domingo, 13 de julho de 2014

Alimentando um Anu-branco (Guira guira)




Alimentação muito variada, seu principal alimento são os insetos, no campo procuram por lagostas, rãs, cobras, lagartas e qualquer outro animal pequeno que esteja em seu alcance.

Dar a seguinte mistura a cada duas ou três horas:

3/4 de ração, preferencialmente a de gato com qualidade “premium”.
1/4 de maçã ralada.
1/4 de Neston.

Preparar sempre com água, JAMAIS com leite e a comida deve estar sempre fresca, como se fosse para um bebê ou se estivesse na natureza, nunca fria.

A cada três dias dar 1/4 de gema e clara de ovo (cozido).

O ideal é conseguir alimento (ração) pronta para aves insectívoras, ou ração para pintinhos.

Complemente com pequenos pedaços de carne branca e um pouco de vermelha, nunca dê somente a vermelha, pois podem descalcificar-se.

Veja se digere e defeca bem, e as fezes não devem ter diarreia ou de cor esverdeada.

A noite não comem, a essa hora já dormem, elas se alimentam desde o nascer até o pôr do Sol.



Foto 1: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=613565448750274&set=o.117078668375229&type=1&theater (Acessado em 13/07/2014 as 13:00)

Foto 2: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anu-branco#mediaviewer/Ficheiro:Guira_guira.jpg (Acessado em 13/07/2014 as 13:00)

Artigo de Mariel Kaju e traduzido por Felipe Lobo.

49 comentários:

  1. Moro em Três Ranchos - GO e trabalho num acampamento, onde encontrei um anu-branco caído do ninho, peguei-o pq tem cachorro la e muitos outros predadores. Tinha do lado dele o irmão q estava morto (era o dobro do tamanho). Estou com ele ha 5 dias. Cuido dele com: lâmpada ligada do lado de fora da caixa de papelão, dentro da caixa tem um ninho (peguei de outro pássaro q já havia saído), tronco de árvore e mato. Dou muitas variedades de frutas, insetos e sempre solto ele no sol, na grama e em árvores baixas q tenho no quintal. Ele ta sobrevivendo, mas ainda continuo com medo dele morrer, pois é filhote.
    De um dia pro outro ele muda. Como de ontem pra hj: eu levantava 2 vezes pela noite para alimenta-lo, porém hj, ele n quer comer, e acabo de descobrir no final desse post q eles n comem de noite. Então como ele já ta maior e mais forte, rejeita a comida e só dorme, sendo q ontem ele comia a noite. O bom é q cada dia aprendo algo novo. Dois dias atrás ele n gritava, ontem começou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele sobreviveu? Achei um ovo hoje, não consegui encontrar o ninho pra devolver, tô tentando fazer alguma coisa por ele

      Excluir
    2. Eu encontrei um hoje, que caiu do ninho mais não sei como cuida dele tenho 16 anos mas quero ajuda-lo. alguma dica

      Excluir
    3. Que legal sua informação, Kaaxh!
      Acabei de encontrar um no chão,à noite e estava tentando fazê-lo comer.🤦🏻‍♀️
      Vou seguir as orientações do post, muito bom, obrigada! Vamos tentar salvá-lo. 🙏

      Excluir
  2. Moro em Três Ranchos - GO e trabalho num acampamento, onde encontrei um anu-branco caído do ninho, peguei-o pq tem cachorro la e muitos outros predadores. Tinha do lado dele o irmão q estava morto (era o dobro do tamanho). Estou com ele ha 5 dias. Cuido dele com: lâmpada ligada do lado de fora da caixa de papelão, dentro da caixa tem um ninho (peguei de outro pássaro q já havia saído), tronco de árvore e mato. Dou muitas variedades de frutas, insetos e sempre solto ele no sol, na grama e em árvores baixas q tenho no quintal. Ele ta sobrevivendo, mas ainda continuo com medo dele morrer, pois é filhote.
    De um dia pro outro ele muda. Como de ontem pra hj: eu levantava 2 vezes pela noite para alimenta-lo, porém hj, ele n quer comer, e acabo de descobrir no final desse post q eles n comem de noite. Então como ele já ta maior e mais forte, rejeita a comida e só dorme, sendo q ontem ele comia a noite. O bom é q cada dia aprendo algo novo. Dois dias atrás ele n gritava, ontem começou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia esse artigo, http://assistenciadeavesurbanas.blogspot.com.br/2014/10/liberacao-de-aves-que-foram-criadas-por.html agora quanto a isso, eles tem uma rotina meio estranha mesmo, mas alimente-os sempre quando eles tiverem vontade e se ficarem mais de duas horas sem comer, tente dar algo pelo bico. se puder envia as fotos deles pro meu e-mail: lobo-felipe@live.com

      Excluir
  3. Ooi meu marido achou um filhotinho ontem caido no chão, ele disse q é de Anu branco... Tem um cheiro super forte... ele nem abriu o olho ainda, pois é super novo... Quais cuidados devemos ter com ele? Tentamos da banana amassada mas nao foi muito bom... Entao damos a ele minhoca... Tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode dar insetos. Pode dar a receita escrita acima ou dar a papinha da alcon para filhotes pássaros com uma ração que tem frutas e insetos desidratados.

      Excluir
    2. Onde posso te mandar uma foto dele? Nao conheço bem d animais, e acho q ele tem um barrigao... É normal?

      Excluir
    3. lobo-felipe@live.com é normal eles serem gordinhos e se for no pescoço deve ser o bucho dele.

      Excluir
    4. Olá boa noite, eu achei um filhote de anu branco, estou dando ele só papinha pra aves, mas acho pouco por ele ser carnívoro, estou c ele a dois dias, ele está com um rasgadinho na garganta, parece q ele já nasceu assim, não sei ao certo, estou cuidando dele mas c medo de perdelo, ele come e a papinha e sai um pouco pra fora desse buraco, preciso de mais orientações, se puder me ajudar, agradeço muito

      Excluir
  4. Bom dia... Felipe, quero agradecer suas orientações, pois é dever dos seres dotados de inteligencia proteger a natureza que nos foi doada. Tem dois dias que encontramos na porta de nossa casa, em belém do pará, um bebê abandonado: filhote de Anu branco, já perdendo as plumas. Estamos cuidando dele em nossa área verde, a criançada está adorando, minha sogra... bom.... está super alegre, ela adoooora as coisa que faço. Estávamos errando na forma de alimenta-lo, mas agora já temos a informação que precisavamos.... Mais uma vez grato pela sua orientação.

    ResponderExcluir
  5. Meu irmão trouxe um anu branco para casa e como temos gatos , estou deixando ele em uma gaiola . Ele está com dificuldade para voar ,por isso achei melhor cuidar dele em casa . Deixei água e alguns pedaços de manga dentro da gaiola , mas ele n comeu . Estou preocupada pois não tenho experiência alguma em cuidados para com aves e não tenho como levar ao veterinário.

    ResponderExcluir
  6. Olá,o cachorro da minha irmã pegou um anu branco e suas asinhas quebraram algumas penas. Não sei ao certo como alimenta-lo pq tento dar frutas e ele não come. E apesar de que ele esteja cantando já é andando um pouco ele não pode voar então fico com medo de devolve-lo a natureza.
    Meus recursos para alimenta-lo são poucos, pois estou de visita aqui.
    Se puder me aconselhar, agradeço.

    Att. Patrícia

    ResponderExcluir
  7. Estou com um filhote de pata quebrada! De dia deixo ele no gramado e guardo a noite! Dei agua com acucar! Tem problema?

    ResponderExcluir
  8. Apareceu um anu braco adultos na minha casa totalmente doméstico e com as asas cortadas quero saber se os anu braco trâmite doeças

    ResponderExcluir
  9. Olá bom dia tenho um anu preto filhote mais já está comendo sozinho tô dando minhocas e racao de cachorro de arroz e frango e semente dari vermelha....vc me sugere algum outro tipo??

    ResponderExcluir
  10. Bom pelo geito eles ja estao grandes ,mas ainda posso ajudar,bom alimentaçao carnes preferencialmente carne frango ou raçao molhadinha(de gato filhote éa melhor).local onde eles podem ficar,guando filhotes em gaiolas medias e guando grandes em viveiros maiores de 1,00m×1,00m ou 1,5m×2,0m,mas se ele viver livre nao se acotumarar no viveiro ,onde eles escolhrem domir em baixo coloque jonais ou outro tipo de papel. ok espero ter ajudado OBS:(VC PODE DAR CARNE DE BOI,FIGADO DE FRANGO OU BOVINO MAS EM PEQUENAS GUANTIDADES POIS PODE DESCALSIFICAR A AVE).;')

    ResponderExcluir
  11. Estou com um filhote de anu e a barriga dele tá grande e não defeca, o que fazer?

    ResponderExcluir
  12. Eu achei caido do ninho faz 2 dias q ele estou cuidando, ele chora o tempo todo e não quer comer como faço abro o bico dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa tentar abrir levemente com os dedos, o que demanda um pouco de cuidado. Há algum ver de aves na sua região? De onde você é?

      Excluir
    2. Vc pode me informar quantas gramas eu tenho q dar de comida pra ele na ciringa pq fico com medo de dar muita

      Excluir
  13. Boa tarde, estou com um filhote de anu branco. Desde domingo... Dei da mesma papinha na noite de domingo e ontem, um mingal de fubá, depois que fui ver que não pode, mas ele estava pedindo comida e abrindo os olhos, mas vomitou ontem, bastante, coisas que provavelmente a mãe dele deu, ele tem a barriga muito inchada, é normal? e por que será que não pede mais comida?

    ResponderExcluir
  14. Oi! Escutei um pássaro no meio da madrugada. Prestei atenção e parecia filhote. Achei que poderia estar no corredor da minha casa. Investiguem e encontrei dois bebês. Me certifiquei que não havia predadores e coloquei duas folhas a mais perto deles. Eles estão perto de uma quina do muro, no chão, atrás de um potencial de planta. Pedi para ninguém ir ao corredor. Mas a mãe não estava lá, era 2h30 da manhã. Alguma chance de ela voltar ou ter ido buscar comida? O que devo fazer? Por favor, se puder, responda com urgência. Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Achei um filhote e to cuidando Tadeu meu marido e mineiro e ta me achudando com feijão cozido sem tempero e banana.

    ResponderExcluir
  16. Achei um filhote e to cuidando Tadeu meu marido e mineiro e ta me achudando com feijão cozido sem tempero e banana.

    ResponderExcluir
  17. Mano eu estou com um filhote, ele já é grandinho, achei ele no chão, como tinha varios gatos por perto acabei pegando ele, dou comida pra ele, mas ele não esta se alimentando, o que eu faço? Será que ele ainda é acostumado a pegar a comida no bico da mãe?

    ResponderExcluir
  18. Oie encontrei um filhote de anu branco hj nem sabia oq era e comecei a procurar ate achar na internet
    Esta bem novinho parece q foi atacado ele tem umas marcas e tava no campo quando fui buscar as vacas e nao tinha ninho nem nada por perto nenhuma arvore
    Quero cuidar dele
    Tomara q sobreviva
    So tou pensando como aquecer ele denoite

    ResponderExcluir
  19. Tô cuidando de um anu preto, mas não posso soltá-lo em casa porque tenho vários gatos, como faço para reintroduzí-lo ao seu habitat?

    ResponderExcluir
  20. Quirela de galinha molhada com água pode da pro filhote anu branco

    ResponderExcluir

  21. Ola eu estou com um filhote de anu branco já tem três dias ele tá com um rasgadinho ná garganta eu acho q ele já pode ter nascido assim, mas pode não ser tbm, ele come, e sai um pouco de papinha pelo rasgado, não sei o que fazer referente a isso, eu dou comida pra ele na seringa, jogo direto na garganta pra não poder escapar muita papinha, tô dando papinha normal de aves pra ele, mas me preocupo por ele ser carnívoro, queria a sua ajuda pra poder me dar uns conselhos em questão da alimentação tbm e sobre esse rasgadinho q ele tem na garganta, tentei achar na internet mas não achei algo que falasse sobre isso, tem como me ajudar? Dês de já agradeço.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite,me chamo André R.Pires sou do RJ moro em Inhaúma no sábado dia 11/04/2020 pela manhã fui à padaria e ao voltar passando numa área de um hospital próximo aqui de casa onde há varias árvores e uma área de capinzal(tipo capim-navalha)quando me aproximei de uma árvore seca com uns galhos caidos quando me deparei com um anu branco com um biquinho de lacre no bico já morto o anu assustado foi subindo pra árvore seca e eufiqueichocado que na verdade não sabia que anu comia passaros,sabia que comia alguns insetos, camaleão e algumas sementes sei que fiquei chocado e passei a pesquisar.Só um relatopois algumas pesquisas não diz que eles comem outros tipos de passaros.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia. Achei um filhote de anu preto, ele não tá comendo o que faço para ele sobreviver até que possa voar? Ele tá machucado-

    ResponderExcluir
  24. A carne de frango e boi p dar pro filhote tem que ser crua?

    ResponderExcluir
  25. Achei um filhote hoje que caio do ninho e estava no telhado de casa e o sol tava muito forte e ele estava se debatendo tirei ele e botei na grama ate esfriar persebi que ele tava com o pescoço virado o tenpo todo o que devo faser

    ResponderExcluir
  26. Achei um Anu Branco Adulto machucado no quintal, tenho gatos não posso soltar ele, como ele já e adulto e não aceita nada de comida o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  27. Oi,eu achei um filhote anu branco porem ele é barrigudo isso é normal?😅estou com ele a uns 5 dias

    ResponderExcluir
  28. Achei um filhote mas ele não quer comer e agora ta sonolento e com a cabeça caindo, deve estar bem fraco acho que está morrendo ._.

    ResponderExcluir
  29. Estou com um filhote que nem abriu os olhos. Está machucado, mas come bem. Quero saber como aquece-lo sem usar lâmpada para não estressa-lo

    ResponderExcluir
  30. Olá, meus pais encontraram um ovo de Anú branco que eles acreditam que foi derrubado do ninho por um grupo de Saguís, ele tinha um irmão mas quebrou na queda. Eu consegui montar uma pequena chocadeira pra ele, mas estou muito preocupada com a temperatura (estou tentando manter entre 36°C - 38°C) mas ainda tenho dúvidas se está realmente correto, e também quero saber a maneira correta para alimentá-lo se ele vier a nascer.
    Ex.: Devo alimemtá-lo logo após o nascimento? Tem alguma forma de preparo? Como faço a transição para ração, etc.
    Ele está comigo há três dias, e não sei quando quando o ovo foi posto

    ResponderExcluir
  31. Eu achei pulando no chão 3 Anos brancos, o primeiro era pequeno, com muita dificuldade um rapaz conseguiu devolvê lo ao ninho, mas poucos depois ele caiu novamente e depois mais 2! Eles tem tamanhos diferentes um do outro, moro na Fazenda não sei como alimentar eles, eles não abrem a boca pra comer, tô dando a força,mandioca coIda amassada, do pela seringa, tenho poucos recursos, só saio da Fazenda uma vez por mês, tenho pouco recurso pra tratar deles, se alguém tiver alguma dica de papinha caseira, eu tentei dar grilo pra eles, mas definitivamente não sabem comer sozinhos! Outra dúvida, eu tenho uma piriquitonho, será q existe perigo dos Anus passarem alguma coisa pra ela?

    ResponderExcluir
  32. Encontrei ontem um filhote de anu, ontem não tinha oq dar então dei ração extrusada da minha calopsita, mas triturei e fiz uma papinha e dei na seringa, hoje li esse artigo e comprei nutrilon com um pouco de cuscuz e semente muida, mas agora a tarde percebi que a barriga, não o papo, mas sim a barriga está como se fosse com ar, está do tamanho de uma bola de pin pong, será que foi algo que eu dei? Será que foi da queda? Será oq? Me ajuda a salvar essa vida prfvr.

    ResponderExcluir
  33. achei na nas margens da estrada um anum,filhote o que eu dou pra ele comer,só dei água,poque não sei o que da,ele esta com uma asa quebrada o que eu faço. ´

    ResponderExcluir
  34. encontrei um filhote de pássaro caído e nao sei ao certo se e filhote de anu branco? vc pode me ajudar a identificar? estou cuidando dele a 15 dias e ele ja começou a andar

    ResponderExcluir
  35. encontrei um filhote de animais preto é não sei o que dar a ele pra come

    ResponderExcluir
  36. Achei um ovo de anu sozinho não encontrei o ninho o que devo fazer?

    ResponderExcluir