sábado, 25 de janeiro de 2014

Como cuidar de beija-flores (Resgatados)


Prepare diariamente uma mistura que substitui o néctar das flores da seguinte maneira: Colocar em um recipiente uma parte de açúcar para cada três de água (1/3) e deixe ferver por dois minutos. Essa mistura deve ser mantida fresca e trocada diariamente, para que não se formem fungos e nem bactérias que prejudicariam a ave.

Para alimentar-lo coloque a beberagem um uma seringa pequena (a de insulina), e deixe próximo a ponta do bico, enquanto despeja o líquido, deixe em seu rosto na cabeça, pois eles sempre se alimentam em vôo e isso faz com que aprendam em seguida a tomar da seringa, introduzindo sua língua comprida com que retiram o néctar (sua língua tem o dobro do comprimento do bico).

Os beija-flores tem apenas duas posições, ou pousam ou estão em vôo, por isso é recomendável colocar um ramo, um puleiro ou algo onde possa pousar. Repare que nas primeiras vezes que o ensinará a praticar vôo, eles fazem um trajeto curso e caem em qualquer lado porque não aprenderam ainda a pousar e nem coordenar seus movimentos, por isso é muito importante que preste muita atenção para que não caia ou se choque com algo.

Durante a noite não se alimentam e abaixam as pulsações consideravelmente, como se hibernassem, com o nascer do sol já começam a pedir alimento e o recomendável é que o faça dormir em locais escuros e que veja a luz quando vá alimentar-lo pela manhã. São muito delicados e requerem atenção constante e se alimentam de forma constante e em poucas quantidades.

Conforme ele vai crescendo, faça ele se acostumar com o bebedouro para beija-flores, é necessário dedicação permanente, pois eles não aguentam muito tempo sem se alimentarem, pode deixar em um pequeno viveiro todo fechado e o solte em um local seguro para que pratique voo, se habitue ao bebedouro e tenha possibilidade de caçar algum pequeno inseto.

Apesar que aprenderem a tomar no bebedouro, isso não é o suficiente, antes de dormir, pegue-o e ponha em sua caixinha, onde possa dormir bem quentinho, e em local bem escuro, apagando qualquer foco de luz que seja visível a ele. Possuem uma velocidade incrível, antes de dormir ofereça a mistura já citada em uma seringa e logo tomará tudo. 

Um tema preocupante era em relação de como incorporar as proteínas que adquirem através de insetos, por isso comece a soltar-lo aos poucos, para que possa caçar alguma mosquinha de fruta de uma casca de banana madura, por onde essas moscas costumam ficar. Há quem recomente também a adição de albuminas (proteína encontrada na clara de ovo), que pode ser adicionada como complemento.

Fonte: http://pajaros-caidos.blogspot.com.ar/2013/01/colibri.html (Acessado em 25/01/2013 às 23:00). Artigo de Clara Correa e traduzido e adaptado por Felipe Lobo. 



238 comentários:

  1. Bom dia,

    encontrei um beija flor machucado na rua e o trouxe para casa. Fiz um bebedouro com agua em uma tampinha rasinha porém ele não bebe nada. O que faço? preciso de ajuda pro meu amiguinho. Agradeço de coração.

    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ponha água com acúcar e dê pequenos insetos, como aquelas mosquinhas de frutas numa seringa. pode dar também ensure plus do sabor baunilha (somente baunilha), o que vende em qualquer farmácia e custa menos de 10 reais.

      Excluir
  2. Estou precisando de ajuda com dois beija-flores que foram abandonados no ninho pela mãe.

    ResponderExcluir
  3. Eles devem ter apenas alguns dias.

    ResponderExcluir
  4. Estou precisando de ajuda com dois beija-flores que foram abandonados no ninho pela mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá denise, desculpa a demora, os beija-flores são muitos sensíveis. primeiro mantenha-os em local aquecido, como explicado aqui http://assistenciadeavesurbanas.blogspot.com.br/2013/07/como-cuidar-de-filhotes-recem-nascidos.html só que no caso dos beija-flores eles comem além do nectar, insetos e muitos insetos. então misturado com ensure plus de baunilha (vende em qualquer farmácia) que substitui os insetos e tem em qualquer farmácia custando cerca de 10 reais, você pode adicionar pequenos insetos, como aquelas mosquinhas de fruta ou mosquitinhos de banheiro.

      Excluir
  5. Obrigada, Felipe. Estamos tentando cuidar dos bichinhos. Eles têm aproximadamente uma semana. São dois e estamos mantendo-os no ninho mesmo, pois está em uma schefflera plantada em um vaso, em lugar coberto.

    ResponderExcluir
  6. Oi Felipe, estou preocupada com os beija-flores. Eles já têm aproximadamente 12 dias e os olhos estão fechados. Eu os limpei com um cotonete e água, mas continuam fechados. Você sabe alguma coisa que possa me ajudar? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, você os alimenta com o que? eles abrem o bico quando se aproxima? eles comem pequenos insetos e néctar.

      Excluir
  7. Eu os estou alimentando com mel + água e Ensure Plus. Tive de trazê-los para dentro do meu apartamento,por causa do frio e da chuva. Mas estou mantendo-os no ninho. Encaixei o galho com o ninho em uma caixa de papelão. Hoje eu os limpei com cotonete e água. Ainda estavam com pedacinhos dos ovos pelo corpo. Estão comendo bem. Quando falo com eles e sentem o leve movimento na caixa, já abrem os bicos e esticam os pescocinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. está fazendo o correto, qualquer coisa envie as fotos dele para o meu e-mail: lobo-felipe@ive.com ou para o facebook https://www.facebook.com/refugio.de.aves.pajaros.caidos/?fref=ts

      Excluir
    2. Uma amiga encontrou um beija flor provavelmente machucado e levou para casa colocou agua acucarada para ele com uma gota de dipirona e estar dentro de uma caixinha o que deve fazer???

      Excluir
    3. gostaria de saber se o mel não mata os filhotes de beija flores?

      Excluir
  8. Prezado Felipe,
    Muito obrigada pela postagem. Há 4 dias resgatamos o que creio ser um filhote de beija-flor tesoura (com base na semelhança com os adultos que visitam nosso bebedouro na varanda), que estava se debatendo no chão, tentando voar e não conseguia. A asa esquerda dele está mais baixa que a direita, fica abaixo do rabo. Ele não tem tentado voar, apenas bate as asas devagar, sendo a esquerda mais devagar ainda, parece que quando se movimenta ele não consegue abaixá-la e encaixá-la corretamente. Os pés estão ok, ele fica bem no puleiro. Segui suas orientações gerais do post, tenho o alimentado de 30 em 30 min com um conta gotas, com o néctar premium da nutrópica. Ele não aceita tomar do bebedouro de flor ainda, então hoje coloquei um bebedouro de hamster bem parecido com o conta-gotas e ele tem tomado um pouco sozinho, mas menos do que quando eu o alimentava. Tenho algumas perguntas:
    1) posso mandar fotos dele e da asa para seu e-mail? Fico na dúvida se ele conseguirá voltar a voar, ou se sequer já havia aprendido (não sei se foi uma malformação da asa, algum predador, não há nada externo visível).
    2) É necessário dar o ensure plus baunilha para complementar a proteína, se estou dando o néctar alimento completo da nutrópica?
    3) Como fazê-lo se adaptar a beber do bebedouro de flor? Fico com medo de deixá-lo sozinho por mais de uma hora.
    Obrigada novamente por tudo!
    Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ele está comendo calcio? Pode dar uma gota de Avitrim cálcio por dia. Os beija-flores usam os pés só para ficarem em pé, eles não voam e nem dão pulos.

      Excluir
    2. Além do néctar, eles também comem pequenos insetos como moscas de fruta ou mosquitos de banheiro. São a base de proteínas para eles.

      Excluir
    3. Sim, dê o Ensure; pois tem proteínas que são importantes para eles. Agora se ele ainda não come no bebedouro, pode ser que ele seja muito jovem para comer sozinho. Envie uma foto da ave para lobo-felipe@live.com

      Excluir
    4. Felipe, deu super certo. Vou contar o meu relato num comentário mais visível abaixo. Obrigada por tudo!

      Excluir
  9. Bom dia! Encontramos um beija-flor no nosso quintal sem as penas do rabo. Aparentemente está com as asas e pés intactos, porém não consegue voar. Temos em casa um daqueles bebedouros para beija-flor, mas até agora ele ainda não aceitou, será que é porque ainda está com medo? Faz mais ou menos uma hora que o encontramos. Como fazemos para dar essas mosquinhas para ele? Somente deixá-las na sua frente? Agradeço muito sua ajuda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, envie uma foto da ave para lobo-felipe@live.com pode ser que seja um filhote, por isso ainda não come. sabe se há algum ninho por perto? para dar os insetos é fácil, quando se aproximar com o mesmo; ele vai abrir o bico.

      Excluir
  10. Olá encontrei um beija flor aqui na frente de casa, acredito que seja filhote. Vi as orientações acima e vou segui-las. El por enquanto não abre o olho e fica se balançando de um lado para o outro. Gostaria de saber de quanto em quanto tempo tenho que alimenta-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então, eles se alimentam desde ao nascer até o por do sol, se possível procure pelo ninho deles. eles comem a cada meia hora ou quando pedirem.

      Excluir
  11. Oi, boa tarde! Um beija-flor, que não sei se é filhote ou adulto, se chocou contra a janela do 4º andar do meu prédio e caiu. Peguei ele para cuidar e agora, vendo as suas dicas, estou alimentando ele melhor. Apenas mosquitinhos ainda não consegui. Mas, ele não consegue voar. Já olhei as asinhas e não vejo machucados. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  12. Olá, me parece que ele está estressado e precisa se recompor. Eles comem pequenos insetos e néctar. Pode dar a ele ensure plus de baunilha, isso vende em qualquer farmácia, mas acho que poderá soltar-lo hoje mesmo, ou amanhã de manhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, mas ela não conseguia voar. Demos ensure, mas ontem ele não queria comer nada. Coloquei ele numa cestinha vazada com galhos de árvores para se apoiar e umas flores para tentar pegar o néctar, mas não quis. Ficou andando o apartamento inteiro. Ontem tentamos ensaiar o voo com ele no sofá, mas não conseguia voar. Hoje, infelizmente, morreu.= :(

      Excluir
  13. Olá, um beija flor bateu em alguma coisa, caiu e não conseguiu voar mais, e agora? estamos dando a comidinha na boca dele ( a água com açucar)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele deve estar estressado pelo choque, mas logo ele irá se recompor. Pode dar a ele pequenos insetos, como os mosquitos de banheiro.

      Excluir
  14. Olá, um beija flor bateu em alguma coisa, caiu e não conseguiu voar mais, e agora? estamos dando a comidinha na boca dele ( a água com açucar)

    ResponderExcluir
  15. Olá, um beija flor bateu em alguma coisa, caiu e não conseguiu voar mais, e agora? estamos dando a comidinha na boca dele ( a água com açucar)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele deve estar atordoado, eles tomam néctar, mas comem também pequenos insetos, como as moscas de fruta ou de banheiro.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Olá,boa noite. Estou cuidando de um beija-flor há 25 dias no meu serviço, que foi encontrado no chão preso ao ninho. Ao final do primeiro a mãe o achou e durante 22 dias o alimentou.Assim que ela deixou de vir ele começou a beber o néctar próprio para beija-flor sozinho acrescido de glicose vet em gotas. Ele está com uma asa bem alta e a outra baixa e se encontra em um viveiro grande com diversos poleiros e aberto. Já tentou voar diversas vezes na área externa, mas voa desordenado, baixo e logo cai no chão. Não consegue voar para o alto. Diariamente troco o néctar dos bebedouros. Gostaria de saber se posso adicionar o ensure plus à mistura do néctar e trocar uma vez ao dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, bom dia. ele deve estar desajeitado porque ainda está aprendendo a voar. quanto ao ensure eu não sei se pode misturar ao néctar, eu acho que sim. vou confirmar. se puder dê pequenos insetos, como as moscas de fruta ou de banheiro para ele comer.

      Excluir
    2. Estive pela manhã no meu serviço e misturei o néctar com o insure e ele aceitou bem. Amanhã vou oferecer um bebedouro com néctar mais o glicopan pet e em outro ponto do recinto um com o insure. Mas se você conseguir confirmar, agradeço. Você tem conhecimento de algum beija-flor com uma asa mais alta e outra mais baixa ter conseguido voar? Estou preocupada pois quinta-feira ele conseguiu voar por cima do muro e caiu na avenida. Por sorte no momento não tinha movimento e eu consegui resgatá-lo e desde então estou evitando tirá-lo do recinto onde se encontra que possui uns 2 metros por uns 2,5 de altura.

      Excluir
    3. Acho que a asa caída deve ser falta de cálcio, pode comprar o avitrim cálcio e por duas ou três gotinhas por dia no bebedouro.

      Excluir
    4. Pode misturar o ensure com o néctar sim

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Olá Maria, o beija-flor que resgatei tinha uma asa bem mais baixa que a outra. O que eu fiz foi colocá-lo no dedo e descer o dedo lentamente para que ele sentisse o ar debaixo das asas, e com isso ele batia as asinhas. Faça isso algumas vezes com ele, por uns 5 minutos ao dia, num lugar fechado onde ele não possa tentar fugir, por exemplo, uma sala toda fechada, se der com algo macio embaixo para caso ele caia, não se machuque. Com alguns dias ele vai começar a treinar bater as asas sozinho dentro do viveiro, e daí a voar sozinho será um pulo. Boa sorte!

      Excluir
    7. Olá Amanda. Infelizmente o beija-flor que estou cuidando teve uma fratura na asa que colou errado. Essa asa está bem alta e segundo um veterinário que foi vê-lo e que é responsável por um Cetas ele só conseguirá voar escalando. Mesmo assim ele tenta voar e quando o faz voa baixo. Noto algum progresso em suas tentativas de vôo. Antes caia, agora pousa no chão. Então ofereço a ele um poleiro, pois ele não consegue dar impulso para cima. Ainda tenho esperança de que ele consiga superar essa deficiência e voe.

      Excluir
    8. Pode ser que pudesse imobilizar a asa com uma pequena tala, mas se o veterinário disse que não tem obque fazer.

      Excluir
    9. Olá bom dia achei um filhote de beija flor e não sei o que fazer com ele alguem me ajuda?

      Excluir
  18. Boa Tarde!! encontrei um beija-flor na rua. Ele estava no chão, até conseguiu voar mas não tão alto, então resolvi trazer pra casa. Ele colocava a linguinha pra fora toda hora, coloquei água com açucar e dei a ele com um canudinho. Eu não sei se ele ainda é filhote ou se é um adulto e está doente. Mas ele bebeu a água com açucar. Ele é verde e tem o bico vermelho. Coloquei ele em uma gaiola e ele esta no puleirinho, mas não voa. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, envie uma foto da ave para lobo-felipe@live.com Alem do néctar, eles também comem pequenos insetos, como as moscas de banheiro ou de frutas, ou pode dar o ensure Plus de baunilha. Ele não deve voar muito porque a gaiola é pequena e deve estar fraco e cansado. Vale lembrar que o metabolismo das aves é bem rápido e dos beija flores é ainda mais acelerado.

      Excluir
    2. Talita, depois que ele se alimentar por uns dias, tente ajudá-lo a fazer exercícios para voar. O que eu fiz foi colocá-lo no dedo e descer o dedo lentamente para que ele sentisse o ar debaixo das asas, e com isso ele batia as asinhas. Faça isso algumas vezes com ele, por uns 5 minutos, uma vez por dia, num lugar fechado onde ele não possa tentar fugir, por exemplo, uma sala toda fechada, com algo macio embaixo para caso ele caia, não se machuque (cama ou travesseiro). Com alguns dias ele vai começar a treinar bater as asas sozinho dentro da gaiola, e daí a voar sozinho será um pulo. Boa sorte!

      Excluir
  19. Pessoal, consegui reabilitar o beija-flor que resgatei. As dicas do texto e do Felipe deram super certo. O meu já havia saído do ninho, era um filhote que já ficava em pé no puleiro. O segredo foi ter paciência e não desistir. Eu o alimentava com o néctar de 30 em 30 minutos durante o dia, nos 3 primeiros dias, com um conta-gotas (eles conseguem colocar a linguinha dentro do buraquinho). Depois, coloquei um bebedouro de hamster que tinha a saída igual ao conta gotas (buraquinho), não use os de bolinha de ferro. Dê o néctar nesse bebedouro e o pendure próximo a ele, na gaiola. Isso fará com que ele coma sozinho quando desejar. Caso ele esteja fechando os olhos ou arrepiado, alimente-o e coloque uma lâmpada indireta próxima a ele para aquecê-lo. Assim que anoitecer, cubra a gaiola ou caixa com um pano ou toalha e coloque-o num lugar fechado e silencioso. Ele tinha uma asa bem caída, que não se mexia direito. Para treinar o vôo, o que eu fiz foi colocá-lo no dedo e descer o dedo lentamente para que ele sentisse o ar debaixo das asas, e com isso ele batia as asinhas. Fazia isso algumas vezes com ele, por uns 5 minutos uma vez ao dia, num quarto fechado, sobre a cama, para ele não se machucar caso caísse (o que ocorria com frequência no início). Com alguns dias ele começou a bater as asas sozinho dentro da gaiola, tentava voar rumo à janela. Coloquei numa gaiola maior e ele treinava vôo sozinho. Desde sempre pendurei um bebedouro de flor, para ele acostumar a tentar beber ali. Oferecia comida ali para ele se acostumar. Colocava a gaiola perto da janela, para ele se interessar a voar para fora. Quando ele começou a voar dentro da gaiola e passou a se alimentar sozinho na flor, em movimento, soltei-o. Agora, ele volta para visitar o bebedouro na varanda todos os dias. Tenham fé! É possível resgatar essas aves lindas, basta ter paciência e carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo conselho, vou agregar ao post.

      Excluir
  20. Ola Felipe estou com um filhote de beija flor esta ali comigo tem 15dias estou alimentando ele com água e açúcar ele esta se alimentando bem agora comprei uma vitamina para dar não sei de que espécie ele é ele fica quietinho parece que esta com frio dai coloquei uma lampada para aquece lo será que estou fazendo certo .

    ResponderExcluir
  21. Olá, você está fazendo o correto. No entanto precisa dar também o ensure Plus de baunilha, é um suplemento que tem nutrientes e substituem os insetos. É vendido em qualquer farmácia e deve misturar com o néctar do bebedouro.

    ResponderExcluir
  22. Felipe...resgatei um beija flor com uma asinha quebrada...
    Ele se alimenta no bebedouro...
    Porem estou preocupada com ele...oq faço em relaçao a asa?
    E a noite posso ficar tranquila ...ele fica sem comer mesmo?

    ResponderExcluir
  23. Felipe...resgatei um beija flor com uma asinha quebrada...
    Ele se alimenta no bebedouro...
    Porem estou preocupada com ele...oq faço em relaçao a asa?
    E a noite posso ficar tranquila ...ele fica sem comer mesmo?

    ResponderExcluir
  24. Felipe resgatei um beija-flor da rua. So que ele n voo a oque faço? estamos alimentando ele com agua com açucar e florzinhas de jabuticaba
    o que fazer me ajudaa

    ResponderExcluir
  25. Fellipe, boa noite! Resgatei um beija flor hoje. Parece que ele sofreu alguma pancada, pois está com as asinhas boas, sem machucados, e com os pezinhos também bem. Só esta paradinho... Estou administrando a água com açúcar na proporção de 1 medida de açúcar para 4 de água. Está correto? Fiquei muito aliviada em saber que tem uma forma de subtituir os insetos. O que fiquei em dúvida, foi quanto a quantidade que devo dar. Quantas vezes ao dia, e qual quantidade. Tenho o alimentado em seringa. Desde já, muito obrigada! E parabéns pelo trabalho!!!!

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Oi Felipe estive vendo os relatos aqui e fiquei muito feliz, tambem resgatei 2 filhotes de beija flor ja faz 13 dias desde entao comecei a dar nectar para eles. Não sabia que podia dar insetos de frutas para eles e ontem eles estavam bem um ja esta voando bem e consegui ensinar para ele beber o nectar no bebedouro o outro nao aprendeu ainda . Ontem eles estavam muito felizes cantando e hoje ao amanhecer um estava triste e so ficava com os olhos fechado e teve uma hora que ficava virando a cabeça para traz e batendo as asas parecendo que estava tendo convulsão fiquei preocupada corri na casa de aves e comprei um antibiotico para ela. O que faço agoratambem quero saber qual a quantidade devo dar de ensure plus baunilha.
    Parabens pelo belo trabalho de nos ajudar.

    ResponderExcluir
  28. Oi Felipe estive vendo os relatos aqui e fiquei muito feliz, tambem resgatei 2 filhotes de beija flor ja faz 13 dias desde entao comecei a dar nectar para eles. Não sabia que podia dar insetos de frutas para eles e ontem eles estavam bem um ja esta voando bem e consegui ensinar para ele beber o nectar no bebedouro o outro nao aprendeu ainda . Ontem eles estavam muito felizes cantando e hoje ao amanhecer um estava triste e so ficava com os olhos fechado e teve uma hora que ficava virando a cabeça para traz e batendo as asas parecendo que estava tendo convulsão fiquei preocupada corri na casa de aves e comprei um antibiotico para ela. O que faço agoratambem quero saber qual a quantidade devo dar de ensure plus baunilha.
    Parabens pelo belo trabalho de nos ajudar.

    ResponderExcluir
  29. Oi Felipe bom dia eu não encontro esse ensure plus para comprar ele e liquido ou em pó por favor me responde estou desesperada que muito ajudar as florzinhas

    ResponderExcluir
  30. Tentei solta-la mas um beija flor ja adulto começou a bater nelas até cair da arvore entao peguei elas novamente e fiquei com medo da maior matar elas, o que faço me ajuda help

    ResponderExcluir
  31. Oi Felipe, boa noite! Hoje resgatei um beija-flor, me parece adolescente, estava se debatendo no chao em frente a minha casa, tentando voar, qdo o peguei percebi q a asinha estava quebrada e saindo sangue; fiz a mistura q vc orientou e ele esta se alimentando bem, mas nao sei o q fazer com a asa quebrada e com o machucado! Por favor, me ajude!

    ResponderExcluir
  32. OI FELIPE, TD BEM?
    uM BEIJA FLOR BEM PEQUENO POUSOU NO MEU CARRO A 20 DIAS E EU O PEGUEI, ESTOU DANDO NECTAR, aqueço ele, dorme no escuro e tudo mais. Ele não come sozinho, pede comida de 1 em 1 hora, como eu faço pra ele comer sozinho, só o nectar ta bom?
    Outra coisa, quando ele dorme ele tem um sono muito profundo, nao acorda nem se eu chamo, parece que ta bebado, isso é normal? quando vai estar pronto para poder solta-lo? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, agora já está tarde, né, mas só pra você saber: quando vai dormir, o beija-flor entra numa espécie de pré-hibernação, faz isso porque não tem uma camada interna de plumas para se proteger do frio durante a noite, então seu metabolismo cai, economizando energia.

      Excluir
  33. Olá Felipe! Tenho um ninho de beija-flor na porta de entrada da minha casa. Agora são em torno de 12º familia no mesmo ninho e em media ninha entre 2 a 3 meses. Isto é uma grande alegria, mas estou com um problema serio. A mãe entrou dentro de um dos comodos e não conseguiu sair, faleceu depois de 2 dias, apos tentarmos reanimá-la. Agora temos no ninho 2 filhote, que estão sendo alimentados com Nectar comprado a ser diluido. Isto já tem 4 dias, estão resistindo, mas tenho muito receio que não resistirão. Já li algumas dicas de luminosidade que vou aplicar. Minha pergunta: Apenas com este nectar será suficiente para seu desenvolvimento? O que mais posso fazer para cuidar melhor e garantir sua sobrevivencia? Agradecemos muito por seu canal e retorno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. A beija flor mae faleceu depois de 2 dias, depois um filhote e depois o outro?

      O ninho será utilizado por outros?

      Excluir
  34. Boa noite.
    Recentemente encontrei um beija-flor com a asa provavelmente quebrada. Ele não consegue voar, apesar de tentar. Estou mantendo-o em uma caixa forrada com um pano, alimentando com água açucarada, mas não sei se é o suficiente. O que eu posso fazer com a asa? E a alimentação? Preciso incluir mais alguma coisa?
    Grata

    ResponderExcluir
  35. olá bom dia
    acabei de encontrar um beijar-flor aparentar não estar machucado e acho que estava aprendendo a voar no momento em que caiu e agora quero ajuda-lo

    ResponderExcluir
  36. Oi a alguns dias encontrei dois beija flor ak en casa.acredito que a mae deles tenha morrido.desde entao estou cuidando deles isso ja faz quase 2 semanas. Estou alimentando eles apenas com nectar.mais eles tomao muito e as vezes parece ate que o papinho vai explodir.pode dar o tanto que eles quiserem ou nao? De quanto em quanto tempo tenho que dar? Eles ainda n abrirao bem os olhos e normal? Me ajude por favor !!obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é normal o papo encher, pois significa que estão satisfeitos, após eles defecarem, o papo esvazia. O Ensure pode ser dado na quantidade que eles desejarem, pode fazer numa tampinha de refrigerante e dar a ele até o papo dele encher. O Ensure substitui os insetos, pois ao contrário do que as pessoas pensam, eles se alimentam de pequenos insetos. Eles demoram um certo tempo para abrirem os olhos. Abraços.

      Excluir
    2. Bom dia! O ensure é em pó ou líquido? Desde já agradeço sua atenção. Preciso de ajuda.

      Excluir
  37. Olá ? Achei um beija-flor filhote no meu quintal , estou dando água com açúcar pra ele . Só pra dormir que ele está muito girado , estou mantendo ele em uma gaiola , e pra dormir eu apago tudo e coloco um lençol na gaiola pra não ter claridade alguma , mas mesmo assim ele fica bem nervoso , o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  38. Bom dia!! Estou precisando de ajuda, estou com um filhote hoje de beija flor a mãe abandonou o ninho,só que achei nele vários Barnes não sei se do irmão que estava morto ao lado, gostaria de saber se há algum remédio paraessas larvas nojentas, e gostaria de saber se há outro alimentos, estou dando néctar que comprei.

    ResponderExcluir
  39. Bom dia!! Estou precisando de ajuda, estou com um filhote hoje de beija flor a mãe abandonou o ninho,só que achei nele vários Barnes não sei se do irmão que estava morto ao lado, gostaria de saber se há algum remédio paraessas larvas nojentas, e gostaria de saber se há outro alimentos, estou dando néctar que comprei.

    ResponderExcluir
  40. Olá! Eu encontrei um beija-flor e ele só bate uma das asas

    ResponderExcluir
  41. Olá, eu achei um filhote de beija flor que já está tentando voar. Eu estou alimentando ele com água e açúcar, eu fervo os dois pra formar um caramelo bem ralo. E também deixe-o em uma caixa de sapato toda furada e com dois gravetos. Mas n sei como alimentar ele com mosquitinhos, como disse ali em cima, se pudesse me ajudar com isso, e dizer se estou fazendo certo agradeço.

    ResponderExcluir
  42. Olá tirei o beija flor da boca do gato de estimação da minha sobrinha ele perdeu algumas penas e não consegue voltar a voar por enquanto estou alimentando ele e ja ta aparecendo as penas brancas ... mas estou preocupada q o bico bem na Ponta entortou o q faço ???

    ResponderExcluir
  43. BOA NOITE, AQUI EM CASA UM BEIJA FLOR FEZ UM NINHO E AGORA ABANDONOU TEM DOIS DIAS QUE NÃO APARECE FUI VER O NINHO TEM UM FILHOTE RECEM NASCIDO TAMANHO DE UM BESOURO ..... O QUE EU FAÇO SOCORRO

    ResponderExcluir
  44. BOA NOITE, AQUI EM CASA UM BEIJA FLOR FEZ UM NINHO E AGORA ABANDONOU TEM DOIS DIAS QUE NÃO APARECE FUI VER O NINHO TEM UM FILHOTE RECEM NASCIDO TAMANHO DE UM BESOURO ..... O QUE EU FAÇO SOCORRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm estou precisando de ajuda com isso, mesma coisa aconteceu comigo.

      Excluir
    2. Eu tbm estou precisando de ajuda com isso, mesma coisa aconteceu comigo.

      Excluir
  45. Ola bom dia estou com um beija flor acheinna frente de casa aparentemente com uma asa quebrada pois nao consegue voar e esta uma mais baixa q a outra ,quanto a alimentaçao estou dando agua com açucar por enquanto ,a questao é,sera possivel ele voltar a voar?o que posso fazer na asa?

    ResponderExcluir
  46. um pouco de mel diluido em água faz mal para o beija flor?

    ResponderExcluir
  47. Pode dar para ele reduzcom shake de baunilha?

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Oi, Felipe, tentei te mandar um e-mail acerca do beija-flor que estou cuidando mas a mensagem voltou, você poderia por gentileza confirmar o endereço?

    ResponderExcluir
  50. Felipe, boa noite. Achamos um filhote de beija flor. Nao consegue voar ainda. Nao achamos o ninho. Pegamos e colocamos numa caixa de sapato forrada com papel absorvente. Fizemos uns furinhos. Demos água com açúcar. Ele não tomou mto.
    Qual orientação pode nos dar?
    Att
    Margareth.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Margareth, eu encontrei um filhote nas mesmas condições; alimento em dias alternados com água com açúcar (solução 4:1) e um preparado vitaminado para néctar da Alcon, que se encontra em pet shops. Comecei com seringa e agora ele está usando o bebedor. É muito importante lavar bem tanto um como o outro todos os dias. Dizem que água com açúcar mata o beija-flor, mas o que mata são os fungos que se desenvolvem ali, por isso é fundamental trocar e lavar diariamente.
      A parte mais difícil é conseguir insetos como fonte de proteína, mas eles gostam de drosófilas, pequenas aranhas de parede (cinza, bem pequenas mesmo), larvas de traça (aquela que sobe com o casulinho pela parede). O Felipe recomendou dar ensure baunilha, que tem proteína, e parece que clara de ovo cozida também pode.
      Fiz um ninho com um vasinho de plástico cheio de algodão (pra dar uma boa altura), forrei com papel higiênico (ele se incomoda porque a pata engancha no algodão) e deixei duas orelhas de algodão saindo do vaso para fazer uma cobertura sobre o filhote durante a noite. Não acendo luzes no cômodo da casa em que ele estiver e, quando escurece, ele entra numa espécie de pré-hibernação. Então coloco o ninho dentro de uma gaiola (as de roedores são boas, porque às vezes abrem a lateral toda, as de passarinho têm portas muito pequenas) para que fique protegido durante a noite. Eles acordam bem cedo, logo que o sol surge.
      Se quiser trocar mais idéias pode me adicionar no facebook, http://www.facebook.com/c4ssiopei4
      Será um prazer ajudar

      Excluir
  51. Oi Felipe,
    Também estou com um beija-flor que caiu do ninho, mas não está ferido.
    As minhas dúvidas sao em relação ao ensure plus: pó ou líquido? Se pó, como diluí-lo? Qtas vezes por dia e em que quantidade?
    Desde já agradeço.
    Aguardo ansiosamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei líquido, mas degrada rapidamente. Por outro lado, encontrei outros preparados de néctar que vêm enriquecidos de proteína, diferente desse da Alcon. Então mudei, porque o ensure é muito caro e na minha casa é difícil conseguir bichinhos pra alimentar o beija-flor

      Excluir
  52. Estou acostumada a resgatar cães e gatos, nunca antes um beija-flor.
    Gostaria muito de poder ajudar este pequenino.

    ResponderExcluir
  53. Genteeee...Não tenho visto mais respostas do Felipe.
    Alguém ne ajuda...por favorrrr

    ResponderExcluir
  54. Olá Felipe
    Estou cuidando de um beija flor bebê
    Ele já tem bastante penas, parece que está com um probleminha em um dos olhos é difícil de abrir, o que poderá ser?

    ResponderExcluir
  55. Oiiii Felipe.
    Estou tendo o privilégio de cuidar de um beija-flor a uma semana, estava quase morto, ontem começou ou voltou a voar. Só que as perninhas não funcionam. Ele é preto com a parte de baixo do rabo branco. Ele nao se apoia, ele cai pra frente ou fica de barriga pra cima com as perninhas moles para trás. Só fica "pousado" quando consegue sentar em cima do rado (rabo pra frente) e apoiado nas asas abertas. é até engraçado, mas é triste. O que é possivel fazer? Será que ele está aleijadinho? Ou é assim mesmo? Obrigadaaaaa =)

    ResponderExcluir
  56. Bom dia Felipe, entro em contato pois resgatei um beija flor há 3 dias, tenho feito o que recomendou, ele fica numa caixinha adaptada com um puleirinho. Deixo um bebedouro com a água açucarada, ele toma sozinho, e dei tbém o ensure plus baunilha (ele não gosta mas eu insisto com uma seringuinha). Ele fica quietinho, as vezes ele cai e fica com as patinhas pra cima, eu pego rapidinho e coloco de volta no puleiro. Ele parece que tem uma das asas com problema, não sei exatamente. Não sei como pegar os insetos e oferecer para ele. Quanto tempo normalmente eles demoram para se restabelecer? Estou muito preocupada se estou fazendo certo. Por favor, me oriente. Aguardo
    Chris

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde ! encontramos aqui na empresa um beija-flor e tudo indica que a asa dele pode ter quebrado ao bater em uma janela. Demos água com açúcar e ele se alimentou,porem não consegue voar, oque podemos fazer para salva-lo? pois estamos muito preocupados.

    ResponderExcluir
  58. Acabei de encontrar um filhote de beija flor no trabalho segui as recomendações e ele está se alimentando bem mas acho que dei mole quando o alimentei a água com açúcar ainda estava um pouco morna e parece que ele fico meio eufórico tem algum problema?

    ResponderExcluir
  59. Felipe gostaria de saber se posso dar frutas para beija flor?

    ResponderExcluir
  60. felipe cade vc preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  61. Pessoal ontem um beija flor delicado entrou em casa e foi ate a porta do meu quarto e caiu no chão, fui até e o peguei e vi que estava ferido, meio desnorteado não estava com a asa quebrada mas tinha as 2 ultimas penas maiores de uma asa quebrada e arrancada creio eu, mas voava baixo. coloquei numa caixinha com pano para que ficasse aquecido no quarto escuro, depois comecei a dar na seringa de 1 ml o néctar, já eram 20 horas e ele bebeu 3 seringas de 1 ml de nectar. Dormiu ou descansou a noite.
    De manhã estava voando baixo, mas peguei e dei umas 3 seringas de néctar ele bebia espontaneamente e em intervalos de 40 minutos. Voltei do trabalho mais cedo para alimentá-lo e havia comprado ensure plus baunilha para oferecer a ele. a tarde ele bebeu apenas 1/3 de uma seringa de 1 ml e não quis mais apenas o nectar bebeu 3 seringas de 1 ml ate agora a noite, está muito docil deixa eu oferecer o nectar a ele e não voa. Pensei em solta-lo mas acredito que não consiga voar alto e nem se alimentar sozinho. Vou continuar alimentando ele mais um dia. Quero muito que ele volte na natureza e seja livre e feliz e não morra.

    ResponderExcluir
  62. Quem puder me orientar ou ajudar meu e mail é jcfc@terra.com.br ou pelo whats eu passo, ok.
    Obrigado Julio Caetano

    ResponderExcluir
  63. A mãe beija flor abandonou seus dois filhotes com apenas 3 dias de vida, são muito pequenos e nem tem peninhas ainda. Estou dando aquelê pó para diluir em agua, próprio para beija flores. Esta correto ?

    ResponderExcluir
  64. Oi Felipe minha mãe achou um filhote de beija flor mas ele não voa mas ela deu água pra ele oq eu faço pra alimentar certo e tals

    ResponderExcluir
  65. Olá! boa tarde! apareceu hoje pela manha um beija-flor na minha loja, e parece estar machucado. Comprei um néctar para diluir na agua e dei em pequenas quantidades, mas não esta reagindo. Coloquei um galho dentro de uma caixa de papelão não totalmente coberto... pra mante-lo aquecido. O que mais devo fazer?

    ResponderExcluir
  66. Resgatei um filhote de beijar flor, estou diluindo néctar com água e dando para ele. Isso já é o suficiente? E qtas vezes por dia que toma? Dei uns insetos tbm e clara de ovos.. Está correto?

    ResponderExcluir
  67. Resgatei um filhote de beija flor,ele está todo empenado, mas não aceita o nectar da Nutropica. Ele.joga acabecinha pra trás... estou desconfiada que que queda do ninho foi alta... o que posso fazer? Qual a medida de ensure?

    ResponderExcluir
  68. Resgatei um filhote de beija flor,ele está todo empenado, mas não aceita o nectar da Nutropica. Ele.joga acabecinha pra trás... estou desconfiada que que queda do ninho foi alta... o que posso fazer? Qual a medida de ensure?

    ResponderExcluir
  69. Resgatei um filhote de beija flor,ele está todo empenado, mas não aceita o nectar da Nutropica. Ele.joga acabecinha pra trás... estou desconfiada que que queda do ninho foi alta... o que posso fazer? Qual a medida de ensure?

    ResponderExcluir
  70. acabo de resgatar um filhote de BF qyue caiu do ninho.....o aqueci ...mas não o alimentei pois já é tarde da noite ....aguardo até amanhã cedo para tratá-lo?

    ResponderExcluir
  71. Posso dar albuminas a um filhote de beija flor sem ter nenhum problema?

    ResponderExcluir
  72. De quanto em quanto tempo devo alimenta-lo?

    ResponderExcluir
  73. Boa noite, ontem separei uma briga entre dois beija flor, infelizmente um não conseguiu voar, então trouxe ele pra minha casa e estou dando néctar da nutrópica pra ele, porém ele não consegue ficar em pé, fica o tempo todo deitado no na caixa de sapato que eu o coloquei, bate as asas mas não voa. Aparentemente as asas estão bem, o problema é que ele não fica em pé, fica o tempo todo deitado. Alguém pode pelo amor de Deus me ajudar? Será que posso dar algum tipo de analgésico pra ele?

    ResponderExcluir
  74. Meu namorado encontrou dois filhotes de beija-flor em nosso condomínio, um era calmo e outro bem agitado, estavam bebendo normal água com açúcar e ensure plus de baunilha pela seringa, colocamos ele em uma latinha bem fechada forrada com papel higiênico, ele alimenta eles várias vezes durante o dia, e coloca-os para tomar sol. Mas, nessa madrugada, o que era agitado está com o pescoço bem mole e desorientado. Ficou de madrugada batendo as asinhas, depois de um tempo parou e amanheceu bem molenguinho... parece que não irá resistir, pode estar sentindo falta da mãe. O que sugerem para ajudá-lo a melhorar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa lata fechada fica alguma abertura para eles respirarem? Sugiro colocar numa caixa aberta, com um palito de churrasco enfiado a 1 dedo do fundo, para eles poderem subir. Abraços

      Excluir
  75. Nessa lata fechada fica alguma abertura para eles respirarem? Sugiro colocar numa caixa aberta, com um palito de churrasco enfiado a 1 dedo do fundo, para eles poderem subir. Abraços

    ResponderExcluir
  76. Olá,eu achei um beija-flor caído no chão da cozinha hoje, não parece machucado, só parece atordoado, mas tenho um problema, não posso ficar com ele todo o tempo,tenho muitas coisas que PRECISO fazer, e não tenho com quem deixá-lo, e agora o que posso fazer para que ele não morra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina. Ele está voando? Vc tem alguma gaiola? O ideal seria coloca-lo numa gaiolinha com um bebedouro pequeno de beija flor dentro, com uma solução de água e néctar para beija flor perto dele (no mesmo puleiro) para ele poder se alimentar quando você estiver fora. Quando ele começar a voar bem dentro da gaiola você solta. Boa sorte e parabéns por cuidar dele =)

      Excluir
  77. olá bom dia! CORTARAM UMA ÁRVORE NA MINHA RUA E CAIU UM FILHOTE DE BEIJA FLOR O NINHO FOI DESTRUÍDO, EU PEGUEI O FILHOTE PARA TENTAR CUIDAR MAS NÃO SEI O QUE DAR PARA ELE COMER E COMO DAR. ALGUÉM ME AJUDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela, coloque-o numa caixinha e dê néctar de beija-flor misturado em água num conta-gotas. No mais, leia o texto acima e as respostas nos comentários e encontrará toda informação que precisa. Boa sorte pra vcs!!

      Excluir
    2. Ele colocará o biquinho no furinho do conta-gotas.

      Excluir
    3. OBRIGADA AMANDA! FAREI ISSO :)

      Excluir
  78. Filipe, que ser humano lindo você; sempre disponível a ajudar sem pedir nada em troca. Deus continue te abençoando 😊

    ResponderExcluir
  79. Amanda, me perdoe 😊
    Você também é Preciosa para Deus com essa atitude Deus te abençoe 🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana! Que Deus abençoe a todos nós! Bjs!!

      Excluir
  80. Bom dia tenho acompanhado o nascimento de 2 beija flor ,eles tem quse 20 dias apos quebrar o ovo porem hoje ele caiu 2 vezes do ninho,sera que devo colocar de volta ? Estou com dó pq aqui é condimominio e passa mtos carros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos! Ele já voa?
      Coloque novamente no ninho e observe se a mãe voltará p cuidar dele. Se ele cair de novo,leve para sua casa, busque acima um comentário meu sobre como cuidei do que resgatei. Tem todas as dicas, em alguns dias qd ele estiver voando bem ao ponto de pairar no ar, vc solta. Boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigado por responder Amanda. Abraços.

      Excluir
  81. Encontrei um ninho de beija-flor, com 7 dias de vida e a mãe morta ao lado, trouxe para alimenta-los e aquece-los, mas não sei em que temperatura deixar. Eles estão aceitando bem a comida, fiz uma mistura com 1/4 de açúcar e 3/4 de água como havia lido. Entretanto não sei se é o suficiente, tenho que incorporar mais algo junto com a mistura? E terei que mudar a alimentação deles daqui algum tempo? De quanto em quanto tempo dou comida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna. Beija-flores comem principalmente pequenos insetos como moscas-de-fruta e moscas de banheiro, geralmente a cada meia hora do nascer ao por do sol.

      Excluir
    2. Além do néctar. Os insetos vão junto ao néctar.

      Excluir
  82. BOM DIA... ENCONTREI UM FILHOTE DE BEIJA-FLOR NESSA MANHÃ E NÃO SEI MUITO BEM O QUE FAZER COM ELE. Alguém poderia me ajudar a cuidar dele para que possa ser devolvido a natureza? meu whats é (96) 99199-9525

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maycon, coloque-o numa caixinha com um palito de churrasco atravessado para ser um puleiro para ele. Dê num conta-gotas néctar para beija-flor ou uma solução de água e açúcar e uma pitada de sal. No mais, leia as dicas e comentários acima para o que fazer a seguir. Boa sorte e parabéns pelo gesto!!

      Excluir
    2. Quero falar com vc Amanda ...pir favor

      Excluir
    3. Carlos, pode me mandar um email que responderei. amandaolivomm@gmail.com

      Excluir
  83. Encontrei um beija flor caído no meu quintal. Ele está sem uma das perninhas
    Não esta voando. Não sei se nasceu sem a perninha ou se algum gato o pegou. Esta cicatrizado. Mais ele não está voando. Tem muitos gatos próximo a minha casa. Coloquei ele numa gaiola para protegê los. Mais tenho medo deles morrerem. Não sei o que fazer. Alguém pode me ajudar por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os beija-flores necessitam de alimentação constante de pequenos insetos e néctar, quanto as patinhas deles servem somente para apoio seria bom que enviasse fotos deles seria possível?

      Excluir
  84. Olá Felipe, suas dicas e conhecimento são de grande auxílio. Tem um ninho perto de casa em local mto exposto as pessoas que passam na rua. Eles devem ter uns 15 dias e não tenho visto a mãe sobre eles no ninho, será que ela abandonou ou uma matéria que li sobre ela não ficar sobre eles após 8 dias é verdadeira?
    Que devo fazer?

    ResponderExcluir
  85. Boa noite amigos, apos uma forte chuva o ninho de um pequeno beija flor foi jogado longe resgatei o mesmo sequei ele e envolvi em algodão e um pano seco , coloquei em uma caixinha e re aloquei onde estava o ninho fiquei vigiando de longe a mãe dele voltou e estava deita com ele sera que corre o risco de abandona-lo?

    ResponderExcluir
  86. Bom dia, hoje resgatei um beija-flor de um gatinho q estava brincando com ele, ele tá mt assustado e com poucas penas(acho q ele ainda n tinha todas pq aparenta ser filhote) e quero saber como posso ajuda-lo a se recuperar e se só o ensure pus de baunilha e o néctar já e o suficiente, de quanto em quanto tempo e como devo dar para ele(se mistura c o néctar ou da separado e a quantidade).

    ResponderExcluir
  87. Boa Tarde acabei de resgatar um em frente a loja que trabalho aprece estar com dificuldade para voar... respirando bem fraquinho o que posso fazer para ajudar ele e como alimentar

    ResponderExcluir
  88. Bom dia estou cuidando de um filhote de beija flor que resgatei. O mantenho em uma gaiola pois tenho medo que se machuque por causa do ventilador. Veja que já está voando muito bem. Será que consigo introduzilo a natureza. Estou com medo de fracassar neste quesito. Por favor me aconselhem o que fazer. Estou desorientado.

    ResponderExcluir
  89. boa noite encontrei um beija flor com as asas cortadas. e não sei o quer fazer pois trabalho e não vou ter tempo de cuidar gostaria de saber se tem algum lugar que eu possa deixa ele?

    ResponderExcluir
  90. Eu acabei de pegar um aqui em casa dei a ele mel diluído com água! Ele bebeu bastante depois coloquei ele pra voar... Liberdade aos animais :)

    ResponderExcluir
  91. Bom dia. Encontrei agorinha aqui em o quintal de minha casa, um lindo filhotinho de beija-flor. Como faço para cuidar desse pequenino. Por enquanto fiz um pequenino ninho e o coloquei. O que mais devo fazer. Me ajude, não quero ele morra.

    ResponderExcluir
  92. Boa tarde pessoal.aqueles que resgataram filhotes de beija flor. Vocês podem alimentar ele com papa para filhotes pássaros da Alcon club.em alguns lugares também é conhecido como papa de bucho.Também podem procurar Ensure plus (baunilha).
    Espero telos ajudado.

    ResponderExcluir
  93. Estou cuidando de um beija flor tesoura a mais de 1 mês, só que ele parece nao ter força para bater as asas, estou dando Nectar e insure de baunilha. Queria muito que ele aprendesse a voar para eu poder soltar ele na Natureza, mas estou desaninada, o que posso fazer por ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Eles demoram um pouco pra crescer mesmo. Agora o que pode fazer é estimular ele a bater as asas com exercícios como por ele no seu dedo e fazer movimentos para cima e para baixo.

      Excluir
  94. Sim, faço esse exercicios todos os dias. O que percebi que uma das patinhas dele nao tem firmeza, mas isso nao vai impedir ele de voar não é? Ou vc acha que é por isso ?

    ResponderExcluir
  95. Olá Felipe!
    Ainda bem que achei seu blog!
    Estou cuidando de um beija flor que parece estar com a asa quebrada.
    Amanhã já vou começar com o Ensure.
    Você acha que tem como ele sarar?
    Estou com o coração apertado!

    ResponderExcluir
  96. Olá, ontem eu achei um beija flor no chão perto de uma árvore,acho que caiu do ninho, ele é bem pequeno e não voa ainda, estou alimentando ele com água com mel e agua com açúcar, oque mais dou a ele? Ele pia direto será fome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ranely Cardoso você pode comprar papa para filhotes pássaros(marca Alcon club) e só misturar com água filtrada até ficar uma papinha.E tem o Néctar de beija flor da Alcon club. E só misturar com água filtrada e dar para beber. Não é aconselhado dar mel ou açúcar pois fermenta e pode dar um fungo no bico do beija flor. Espero ter ajudado.Eu estou criando um e já estou quase soltando ele.

      Excluir
  97. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  98. Preciso de ajuda com urgência, encontrei um beija-flor, ele não consegue voar, e perdeu a pena traseira que o ajuda a voar, alimentei ele com água com açúcar, e cobri ele para ficar aquecido. Eu faço mais alguma coisa?? Ele consegue voar sem a pena da cola??

    ResponderExcluir
  99. Preciso de ajuda urgente ,acabei de achar um ninho com 2 beija flor no chão da rua aqui perto ...o que faco ...como posso ajudar ...nao vejo pais por perto ...como alimento ...

    ResponderExcluir
  100. Oi! Estou com um beija flor sem uma das asas assim não consegue voae e nem ficar em pé direito! Come bem ...água com açúcar... mas gostaria de ver se tem alguma vitamina para poder dar a ele para recuperar-se mais rápido! Além disso Ele se bate bastante tentando voar...gostaria de ver setem alguma dica de tentar enrolar ou "enfaixar"ele para proteção da asa machucada????Agradeço muito ajuda!

    ResponderExcluir
  101. Ola, esse blog ainda esta no ar? Moderador responde?

    ResponderExcluir
  102. Olá,um beija flor veio para minha casa ainda no seu ninho, em uma palmeira.pesquisei e fiz tudo direitinho, mas infelizmente hoje ainda pela manhã cedo, fui alimentar lo encontrei o morto.mas tentamos, eu e o meu marido fizemos o que estava ao nosso alcance.

    ResponderExcluir
  103. Olá boa tarde acabei de encontrar um beija flor machucado na rua da minha casa,n sei se ele está morto, está com os olhinhos fechados, mais está respirando com dificuldade é só movimenta as patinhas, será q já está morto ou possa o ajudá-lo ainda?

    ResponderExcluir
  104. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  105. Boa tarde a todos. Trabalho em uma escola estadual, e hoje ao chegar (pelas 16:10h) vieram me relatar que alguns alunos haviam pegado um beija-flor (adulto). Pois bem, o problema é que eles arrancaram as penas das asas e calda, chegando a sangrar. Peguei e coloquei-o numa caixa (não consegui uma gaiola) com uma vasilha com uma mistura de água e açúcar (com proporção 3 por 1) e deixei próximo a ele. A boa notícia é que está se alimentando (graças a Deus). Mas a partir de agora, o que posso fazer ajuda-lo? Desde já agradeço a ajuda de todos.

    ResponderExcluir
  106. Gente achei um beija flor filhote acho que ele deu seu primeiro voo e bateu o bico e ficou caído no meu quintal, seu bico na parte inferior está torto, alguém sabe o que posso fazer, vi na internet para dar água com açúcar,estou preocupado com o bico dele

    ResponderExcluir
  107. Por favor um esclarecimento: a clara deve ser cozida ou crua?

    ResponderExcluir
  108. Bom dia, encontrei um beija-flor caído na rua não sei se é filhote, Tentei colocar ele na árvore que estava próxima Porém quando passei por ali ele estava caído novamente, estou dando água com açúcar e o Ensure ele está até voando porém ele não consegue firmar os pezinhos no poleiro. Já verifiquei e os movimentos dos pés estão normais, estou tentando fazer ele parar ou no poleiro ou no dedo mas parece que ele não tem força para agarrar, sabem me dizer se isso é normal caso ele seja filhote? Ou o que poderia ser?

    ResponderExcluir
  109. Boa noite

    Caiu um filhotinho de beija flor em minha sacada,ele bateu no vidro e caiu. Está quietinho, não quis beber água com açúcar. Amanhã cedo vou passar na farmácia e comprar insure de baunilha, há mas algo que eu deva fazer?
    Ele está em uma caixa de sapato com um bichimbi de pelúcia para esquenta lo

    ResponderExcluir
  110. Olá.. a pouco encontrei 1 beija flor no chao.. ele nao consegue voar e esta sangrando um pouco na regiao do peito .. estou dando agua com açúcar.. oq que devo fazer mais ? de quanto em quanto tempo preciso dar comida a ele ?

    ResponderExcluir
  111. Hoje é um dia em que eu fiquei muito feliz, assim como alguns colegas meus em nosso ambiente de trabalho. Fiquei sabendo que um passarinho estava voando dentro do nosso stand de vendas e ele não conseguia encontrar a porta de saída. Ele já estava no seu segundo dia, se debatendo, voando, pousando nas luminárias, mas ninguém conseguia alcançá-lo pois o pé-direito aqui é duplo, muito alto. Foi aí que eu tive uma idéia. Coloquei no computador, um vídeo que encontrei no Youtube, com o título: Canto de pássaro preto , com duração de 60 minutos. Ao sonorizar a sala, percebi claramente que o passarinho começou imediatamente a se aproximar de o onde eu estava. Em dado momento, chegou até a pousar sobre a mesa , mas se assustou e voou de novo. Mas o mais incrível ocorreu quando ele por fraqueza, simplesmente caiu sobre a mesa, encima de um saco plástico, já colocado para essa finalidade. Era um lindo beija-flor, dos grandes, mais de 20 gramas. Peguei em minhas mãos, e 0 levamos para fora. Uma colega preparou água com açúcar e oferemos a ele. Começou a beber bastante. Estava desidratado. E o espetáculo de sua linguinha puxando a água do copo. Logo começou a recobrar as energias. Tentamos dar também seiva de flores colhidas no jardim da frente. Fizemos vídeos com a alegria de ter salvado esse beija-flor. Ele pousou sobre meu dedo, enquanto bebia. Num dado momento, bateu fortemente suas asinhas e saiu voando para a Natureza, seu habitat, de encontro aos seus amiguinhos. Foi uma experiência incrível. Adoro animais, de qualquer espécie; e eu falei que não sossegaria enquanto não o resgatasse. Valeu muito a pena, ganhei o dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela ação! Estou com um no meu quintal. Parado próximo ao néctar. Nao consegue se manter parado no ar como os outros.

      Excluir
  112. Um beija flor no meu jardim. Ele voa quando me aproximo. Mas depois volta e fica paradinho sempre no mesmo lugar próximo ao néctar que coloco. Nunca vi um beija flor ficar pousado por tanto tempo. Deve estar com problemas, mas não sei se posso ajudar. O que fazer?

    ResponderExcluir
  113. Olá como saber se é um filhote de beija flor ? Encontrei um caído no chão c o ovo. Um ovinho com pintinhas verdes. O filhote é bem pequeno. Estava machucado, sangrando. Passei uma pomada chamada cicalfate. Não sei se fiz certo. Agradeço se puder me responder.att luciano

    ResponderExcluir
  114. Olá, boa noite. Meu nome é Natália e eu encontrei hoje no final da tarde, voltando do trabalho, um filhote de beija-flor caído no chão. Observei as árvores em volta para ver ser avistava o ninho, mas não tive sucesso. Sua mãe estava por perto e eu o coloquei no muro e esperei que ela fosse até ele, mas escureceu e ela parou de procurar. Então eu o trouxe para minha casa, pois fiquei com medo dos gatos da vizinhança comer ele.Mas gostaria de saber a maneira correta de cuidar dele, podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  115. Preciso muito de ajuda, estou cuidando de ym filho de beija flor, mas ele esta com a língua machucada. O que eu posso fazer para ele melhorar?

    ResponderExcluir
  116. Boa noite amigo, qual a proporção de ensure plus eu posso misturar com o melado de agua e açúcar? Vi o pessoal comentar muito por aqui, mas não sei qual a quantidade. Achei ele filhote e não estava voando, comecei a dar agua com açúcar e já está comendo sozinho no bebedouro. Já aprendeu a voar tb, mas amanhã irei comprar néctar para beija flor que dura pelo menos 5 dias, mas esse ensure não sei como misturar no melado. obrigado

    ResponderExcluir
  117. Ola, estou cuidando de um Beija-flor que caiu do ninho com dicas que encontrei em pesquisas na internet, porém acho que já está na hora de soltá-lo, devo soltá-lo próximo onde eu o achei ou levá-lo a um lugar próximo onde tem uma pequena mata próximo à casa de um parente? Gostaria de saber tem alguma diferença para o passarinho, pois onde moro é uma área bem urbana e já onde citei não tanto! Obrigado!

    ResponderExcluir
  118. Gente achei um filhote de beija flor ontem na rua no frio e acabei trazendo pta casa mais nao cei como Cuidar estou desesperada pois ontem mesmo dei agua com asucar pra ele mais nao cei oque fazer

    ResponderExcluir
  119. Gente achei um filhote de beija flor ontem na rua no frio e acabei trazendo pta casa mais nao cei como Cuidar estou desesperada pois ontem mesmo dei agua com asucar pra ele mais nao cei oque fazer

    ResponderExcluir
  120. Encontrei um filhote de beija flor caido no chão, esperei o dia todo para ver se a mãe vinha e nada. Acabei pegando e levando pra casa, ele está comigo a 4 dias, estou dando agua com açucar fervido o dia inteiro e a noite coloco ele para dormir em uma caixa forrada com jornal e algodão. Para tentar ensinar ele a voar, jogo para cima e ele voa e logo cai na grama. Gostaria de saber o que posso dar pra ele comer? Pensei em comprar o Alcon Club Beija-Flor Néctar, mas não consigo dar insetos, até porque nao sei como pega-los. Ele esta com o olho aberto e bem espertinho, posso mandar foto?

    ResponderExcluir
  121. Meu beija está voando em casa está n hora de soltar? Encontrei tem 10 dias é um filhote

    ResponderExcluir
  122. Preciso de ajuda com um filhote de beija flor que chocou na minha varanda, ele saiu do ninho e a mãe dele o abandonou, o ninho tá coberto de piolho e o filhote também tem. O que devo fazer?


    ResponderExcluir
  123. Bom dia
    Estou com beija flor igual este q vcs postaram no inicio da página. Ele tava na mina cozinha na janela, peguei ele e dei aágua com açucar. ele bebeu. Desde de ontem que ele tá aqui, tô renovando a água com açucar duas vezes ao dia. A noite botei ele numa caixinha junto como bebedouro. Hj ele amanheceu e continua bem quietinho, faço carinho nele e botei pra tomar um pouco de sol, pq aqui é tempo de frio.O q mais posso fazer por ele?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  124. Olá, agora a noite minha gata entrou com um beija flor na boca. Parece que não está ferido, porém, acho que a gata o pegou pelo rabo. As penas cairam. Ele não consegue voar. Como é noite, o coloquei em uma caixa. Ele não consegui levantar vôo pode ser por estresse ou por quê perdeu o rabo? Vou tentar fazer o que vcs ensinaram no site e o colocarei para voar amanhã cedo.
    Preciso de ajuda para saber se o que estou fazendo é correto.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  125. Estou com um beija flor a 17 dias, ele entrou na casa da minha amiga, nao consegue voar,mas não tem nada quebrado, deu uma diferença na asa.
    Tenteu o Ensure mas ele não toma.. so nectan de beija flor, perdeu as penas do bumbum.
    A asa esta diferente uma da outra, e bate bate elas, porém nan consegue levantar vôo..
    Será que ele volta voar??

    ResponderExcluir
  126. Oi, estou alguns dias com um filhote de beija-flor, e no serviço do meu marido tem um ninho com dois filhotes um pouco menores. Se deixarmos ele lá, a mãe dos dois cuidaria dele ou teria algum mal?

    ResponderExcluir
  127. Boa tarde, a uns dois dias deu uma chuva terrível e encontramos um beija-flor tentando voar, porém batia as asas mas não tirava o peito do chão, estamos o alimentando e fizemos um ninho, sempre tentamos colocar ele no chão pra voar mas nada, ele não tem nenhum ferimento o que poderia ser?

    ResponderExcluir
  128. Mandei e-mail, sobre asa quadrada não encontrei o que fazer nos comentários acima...

    ResponderExcluir
  129. Beija-flor com a asa quebrada como cuidar? Obrigada

    ResponderExcluir
  130. Bom dia, gosto muito de animais e ontem me entregaram um beija-flor com a azinha quebrada, ja estou alimentando ele desde ontem como você está orientando a todos, mas ele ja é adulto e fica um pouco agitado, o que faço, tem algo que posso fazer com a asa dele, pra que ela possa ficar boa novamente??? Por favor me de uma orientação. 😔

    ResponderExcluir
  131. Eu esqueci de dizer Felipe, meu nome é Gisele.

    ResponderExcluir
  132. Bom dia Felipe, meu nome é Gisele.
    Gosto muito de animais e ontem me entregaram um beija-flor com a azinha quebrada, ja estou alimentando ele desde ontem como você está orientando a todos, mas ele ja é adulto e fica um pouco agitado, o que faço, tem algo que posso fazer com a asa dele, pra que ela possa ficar boa novamente??? Por favor me de uma orientação. 😔

    ResponderExcluir
  133. Olá, estou muito preocupada com um beija flor que encontrei ontem no jardim de casa. Dei água com açúcar e ele estava bem desfalecido. Mas, comeu muito, através da seringa. Comprei o néctar para beija flor e graças a Deus, amanheceu vivo. Hoje comprei o Ensure plus e estou dando. Ele dorme o tempo inteiro e aí tentar andar ou bater as asas, acaba caindo, sempre pendendo e chegando a virar de pernas pra cima. Creio que seja bem novinho. Vou enviar fotos para o senhor analisar. Estou desconfiada que ele tenha algo mais sério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu mesma coisa com oque eu resgatei.. infelizmente morreu 😭😭

      Excluir
  134. Peguei um beija flor que foi atacado por um gato. Aparentemente estava um pouco machucado e perdeu a calda mas as asas estavam intactas e os pezinhos tbm. Eu cuidei do machucado, e dei água com açúcar na seringa ela aceitou super bem. Mas nessa madrugada do nada ela caiu do galhinho improvisado que fiz pra ela. Achei que ela estava em hibernação mas começou se contorcer e morreu. Oq pode ter acontecido? 😭

    ResponderExcluir
  135. achei um beija flor machucado e queria que alguém responsável por essas aves viesse buscar para cuidar

    ResponderExcluir
  136. Olá.. alguém saberia me dizer como faço p ensinar o filhote de beija flor a voar e tomar a água ao mesmo tempo? Ele está começando a voar mas fica esperando que eu dê a água açucarada para ele no bico.

    ResponderExcluir
  137. Acabei de achar um filhote de beija flor e estou o alimentando a 1 dia. Tentando adaptar com as dicas aqui mas reparei que ele tem vários bichinhos tipo pulgão que fica passeando por ele e seu papo parece que está sempre cheio. Quero tanto o salvar... de dia estou deixando fora de casa e sua mãe o tem visitado mas não entendo porque não o leva com ela.

    ResponderExcluir
  138. Pessoal me ajudem achei um beija flor com a parte debaixo do bico quebrada
    Não sei oq fazer com ele coloquei ele em uma caixa com paninhos pra ele se esquentar

    ResponderExcluir
  139. Ola encontramos um beija flor que caiu perto de casa.Ja faz umtempinho que estamos cuidando dele estamos dando agua com nectar e ele ja esta comendo bichinho ja faz 1 mes que ele esta com nos mas nem sinal de ele tentar voar ele so fica paradinho o que poder ser ?
    ELE parece estar muito fraquinho.obg

    ResponderExcluir