduzido por Felipe Lobo.

19 comentários:

  1. Não intendi muito bem....Devo misturar todos os ingredientes listados para dar ao pardal filhote? Devo acrescentar água aos ingredientes para ficar como uma papinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, misture com água, como uma papinha mesmo.

      Excluir
    2. Pode usar ou a mistura indicada ou comprar a pronta que vendem nos petshops.

      Excluir
  2. Olá Felipe,
    Caíram 2 pardais em meu quintal já grandes, com penas.
    Coloquei uma gaiola para eles e a mãe vinha todos os dias dar comida.
    Um deles já voou e foi embora, mas o outro ainda está aqui.
    Notei que as penas dele ainda estão se desenvolvendo, tem um pequena fileira de penas brancas na base das asas ainda e as penas da cauda estão parecendo desfiadas.
    A mãe dele vem bem menos agora e estou dando uma ração que é uma mistura de quirera de milho bem moída e algumas outras sementes bem pequenas também, bem fina mesmo e segundo a loja ela contém vitaminas.
    Notei que o pardal gosta muito e passa o dia comendo ela.
    Também coloco fatias de mamão que ele devora.
    Mas não sei o que fazer quanto as asas, será que a alimentação não está suprindo ele com proteínas?
    Já faz mais de um mês que ele está na gaiola e vejo que tenta dar uns voos, mas as penas não dão sustentação.
    Gostaria de saber se tem alguma dica para me ajudar, que tipo de comida eu poderia dar para acelerar o desenvolvimento das asas dele.
    Muito obrigado pela atenção e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá sérgio. o que pode ser feito é reforçar a alimentação desse que está menor, é comum um filhote crescer mais que o outro, pode dar além de sementes de mistura de canário, também rações com insetos (como a da nutripassaros) ou a papinha da alcon para filhotes pássaros. além de farinhada de ovo e cálcio líquido. pode-se dar também complexo vitamínico, como o orosol ou avitrim.

      Excluir
    2. Muito obrigado Felipe pelas dicas, vou comprar a ração com insetos e me orientar sobre as vitaminas.
      Quando ele voar eu aviso aqui.
      Obrigado e grande abraço.

      Excluir
  3. Qual a melhor gaiola pra comprar pro pardal?

    ResponderExcluir
  4. Na preparação dessa ração para filhotes, a ração de gato tem que umidecer antes de usar? Tem validade de quanto tempo?

    ResponderExcluir
  5. Encontrei no meu quintal um filhotinho de passárinho, e ele é bem pequinininho o que eu dou para ele comer como cuida-lo ? Por favor me ajudem não quero que ele mora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve pegar ração de cachorro coloca numa tampa pequena molhar a ração e colocar no micro ondas por 30 segundos, depois tira e amaçãr com um garfo, mas vc não pode deixar nem um pedacinho duro tem que tar papa, espera esfria e coloca numa ciringa e abri o bico dele e da quanto a agúa vc coloca na ciringa também, agora onde ele deve ficar o meu eu fiz um ninho com a minha camiseta e coloquei numa gaiola sóque coloquei duas camisetas, o meu é um pouco grade eu achei ná rua e ele come muito, boa sorte com o seu o sei como é o dizispero foi assim que eu fiquei ... Bom tchau o meu tá aqui dormindo faz 7 dias que eu achei espero que viva muito o meu e o seu né tchau

      Excluir
  6. Estou em duvida quando a raça dos pássaros que estou criando caíram do ninho...VC pode me ajudar??

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Encontrei um filhote de pardal na frente da minha casa, ele possuia penas, mas faltavam-lhe no pescoço, babeça e rabinho. Estou com ele há 10 dias, ele já come a papinha e a ração de gato molhadinha e desmanchadinha sozinho, porém não consegue comer as sementes ainda, ele bem que tenta, mas sem sucesso! Também não sei se ele está bebendo água sozinho, disponibilizei para ele um dispenser com água e estou notando o nível baixar, mas não sei se ele está tomando, está evaporando ou outros pássaros estão bebendo dela.

    Deixo ele solto no quintal vez ou outra e ele dá seus pequenos vôos e pulinhos, mas ainda não vai muito alto na árvore e fica muito pelo chão parado, o que não é aconselhável pois tenho muitos cães e preciso isolá-los na hora de seus treinos.

    Bom... Gostaria de saber quando ele vai conseguir comer as sementes sozinho, se isso demora muito, e ele pede muito comidinha na boca ainda, voa e volta na minha mão pedindo comidinha.

    Estou ansiosa para libertá-lo na natureza, pois já o amo muito, mas tenho muito medo de que morra. Estou muito angustiada e choro bastante. Mas ele é bem esperto, bem-humorado e forte. Suas asas começaram a tomar cor hoje, de leve.

    Espero ansiosamente por resposta, estou com o coração apertadinho pelo meu amorzinho.

    PS: Faz 10 dias que não ponho o pé na rua, preciso trabalhar, preciso ir aqui e ali, SOCORRO!!! HEHEHE...

    Só posso deixar ele sozinho, mesmo em casa, quando ele puder se alimentar sozinho né?

    PS2: Não posso deixar ração nem papinha à disposição para ele porque senão ele come até explodir, ele vai saber a hora de parar de comer quando? me apavoro com isso!

    Agora parei de perguntas, desculpa por tantas dúvidas, mas amo animais, sobretudo pássaros e esse está no meu coração, ansiosa para vê-lo livre!

    Espero que eu seja respondida e desde já agradeço. Abraços de alguém que AMA MUITO PÁSSAROS e todos outros bichinhos da natureza.

    ResponderExcluir
  8. Filhote de cambacica... o que dar p ele? Comprei posinho p papinha no petshop mas estou incerta qqto a quantidade e periodo. Estes bichinhos soh tomam liquido qdo adultos, por que comer papinha qdo bebes? Sei la to na duvida. Soh entendo de caes e gatos... mas n tinha como passar na rua e abandonar. Dozinha! Ajuda ai... n sei mesmo se fiz certo na compra do posinho p papinha. N achei nada na net p esclarecer bem.

    ResponderExcluir
  9. As cambacicas comem pequenos insetos como as moscas de banheiro e de frutas e néctar. A papinha precisa ser dada a cada meia hora ou a casa hora em maior quantidade.

    ResponderExcluir
  10. oi Boa noite,encontrei um pardal no meu quintal ele é filhote mais está com um inchaço por baixo da asa e vai até nas continhas o que devo fazer

    ResponderExcluir
  11. Encontrei hoje um filhote de pardal e quem está alimentando é uma canaria que tenho, o pardal tem penas parece que rem uns 15 dias.

    ResponderExcluir
  12. Encontrei um filhote de Pardal no meu quintal coloquei ele em uma gaiola .Ele já tem pena porém não voa. A mãe dele vinha todo dia da comida para ele , mais agora anda sumida, ele já come um pouco de alpiste , porém ultimamente anda mais no fundo da gaiola e não se empolga em comer desde que a mãe dele sumiu , não sei o que faço mais o que devo fazer ?

    ResponderExcluir