domingo, 5 de janeiro de 2014

Cuidando de Papagaios, Periquitos, Louros e outros Psitacídeos

O que a dou de comer?

Nas primeiras etapas da vida, o ideal é conseguir, pasta de bucho para LOURO, pois contém todos os nutrientes necessários e nas proporções necessárias, incluindo probióticos e enzimas digestivas que evitam que o alimento “endureça” ou “fermente”, já que não estão sendo alimentadas por seus pais.

A Alcon disponibiliza alimentos prontos para esse tipo de ave, que é vendida em qualquer loja de animais. http://www.alconpet.com.br/produtos/categoria/aves/todos

Depois de emplumados, O QUE DEVEM COMER?

- Neston 3 cereais (preparado com água e NUNCA COM LEITE), com um pouco de alimento balanceado.

Ou:

- ¼ de gema de ovo cozida e fruta ralada (maçã ou pêra). Evite cítricos e banana.
- Caso possível pode dar também polenta cozida.

A papinha de ver dada morna (NÃO QUENTE) e nunca fria da geladeira e preparar cada vez que for alimentar-la e muito cuidado ao esquentar no microondas, considerando que deve esperar esfriar e não dar logo ao tirar do aparelho. É comum que por erro acabam-se fazendo queimaduras em seu bucho (estômago), por não serem tomadas as devidas precauções.

O desmame é após os dois ou três meses após começar a oferecer alimento para que coma sozinha (frutas, verduras, algumas sementes, e etc).

Adultas:

É uma espécie principalmente granivora, e na natureza e alimenta de sementes de plantas tanto silvestres quanto cultivadas.

Comem sementes variadas, dando poucas oleosas, como as de girassol, pois possuem muita gordura e nunca dê leite, pois não podem digerir (não são mamíferos). Dê milho (cozido e não cru), laranja, maçã, espinafre, cenoura (crua ou cozida) e alface.

Dê também abobrinha verde, pepino, pimentão vermelho (possuem muita vitamina C, mas não dê sementes), e também abóbora e batata SEMPRE fervidas, e não cruas.

As verduras e frutas devem ser oferecidas duas vezes por dia, bem lavadas e com sua casca cortadas em pedaços pequenos e logo após algumas horas retire o que não foi comido, pois fermentam e se decompõem rapidamente.

Legumes de todo tipo, não em conserva, sempre cozidas. Polenta e Talharim fervidos uma vez por semana. É recomendável duas vezes ao mês o equivalente a meia colher de sopa de creme de queijo diet e sem sal, ou um queijo que não tenha sal ou gordura.

A importância da vitamina A e da cenoura que nunca devem faltar na dieta, e só 20% de sua dieta devem conter sementes.

Alimentos Proibidos:


Verduras: Por sua toxidade, evite dar berinjela, cebola, acho e salsa. Abóbora e batata sem ferver e nem suas cascas.


Frutas: Abacate, tomate cru, e caroços de frutas e sementes de maçã e peras, pois estas contém substâncias altamente tóxicas.

Alimentos humanos: Sobras de comida, temperos, frituras, salgadinhos, café, refrigerantes, chocolates, geleias, leite de soja, enlatados em conserva, sucos artificias, massas, carnes, etc.

Aqui está uma maneira de alimentar-los, a outra é através de seringas de insulina (sem agulha, certamente).



Fonte: http://pajaros-caidos.blogspot.com.ar/2010/11/cotorras-y-loros.html (Acessado as 17:00 em 05/01/2014). Artigo de Clara Correa e tradução e adaptação por Felipe Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário