segunda-feira, 1 de julho de 2013

Dieta de Pomba

[1] 

1) Filhote

A dieta de um filhote de 5 a 15-20 dias é a seguinte: ¾ Partes de NESTON. O ideal é o de cinco cereais, se não encontrar, procure alimentar a ave com fubá (polenta), mas poderão ocorrer deficiências de ordem nutricional.

¼ Parte de alimento balanceado para aves, se não encontrar pode usar alimento balanceado para gato ou cachorro em cubinhos, SUPER PREMIUM. A ração deve estar bem diluída em água até que se transforme em purê, e pode misturar com Neston, se for dar pode ser através de uma seringa ou ponha diretamente em um recipiente, para ver se ele consegue se alimentar sozinho.

Observação: A água já está incluída no Neston. Se não encontrar, complemente com ¼ de gema de ovo bem cozinhada.

 2) Quantidade

 Tem que dar-lhe a refeição em seu bico, com quatro ou cinco seringas (as de insulina e finas, NÃO USAR SERINGAS GRANDES)

Repita o procedimento aproximadamente a cada três horas.

Notará que o seu bucho estará cheio, MAS NÃO NO LIMITE, NÃO ENTUPIDO, MAS QUASE CHEIO). Deve comer um total de 20 a 30 seringas diárias (menos que isso fará o filhote de debilitar, e até mesmo morrer). Faça do seguinte modo: 15 durante a manhã e 15 de noite.

 [2]

Após três ou quatro horas, seu bucho já deve estar quase vazio e ter defecado, para alimentá-lo novamente. Repita o processo. SE SUAS FEZES SAEM ESVERDEADAS E AGUADAS É SINAL QUE NÃO COME BEM.

3) Como alimentar a ave?

Há diversas técnicas, escolha a que melhor lhe convir, MAS PRESTE ATENÇÃO: UM FILHOTE RECÉM CAÍDO vai estar com medo, estressado e se mexerá bastante e vai tentar escapar, você deverá tranquilizá-lo e fazer que ele entenda que VAI ALIMENTÁ-LO, não matar ou fazer mal a ele, somente alimentar o filhote.

Portanto na primeira hora dedique-se a a INCORPORAR uma técnica de cuida-lo, já que quase sempre a parte mais complicada é o começo. Logo serão explicados os métodos. 

Coisas nas quais deve se alertarem: Matéria fecal verde, aguada, ou com muita diarreia? Atenção!

Quando alimenta-los, a cada três horas seu bucho estará vazio ou quase vazio e ter defecado para novamente alimenta-lo, SE SUAS FEZES SÃO VERDES E AGUADAS É SINAL QUE NÃO COME BEM.

Os filhotes pequenos são como os bebês humanos, não podem ficar sem comem, não devem comer pouco, pois se comerem pouco ficam debilitados em pouco tempo. Ou seja, dê o que comer e espere que abaixe, se já se passaram cinco horas e não abaixa, não dê mais. CONSULTE UM ESPECIALISTA EM AVES.


[3]

4) Humor do Filhote

Para um filhote pequeno é comum que fique dormindo, mas se você alimenta-lo ele deve estar super animado, com os olhos abertos, atento e animado. Se fecha muito seus olhos, mexe sua cabeça para todos os lados e se não quer se mexer, atenção!

[4]

 [5]


O ideal é que proporcione cálcio para AVES. Quando estiver maior, pode preparar um ovo cozido, dará as cascas bem moles e as fará muito bem. Siga essa receita por pelo menos um mês, com sementes de TRIGO, SOJA, AVEIA, LENTILHA e ALPISTE.

5) Dieta dos Juvenis

 [6]

Nessa etapa, é interessante deixar os alimentos em recipientes separados um pouco de sementes e também um pouco de Neston ou polenta, dessa forma o pássaro pode ir escolhendo o que quer. Abaixo alguns alimentos que devem ser deixados por perto, para que a ave vá se acostumando.

Sementes variadas, como por exemplo a mistura de cardeal, mistura de canário, mistura de pomba com grãos pequenos. Maçã, alface, casquinhas de ovo muito moídas e que sempre esteja em seu prato, ela comerá de acordo com as suas necessidades de cálcio, pois pode ficar descalcificada. Prepare um ovo fervido por 40 minutos, logo a casca ficará mole, muito pequena e se ofereça isso. Enfim, ela tem que come-lo, assim incorporará CÁLCIO, um componente importante para a dieta das aves.

Pão e seus derivados, dê um pouco, mas não muito, pois as incha e engorda. O melhor é as sementes que não sejam grossas, como por exemplo o milho é as que elas mais gostam, mas são as que mais engordam e não as nutrem.

Observe se não come sozinha e mesmo um filhote maior, ajude-o a comer.

Enquanto está nessa fase de sua vida o pássaro não pode deixar de comer, isso poderia ocasionar em problemas de desenvolvimento e que tenha problemas de saúde posteriores.

Uma vez que já vai deixando de ser um filhote aí se pode deixar de dar, estimulando assim a comer só seguindo a alimentação recomendada na página. A lista passada é para que vá se familiarizando com outros alimentos e se quer provar.

O IDEAL É QUE FIQUE AO SOL POR 10 MINUTOS DIÁRIOS, PARA PODER RETER SEUS AMINOÁCIDOS E O CÁLCIO.

6) Onde deixa-lo?

Em transportadoras descartam-se muitas caixas grandes, arrume uma e a cubra com mosquiteiro (tecido), e deixe na varanda, onde posa ensaiar seus voos, e que não possa escapar, já que se não sabe comer só, é pouco provável que sobreviva sozinho.
Não os deixe sozinhos em pátios, jardins, varandas ou lugares onde possa chegar uma ave predadora irá mata-lo.

7) Em que horários alimenta-lo?

As aves são regidas pelas horas do sol, os pais começam a alimenta-los na primeira hora do dia e assim até que caia o sol, esses são os melhores horários. Quando o sol se por deve ser o último momento que coma e apague a luz até o começo de um novo dia. Se trabalha muito ou dispõe de tantos horários o ideal é que se faça o melhor possível.

8) Vídeos

Técnica da bolsinha, obrigado Alejandra Bazzolo: http://www.youtube.com/watch?v=XbH6uwT8GWI

Alimentando com sementes, por Yesica Carballo: https://www.youtube.com/watch?v=oQC-6IGYFe4 


 

[7] 
 
  
Como alimentar quando já começam com sementes: http://www.youtube.com/watch?v=oQC-6IGYFe4

9) Outras Técnicas


10) Considerações Finais

Por último e muito importante, se a intenção é resgatar e alimenta-lo e logo após liberar, o importante é não domestica-lo, evite deixar que entre em contato com gatos, cães e que veja o menos possível o movimento da casa. Quanto menos contato tenha com o ser humano, mais fácil será sua adaptação a vida natural.

Recomendamos que entre em contato com a comunidade do Facebook chamada Refugio de Aves - Pájaros Caídos e deixe uma foto da ave, para que possamos saber sobre a espécie, idade e o estado em que ela se encontra para melhor ajuda-lo. Obrigado.

As dietas publicadas nessa página foram aprovadas por todos os médicos veterinários especialistas em aves, e fornecidas para alimentar um filhote de Pomba-de-bando, e sua alimentação de adulta é granívoro. Qualquer dúvida procure um veterinário ESPECIALISTA EM AVES. 

[1] Dieta de uma (bebê) Pomba-de-bando também chamada de Avoante (Zenaida auriculara)

[2] A primeira etapa do Nestom, e a segunda etapa das sementes

[3] Não dar a comida pelo canal de respiração

[4] O bucho deve esvaziar após três ou quatro horas após der dado a sua refeição

[5] A partir da segunda semana dê as mesmas sementes que comem seus pais, se for trigo ou soja, deixe as sementes de molho por mais de três horas
 
[6] Adolescente de Pomba-de-bando

[7] Técnica do pratinho

Fonte: http://www.pajaros-caidos.blogspot.com.ar/2010/01/alimentacion-de-un-pichon-de-paloma.html (Acessado em 29/06 de 2013 ás 04:00). Publicado por Clara Correa e traduzido por Felipe Lobo.

40 comentários:

  1. oi, como devo alimentar e com o que uma ave adulta que foi machucada por um gato bem no bico e nao consegue comer sozinho.

    ResponderExcluir
  2. oi, como devo alimentar e com o que uma ave adulta que foi machucada por um gato bem no bico e nao consegue comer sozinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. precisa limpar os ferimentos com água oxigenada 10 volumes e abrir o bico dele levemente e dar o alimento, tal como um filhote. eu acho que ele está mais é com medo ou estressado para não querer comer.

      https://www.youtube.com/watch?v=oQC-6IGYFe4

      envie a foto para o e-mail lobo-felipe@live.com

      Excluir
  3. Bom dia !
    Felipe estou com uma pequena pomba em casa que cuidei aproximadamente 30 dias , já esta se alimentando sozinha como faço para solta -lá , moro próximo a região central de São Paulo .
    Obrigado !

    ResponderExcluir
  4. Não sei onde buscar ajuda, por isso vou pedir que tentem dar Atenção de Forma Geral aos Pombos Urbanos.Pois ao serem considerados pragas pela Zoonoses,tornaram-se alvo de violência, muitos estão sendo machucados ou mortos. POR FAVOR tentem difundir aos orgãos públicos a importância de colocar anticoncepcionais no alimento e controlar de forma racional e com respeito esses animais

    ResponderExcluir
  5. Não sei onde buscar ajuda, por isso vou pedir que tentem dar Atenção de Forma Geral aos Pombos Urbanos.Pois ao serem considerados pragas pela Zoonoses,tornaram-se alvo de violência, muitos estão sendo machucados ou mortos. POR FAVOR tentem difundir aos orgãos públicos a importância de colocar anticoncepcionais no alimento e controlar de forma racional e com respeito esses animais

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Muito bom seu post.
    Bom, nunca pensei que fosse cuidar de pombos, mas hoje acabei encontrando um jovem adulto se debatendo na rua. Ela estava batendo as asas, mas está paralisada da cintura para baixo. Imagino que deve ter sido acertada por um carro em movimento... Fiquei morrendo de dó e levei para casa. Ela está dentro de uma caixa com pão e água, então resolvi pesquisar sobre o que dar de comer (providenciarei algo mais adequado agora). Está super assustada. Estou preocupada com ela. Será possível sua recuperação? :(
    Será melhor eu a levar a algum centro que reabilita estes animais? Vocês conhecem algum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz, em qual cidade você mora? Ele tem algum ferimento? Pelo susto eles não comem sozinhos logo de cara, talvez inclusive tenha que dar comida no bico. Os pombos comem principalmente grãos e sementes. Tem alguma foto dele? Abraços.

      Excluir
    2. Envie a foto da ave para lobofelipelobo@outlook.com.br

      Excluir
  8. Ola estou com uma duvida
    Estou com.um pombo há 33 dias
    Ele caiu do ninho quando tinha mais ou menos uns 7 dias
    Ele bica as sementes que coloco mas tem dificuldade de conseguir engolir ele pega a semente e acaba soltando
    Eu alimento ainda ele pois vejo que nao come sozinho ainda mesmo querendo comer
    Gostaria de saber como faço para ele conseguir ingerir as sementes e quando posso solta-lo. Minha intençao não é ficar com ele nao conseguiria mantes ele em uma gaiola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ele ainda está bicando para experimentar como são as sementes, logo ele aprende a comer só. Eles tem o seu tempo. Para ele ser livre, não basta somente comer ou voar; são necessários uma série de outras habilidades. Onde você vive? Se for em São Paulo, conheço pessoas que podem te ajudar melhor ou mesmo cuidar da ave até a sua liberdade. Abraços.

      Excluir
    2. Oi vivo sim em SP

      Excluir
    3. Okay. Vou entrar em contato com essa pessoa que contei, talvez ela responda por aqui mesmo.

      Excluir
    4. Felipe nao achava mais o blog :(
      O pombo esta ainda comigo
      Luana seria a pessoa que vc falou em SP?

      Excluir
  9. Oi Felipe, desculpe interromper a conversa, mas, já interrompendo, estou com uma pomba desde janeiro, q justamente, aprendeu a comer e a voar, mas confia E adora: gente, cachorros e gatos..não tem medo de nada e voa diretamente pra esses seres.
    não achei um lugar seguro pra levar ela, mas, ela está num bando um pouco estranho, e, caga minha casa toda?
    sabe um lugar paradisíaco e seguro pra eu levar ela? estou no Rio, mas levo pra qq lugar no Brasil, se tiver certeza q ela vai ficar feliz e segura..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em São Paulo talvez tenham algumas pessoas que eu conheça, mas por que você não fica com ela? Tem pessoas que tem papagaios e calopsitas, e você tem um mascote pombo. No RJ tem essa pessoa, tenta falar com ela pelo Instagram. https://www.instagram.com/piusoncarioca/

      Excluir
    2. Quanto a 'cagação' o que pode fazer é comprar uma dessas fraudas para aves, que vendem no MercadoLivre, eu não gosto muito desa solução, mas eu te entendo e precisa trocar a frauda sempre.

      Excluir
  10. Felipe boa noite
    A Luana seria a pessoa que vc falou em Sao Paulo para eu poder ver se me ajuda com o pombinho que esta ainda comigo?

    ResponderExcluir
  11. ola, boa noite! sou eu sim! se quiser podemos falar pelo whats 11976731417

    ResponderExcluir
  12. oi! estou com uma dúvida, minha filha a 2 dias atras trouxe um filhote, nao sei se é rolinha ou pomba, estou dando comida adquada q comprei no pet a papa para filhotes dou a cada 3 horas, ainda não abriu os olhinhos um dele abriu depois não abriu mais, estou deixando no ninho com lampada perto , mais ele não facilita na hora d comer e nem abre o bico levo 30 mim para dar um pouco de papinha, tem alguma dica que posso estar fazendo para facilitar a alimentação dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, isso acontece porque eventualmente eles não nasceriam necessariamente no mesmo dia. Precisa ter paciência, aproxima a seringa do bico e se isso não funcionar abra levemente o bico com os dedos. O ideal é que dê a papinha a cada hora.

      Excluir
  13. Olá, Bom dia!
    Apareceu um filhote de pombo no meu quintal e não estou conseguindo alimentá-lo,pois além de não abrir o bico, ele sacode muito a cabeça.
    Ao aproximar-me, ele fica muito agitado pedindo comida e pia muito.Não é recém-nascido, pois já está, praticamente, todo emplumado. Porém, sob as asas ainda faltam penas...e sobre a cabeça nota-se bem pouco penugem amarela.
    Tenho fotos dele,mas como postá-las?
    Por favor, como devo proceder ao alimentá-lo com uma seringa? Fiquei temerosa após ver a foto acima sobre onde não pôr a comida. E ele já está desde ontem sem alimentar-se direito...

    Muito obrigada,
    Vânia

    ResponderExcluir
  14. Desde o dia 11 de maio estou cuidando de um filhote de pomba que foi abandonado no cesto de lixo. Alimentei-o com papinha para filhote, faz cerca de três semanas comecei a deixar painço, quirela, uma mistura pronta de grãos, mas ela só bica e parece que não come. Já coloquei alguns graozinhos na boca da pombinha, deixei alface picada bem pequena, ovo cozido, mas parece que nada adianta. Quero soltá-la, percebo que ela está precisando de mais espaço para voar. Meu receio é que não consiga alimentar-se. Salvei-a, não quero de jeito nenhum correr o risco de soltá-la e ela morrer porque não aprendeu a comer. Já pedi ajuda a algumas pessoas, mas até agora nada muito efetivo. Precisaria de orientações sobre como proceder.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia. Procurando por informacao, acabei achando seu blog.
    Achei uma pombinha no meu quintal ontem, que caiu provavelmente do telhado vizinho por causa do temporal. Estava encharcada, a embrilheinuma toalha e dei uma atenção especial ate secar. Dormiu a noite aqui, bem quietinha. Hoje pela manhã comprei um hidrovit e dei na colher pra ela, deixei umas opcoesde sementes e farelos pra ela comer, mas o que acontece é que ela está bem quietinha, dormindo muito, e não come nada. Acordo ela e a tento ajudar a andar, mas ela logo se encolhe e fecha os olhinhos. Nao se equilibra muito bem, e nao tem dois dedos na pata (mas acho que nasceu assim).
    Notei que faz um tempo que não tem perguntas por aqui, por isso aguardo ansiosamente a resposta, vou cuidar dela até que (espero) fique melhor pra voltar pra casa.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. no primeiro dia de vida de um pombinho com quantos dias a mãe o alimenta?

    ResponderExcluir
  17. oi achei um casal de pombinhos filhotes mas as moscas colocaram bixinhos nelas é muitos oque faço?

    ResponderExcluir
  18. boa noite. Estou com um filhote de rolinha que encontrei no jardim. Está comigo há 3 dias. Estou alimentando com Avitrin canários. Ele come bem as sementes. Mas estou em dúvida quanto à quantidade e se ele consegue digerir as cascas das sementes, tipo o alpiste. Estou colocando uma a uma no bico. Ele é pequeno mas a plumagem amarelo já está caindo e as penas aparecendo. Posso continuar alimentando com essas sementes?

    ResponderExcluir
  19. Oque eu faço se a um filhote de pombinha com duas marcas de dentes de gato logo a cima do bumbum? E também ele foi arrastado por um gato, mas consegue se mover um pouco, ele talvez sobreviva?

    ResponderExcluir
  20. Achei dois pombos filhotes, mas grandinhos e esta o sem a mãe. Dei água, mas tentei alimentar e não consegui. Se colocar num pratinho será que quando tiverem fome vão comer?

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde,
    Estou cuidando de um pombinho faz pouco mais de uma semana, ela é bem novinha (agora que o corpinho começou a ter penas) Estou grávida e não estou com tempo e nem disposição física de cuidar dela no momento, só peguei porque senão iria acabar morrendo. Alguém conhece alguém ou algum lugar disposto a cuidar dela?

    ResponderExcluir
  22. Oi Felipe, você ainda está respondendo?

    ResponderExcluir
  23. Estou com um filhote de pomba, tem uns 7 dias, queria saber após quanto tempo de vida ela estará bem para solta-la

    ResponderExcluir
  24. Minha vizinha faleceu ano passado e ela cuidava de um pombo desde que era filhote. Com isso, eu fiquei com ele e cuidei por alguns meses, me apeguei a ele, comprei ate roupinhas próprias para ele, para deixar solto na casa a noite quando voltava do trabalho. Infelizmente por minha falha, o meu cachorro atacou e o matou. Apesar de serem considerados pragas, tenho dó e não sei o que fazer, comecei a alimentar um casalzinho de pombos na rua e agora estão vindo muitos. Alguém sabe se existe algum anticoncepcional que se possa dar as pombas junto com alguma ração? Estou dando bem pouquinho de painço então diminuiu um pouco a quantidade delas. Mas tenho medo também que alguém possa fazer mal a elas. O anticoncepcional seria bom para controlar a população dessas aves. É muito triste vê Las na rua, famintas, mas se a gente da bastante comida, elas não saem mais do local, sujam os carros que ficam parados, é desagradável. O que podemos fazer, o que é melhor fazer por essas aves?

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde. Resgatei um filhote (nem abria ainda os olhos), consegui alimentar com preparo especial de filhotes por uma semana, quando começou formar penas ficou estranhamente sem fome, negando alimentação pela seringa. Infelizmente não consigo alimentar mais, ele parece fraco e perdeu a energia 😕. Tente alimentar à força mas sem sucesso. Restou ver definhar e morrer. 😔

    ResponderExcluir