segunda-feira, 1 de julho de 2013

Alimento para pássaros INSETÍVOROS


[1]

1) Espécies

JOÃO-DE-BARRO: “São grandes insetívoros, buscam seu alimento no chão, entre as folhas, e áreas cultivadas. Comem principalmente insetos, como mariposas e suas larvas, formigas, aranhas, vermes, besouros, etc. E dessa forma contribuem para o agricultor, já que eliminam insetos prejudiciais a suas plantações e eventualmente adicionam em sua dieta sementes, frutos e brotos de vegetais muito macios.”

Não há estudos satisfatórios em como dar uma boa alimentação para filhotes de joão-de-barro, aqui a intenção é fazer o mais próximo possível da dieta oferecida por seus pais, como lombrigas, vermes, formigas, aranhas e outros insetos que encontrarem.

BEM-TE-VI: A alimentação do bem-te-vi é baseada em todo tipo de invertebrados, como larvas, vermes, lombrigas e outros nos quais as caça voando e complementa com frutas, como uvas, figos e etc, se alimentam também de roedores e répteis, também se alimentam de peixes que pesca de maneira muito parecida com a do martim-pescador, onde leva a presa até uma árvore e a mata dando golpes contra o galho.

SABIÁ: É onívoro, se alimenta principalmente de frutos e invertebrados, busca frutas suculentas que constituem a base de sua dieta, tanto as menores que pode engolir inteiras (do tamanho de uma azeitona) como os maiores, onde usa o bico para abri-las e consumir sua polpa. É de se esperar que seja um bom dispersor de sementes, quando caminha pelo solo procura entre o lixo ou em coberturas orgânicas em busca de vermes, que são seu alimento predileto, entre outros invertebrados que compõem sua alimentação.

2) Alimentação e Cuidados

É aconselhável que o deixe numa gaiola e a deixe em seu quintal, em um lugar próximo de onde acredita ser o seu ninho, certamente isso deve ser de dia e em boas condições climáticas, provavelmente se seus pais estiverem por perto, eles mesmos o alimentarão através das grades da gaiola! Mas observe o que se passa, pois se os pais não aparecerem para satisfazer o filhote, você mesmo deve alimenta-los como será explicado abaixo.

Se for um filhote insetívoro com até dez dias de vida (aproximadamente) deve dar para ele Neston de 5 cereais ou equivalente. Com um pouco de ração balanceada de cachorro Premium (evitar marcas de baixa qualidade, escolha a Royal ou Pro Plan, de preferência de frango com arroz).

As proporções são ¼ de ração (devidamente misturada com água) mais ¾ de Neston. Fazer a papinha com água, mas NUNCA COM LEITE.

Dê o alimento com a ajuda de uma seringa (as de tuberculose, bem finas) e caso a seringa não seja suficientemente fina para o bico da ave, encaixe no extremo da seringa uma fina mangueira de borracha, que podem ser encontradas em farmácias. 

Abra o bico e deposite bem ao fundo do bico, na entrada da garganta, pois se fazer de outro modo, o alimento pode entrar pelos orifícios de respiração que estão no meio do bico e afogar o filhote, pois a refeição pode entrar na “falsa-via”. Faça o alimento e deixe como se fosse uma pasta e deixe de molho na água, deve abrir o biquinho sem medo, depois ele vai acostumar e e logo abrirá sozinho, dê o que comer a cada duas ou três horas. 

Se for um filhote insetívoro com aproximadamente mais de dez dias, ofereça primeiro o alimento para ver come sozinho, se não dê você mesmo ao filhote.

Alimento BASE para insetívoros: Gema de ovo, maçã, alimento balanceado para cachorro umedecido como já dito anteriormente. Tudo feito como um purê, a gema de ovo se dá FERVIDA e somente ¼ da gema a cada três dias, pois proteínas demais podem danificar seu fígado.

Incluir tenébrios de quatro a seis vezes por dia, mas se o filhote for encontrado com aproximadamente 15 dias de idade já pode das insetos diretamente, o ideal é obter patê de insetos. Os tenébrios podem ser comprados pelo MERCADOLIVRE. E com isso incluir Neston e alguma fruta e nessa hora já ingere líquidos através do alimento que dá, por isso é preciso hidrata-lo bem.

A carne picada não é boa para os filhotes de bem-te-vis, pois complica em relação ao cálcio. Não é correto alimentar com carne uma ave insectívora, deve obter proteínas de INSETOS, a carne vermelha descalcifica e obriga a complementar com cálcio, que em excesso pode danificar os rins, e até mesmo os insetos podem conter parasitas.

Por isso o ideal é que consiga tenébrios, não mais que quatro por dia, devido a sua alta quantidade de proteínas, podendo comprar via Mercado Livre, onde podem ser compradas por encomenda ou retirar pessoalmente dependendo de sua região.

Preste atenção com algumas coisas, caso aconteça algo de errado (vômitos, por exemplo) consulte um veterinário. Já o bucho deve se esvaziar rapidamente e quando não está cheio se vê claramente uma “inchação” próxima da “garganta”. Os insetívoros não comem muito para encher seu bucho, mas comem comem muitas vezes de pouquinho em pouquinho. Abaixo o vídeo de um chupim, para que veja o tipo de alimentação.


Ou um filhote de um sabiá-do-campo, geralmente são alimentados por seringa, mas em conta-gotas também é bom. 

Recomendamos que entre em contato com a comunidade do Facebook chamada Refugio de Aves - Pájaros Caídos e deixe uma foto da ave, para que possamos saber sobre sua espécie, idade e o estado em que ela se encontra para melhor ajuda-lo. Obrigado.


  

[2]

[1] Imagem de um filhote de Sabiá, http://pajaros-caidos.blogspot.com.br/2006/10/benteveo.html (Acessado em 30/06 de 2013 ás 09:00). Publicado por Clara Correa.

[2] Imagem de “papinha para insetívoros”, http://pajaros-caidos.blogspot.com.br/2006/10/benteveo.html (Acessado em 30/06 de 2013 ás 11:00). Publicado por Clara Correa.

Fonte: http://pajaros-caidos.blogspot.com.ar/2010/01/alimento-para-pajaros-insectivoros.html (Acessado em 30/06 de 2013 ás 08:00). Publicado por Clara Correa e traduzido por Felipe Lobo.

63 comentários:

  1. Olá. Tenho um bem-te-vi adulto e vejo que as penas da barriga dele estão mais claras do que a dos bem-te-vis selvagens. O que posso dar para que as penas fiquem mais amarelas? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe a demora em responder, talvez ele ainda é jovem para ter as cores adultas, logo terá as cores da maturidade.

      Excluir
    2. Seringa de tuberculose? Corrige aí por favor. Seringa de insulina

      Excluir
  2. Olá achei um passarinho ele é filhote ainda parece ser um suiriri cavaleiro mas pesquisei bastante parece q ele é insetívoros oq posso dar pra ele comer tenho vivitá mas nn sei se ele como pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles comem qualquer coisa tal como um bem-te-vi ou sabiá, sendo insetos em especial e também frutas e sementes. tem uma ração pronta que tem insetos e frutas ressecadas, http://www.terradospassaros.com/loja/detalhes.asp?codigo_produto=3212 pode ser que ele ainda não coma sozinho, aí precisa por a comida perto do bico para que ele coma ou abrir levemente o bico.

      Excluir
    2. se ele for muito novinho, pode dar a papinha da alcon para filhotes pássaros.

      Excluir
  3. Boa noite, resgatei um filhote de bentevi de mais ou menos 3 semanas. Voa pouco e ainda come na boca. O ninho dele estava muito alto e caiu devido a chuva e ventania, levei para casa porque não sobreviveria no chão... se eu levá-lo novamente depois de umas 3 semanas os pais vão acolher ele?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, estou cuidando de um filhote de sabia do mato que caiu do ninho, ele já tem quase dois meses e ainda come a papa para filhotes da marca Pássaro Forte, demora muito para ele comer sozinho?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, estou cuidando de um filhote de sabia do mato que caiu do ninho, ele já tem quase dois meses e ainda come a papa para filhotes da marca Pássaro Forte, demora muito para ele comer sozinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, teria como enviar a foto dele? o ideal é começar a dar insetos para substituir gradualmente a papinha, tal como essa ração.

      https://www.petcenterexpress.com.br/mistura-insetivoros-e-frugivoros-nutripassaros-350g

      quanto ao prazo de aprender a comer só, cada pássaro tem uma idade, pode ir colocando comida perto dele para que ele fique curioso e comece a bicar.

      Excluir
  6. ola felipe novamente aqui eu para te perguntar algumas coisas ,como ja nos falamos uma xs eu encontrei 4 filhodes de andorinhão do temporal e estou a cuidar deles essa semana vai ser a 5 semana que estou com eles ,eles a principio estão bem porem acredito que seje a hora de mudar a dieta deles. estou dando papa para bebe e farinhada da alcon para passaros frugivoros e insetivoros e duas xs por semana coloco meia gema de ovo cozida junto a alimentação e dou a eles um remedio que me passou avitrin complexo vitaminico .os bixinhos tao correndo dentro de casa bem lokos ,rsrsrs se tiver algo a mais para mim fazer a eles ,ouvi dizer que deveria dar couve ou beterraba ,mas não dei se tiver outro alimento que eu possa dar me responde meu email é rafareh@hotmail.com ,des de ja te agradeço ,pois os bixinhos estao perfeitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá rafael. como eu acho que o seu objetivo é soltar-los para o mundo, o ideal é ir dando aos poucos insetos de verdade e vivos, como os tais tenébrios; pois eles precisam aprender a caçar. pode-se não dar necessariamente no bico, mas deixar um canto ou 'jogar' o insetos para que eles mesmos comecem a procurar alimentos sozinhos.

      Excluir
    2. ok agradeço pela dica a unica dificuldade sera eles pegarem esses insetos pois eles nem bicar bicam ainda

      Excluir
    3. ja estou a colocar sementes espalhadas pelos cantos da gaiola deles mas eles não procuram nem mesmo o suporte de agua eles vao

      Excluir
    4. a dieta deles é composta essencialmente de insetos.

      Excluir
  7. estou criando tenebrios porem eles ainda nao comem e se eu solta-los agora acho que não duram meia hora no habitat natural
    são extremamente dependentes ainda choram a noite toda durante o dia eu coloco eles no sol as 9 da manha durante alguns minutos porem logo tenho que retira-los devido ao calor estou treinando voo com eles dentro de casa tenho uma sala grande e ela tem acesso a cozinhas eles tao dando de 3 a 4 voltas nas duas peças e pousam e logo vão de novo cerca de 2 horas dia

    ResponderExcluir
  8. Eles demoram um pouco pra crescer, mas em breve chegará a hoje deles serem livres.

    ResponderExcluir
  9. Temos um pássaro, filhote, não sabemos ao certo se é um bem-te-vi ou um Sabiá e queríamos achar um lugar para ele se readaptar a natureza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, envie uma foto da ave para o meu correio eletrônico lobo-felipe@live.com

      se puder leia esse artigo que trata do assunto. http://assistenciadeavesurbanas.blogspot.com.br/2014/10/liberacao-de-aves-que-foram-criadas-por.html

      Excluir
  10. Olá, achei há duas semanas um filhote de bem te vi no chão de uma praça perto do meu local de trabalho. Ele estava gritando muito e não achei seu ninho, trouxe-o para casa. Ele já tem muitas penas e o rabinho/ cauda já tá começando a crescer bastante. Ele já está treinando o vôo pela casa, mas ainda não come sozinho. Sempre grita pedindo comida. Estou dando a papinha para filhotes e já deixei um pouco de ração para ele começar a bicar, mas ele não demonstra curiosidade. Quero soltá-lo logo, mas ele não sobreviveria... Como faço para ele se alimentar sozinho??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, ele vai aprendendo aos poucos, eles só comem sozinhos quando adultos. pode deixar um pouco de comida perto dele para ver se ele fica curioso e aprende a comer só.

      Excluir
    2. Descobri que não é um bem te vi, é um suiriri. Acho que por isso não se interessava pela ração. O que dou para ele comer? Hoje dei frango desfiado e ele gostou. Mas no geral, é inseto? Grata.

      Excluir
  11. Bom dia!
    Ontem meu marido encontrou um Bem-Te-Vi em cima de um formigueiro e ele estava cheio do que achamos ser calombos causdos pela mordida das formigas. Hj pela manhã vi q estavam se mexendo e tiramos 10 larvas brancas e grossas.
    Vc sabe me dizer o que é isso e como devo proceder? Alguma medicação para passar no local? Agradeço qlqr ajuda!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia!
    Ontem meu marido encontrou um Bem-Te-Vi em cima de um formigueiro e ele estava cheio do que achamos ser calombos causdos pela mordida das formigas. Hj pela manhã vi q estavam se mexendo e tiramos 10 larvas brancas e grossas.
    Vc sabe me dizer o que é isso e como devo proceder? Alguma medicação para passar no local? Agradeço qlqr ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, o ideal é levar a um veterinário imediatamente. quanto aos medicamentos, pode passar água oxigenada 10 volumes ou iodo. veja bem a pele dele e esprema aonde possa ter algumas das larvas dentro da pele dele.

      Excluir
    2. envie uma foto da ave para lobo-felipe@live.com

      Excluir
    3. remova os vermes o mais rápido possível e veja se não tem nenhum, isso mata a ave em poucos dias.

      Excluir
    4. http://assistenciadeavesurbanas.blogspot.com.br/2016/02/alerta-larvas-que-devoram-filhotes.html

      Excluir
  13. procure se há vermes três vezes ao dia e passe iodo polvidona (o que tem nas farmácias) por uns dois ou três vezes por dia, até cicatrizar por completo. o verme ficará irritado com o iodo e vai sair, dê uma leve espremida e aí pegue-o com uma pinça.

    em cima do rabo dele tem uma glândula (verruga), não machuque aquela parte, mas pode passar iodo.

    https://www.youtube.com/watch?v=n1xow9QB-zs

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Resgatei um curiango... como devo alimentar ele ?
    ele tá bem assustado, os gatos qsem matam ele
    preciso muito de ajuda, não quero deixar ele morrer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá sérgio, boa noite. essas aves comem essencialmente insetos em vôo, tal como as andorinhas; a diferença é que são noturnas. de a ele insetos ou compre no petshop ração para insetos insetívoros, como o sabiá. pode-se comprar insetos desidratados ou vivos ou tem uma 'ração para aves insetívoras e frugígoras', na qual tem insetos triturados e desidratados. custa cerca de dez reais.

      Excluir
    2. Devo alimentar só de noite ?

      Excluir
    3. não achei esse ração, posso dar ração de cachorro ?

      Excluir
    4. deve dar quando pedir, eles comem desde o nascer do sol e dormem quando o sol se põe. pode-se dar a ração 'premium', mas dependendo da idade não é o melhor. existe uma papinha da alcon 'para filhotes passaros' na qual se mistura com água e dá numa seringa. esse tipo de pássaro é complicado porque ele come e bebe em pleno vôo.

      Excluir
    5. ele não quer comer, tenho que abrir o bico com a ajuda da minha mãe, eu coloco com uma siringa... só fica parado no canto dele, triste.... =/

      Excluir
    6. Sergio, você achou alguma solução para o Curiango comer? Estou na mesma situação. Resgatei um com penas faltando, ele já voa muito baixo, sem todas as penas em uma asa esta muito prejudicado, qualquer animal vai pega-lo se eu soltar. Mas realmente o bichinho mão come, também estou dando no bico...
      Se teve alguma orientação que ajudou me passa por favor. Obrigada, Silvia

      Excluir
  16. Tem algum meio de soltar-lo? Envie uma foto da ave para lobo-felipe@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Felipe, boa noite! Tentei, sem sucesso, encaminhar um e-mail para o endereço lobo-felipe@live.com e não tive sucesso. Gostaria de conversar com você sobre um filhote de Bem-te-vi. Tem alguma outra forma de contatá-lo. Att, Paulo Carretero (paulocarretero@gmail.com

      Excluir
  17. Não, já liguei pra tudo... ibama e policia ambiental, todos eles dizem que só recebem denuncia e mandam levar pra algum abrigo,não tem abrigo na minha cidade
    vou mandar a foto

    ResponderExcluir
  18. Um João de barro quebrou o bico inferior cuidei dele e soltei.Ele sobrevive assim?o bico crescerá?

    ResponderExcluir
  19. Um João de barro quebrou o bico inferior cuidei dele e soltei.Ele sobrevive assim?o bico crescerá?

    ResponderExcluir
  20. olá. Encontrei um filhote de andorinha que já está com uns pequenos canhões surgindo. Estou alimentando com minhocas. É o suficiente?

    ResponderExcluir
  21. Olá, encontrei uma andorinha filhote e estou cuidando há uns 15 dias dando papinha da Alcon mas creio que ele precise de insetos, não sei o que posso dar pra ele comer e fico muito preocupada pois temo que a papinha não seja suficiente para ele sobreviver, se alguém puder me ajudar eu agradeço muito

    ResponderExcluir
  22. Achei um filhote de lavadeira-mascarada mas ja com penas e tudo mais...
    Posso dar papinha de alcon? ...agua no bico com seringa ? Como faço? Ele ja ta dando os cantos e tudo nao me parece tao fragil...

    ResponderExcluir
  23. Achei um Bem-Te-Vi filhote com a asa direita machucada. Estava caído no chão e piando muito. Estou cuidando dele e está comigo há dois dias e já está melhorando. Não poderei ficar com ele, então gostaria de doá-lo para alguém que esteja disposto a ficar e cuidar dele ou alguém que tenha espaço para treiná-lo à voltar para a natureza, pois resido em apartamento e tenho dois gatos. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  24. Olá, apareceu em minha garagem um filhote de João de barro, e pelo jeito com a asa machucada. Tentamos deixar no local para ver se a mãe busca ou ele voa, mas algum outro passarinho maior machucou o olho dele, então tivemos que guardar ele em uma gaiola. Tentamos dar sementes como alpiste, maçã, mas ele não come nada. Ele já está bem crescido.

    ResponderExcluir
  25. olá. estou com um filhote de suiriri que estava no chão, em local perigoso. estou alimentando-o basicamente com a ração molhada da minha gata e ele está se desenvolvendo bem, mas gostaria de saber sobre os alimentos ideais, se posso dar insetos , alimentos vivos, papinha, ração, etc , até q ele possa se virar sozinho e voltar para a natureza
    obrigado

    ResponderExcluir
  26. olá. estou com um filhote de suiriri que estava no chão, em local perigoso. estou alimentando-o basicamente com a ração molhada da minha gata e ele está se desenvolvendo bem, mas gostaria de saber sobre os alimentos ideais, se posso dar insetos , alimentos vivos, papinha, ração, etc , até q ele possa se virar sozinho e voltar para a natureza
    obrigado

    ResponderExcluir
  27. Oi preciso de ajuda, encontrei um Urutau na estrada, está com a asa machucada e estou cuidando dos ferimentos, mas o que me preocupa é sua alimentação, comprei tenébrios pelo Mercado live e eles ainda têm 3cm. Quantos dou por dia? Só a noite? Já que tem hábitos noturnos? O que mais posso incluir na sua alimentação. Ele ja perdeu peso e estou preocupada. É urutau adulto. Agradeço pela atenção desde já. VANESSA

    ResponderExcluir
  28. Oi, eu encontrei um filhote de coruja do mato e estou cuidando dela com tenébrios e camundongos, porém preciso saber quantos tenébrios posso dar por dia? Atenciosamente, Jacqueline.

    ResponderExcluir
  29. Achei um filhote de Martim pescador o que dou à ele pra comer não está voando parece ser muito novo, encontrei caído na minha varanda moro próximo à um rio.

    ResponderExcluir
  30. Ola achamos com um filhote de curiango e gostaria de saber o que eles comem

    ResponderExcluir
  31. Oi um João de Barro bateu no vidro pois ele na gaiola o que faço ???

    ResponderExcluir
  32. Bom dia,encontrei um suiriri(siriri)adulto ,um predador quebrou a asa dele,e por isso nunca mais poderá voar,qual o alimento q devo dar pra ele?

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde ! Estou cuidando de uma andorinha ! Que caiu sabe seus de onde! RS
    Enfim...está bem dificil de cuidar dela... relacionado com o alimento. .Alguém pode.dar.dicas e tal? Obrigado

    ResponderExcluir
  34. https://www.google.com/amp/s/pt.m.wikihow.com/Ajudar-um-Passarinho-que-Caiu-do-Ninho%3famp=1

    ResponderExcluir
  35. https://www.google.com/search?q=como+cuidar+de+um+passarinho+que+caiu+do+ninho&oq=como+cuidar+de+um+pa&aqs=chrome.3.69i57j0l3.6472j0j4&client=ms-android-samsung&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8

    ResponderExcluir
  36. achei nesse sabado um bem te vi caído no chão o coloquei em uma caixa e os pais estavam na área e o alimentaram fimda tarde ele voou para uma fiação proxima mas não saiu de lá acabei pegando novamente pois os pais foram embora. voltaram pela manhã pra alimentar novamente e ele ficou o dia todo na caixa só a fim de tarde novamente tentar voar foi mais longe mais caiu novamente de muito alto mais os pais apararam a queda como tinha um cachorro estava anoitecendo peguei novamente e protege no dia seguinte os pais voltram cedo novamente o alimentaram e ele já se animou pra voar só que ele voa de casa em casa e voou mais longe não sei se ele conseguiu voltar pra casa com os pais ... não sei se fiz certo ... o que me diz? se amanhã conseguir encontra-lo devo interferir?

    ResponderExcluir
  37. Encontrei hoje um filhote de Urutau branco, me falaram para dar papinha de passarinho e até caldo de fubá... Você pode me indicar o que posso dar a ele e como dar? Se é na seringa, se a própria água é na Seringa... Aguardo, obrigada.

    ResponderExcluir
  38. Olá, achei na minha escola um filhote de pássaro que me parece ser um anu preto, é possível eu alimenta-lo com ração de gato úmida e triturada?

    ResponderExcluir
  39. boa tarde
    estou com uma andorinha bebe, acho que quebrou uma asa e não fica em pé.
    estou dando ração de cachorro, bebe, triturada e bem molhada.. ele está bem melhor, e está até engordando, porém ele não fica em é e se arrasta na caixa que estou deixando..
    como podemos ajudar esse bebezinho?

    ResponderExcluir