quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

ALERTA! Larvas que devoram filhotes


Com as mudanças climáticas típicas do verão vemos cada vez mais casos de filhotes afetados por larvas, este não se trata do verme típico da bicheira que invade as feridas. Trata-se de uma mosca tropical que afeta filhotes saudáveis, sendo que esta deposita seus ovos no ninho e logo após invadem a pele dos filhotes; alimentando-se de seu sangue (parasita hematófago).

O filhote está anêmico, debilitado, hipotérmico, com baixo crescimento e pouca energia. Sem ajuda humana esse filhote não sobreviverá. 

Muitas vezes os pássaros afetados caem do ninho, sendo que um único filhote pode ter trinta vermes ou mais!


Se encontrar filhotes com ‘verrugas’ na pele, deve-se suspeitar que se tratam de parasitas; estes devem ser removidos com cuidado e o filhote seguirá sua vida normalmente.

Consulte um veterinário e não se esqueça, a vida dele está em suas mãos.
__________________________________________________________________

O que deve ser feito, é procurar em todo o seu corpo bolhas ou ferimentos que possam ser larvas. Para tal precisa também de iodopolvidona e uma pinça (ambos podem ser encontrados nas farmácias), em cada uma das ‘verrugas’ ponha um pouco do iodo e se houver um verme; ele se sentirá irritado e irá sair. 

Quando o parasita começar a sair, pegue a pinça e tire a larva do corpo da ave puxando firmemente, mas não de forma brusca e assim sairá o verme. Remova com cautela, para que o corpo da larva não se rompa.


É importante procurar em todo o corpo do pássaro, repita o processo à noite, de manhã e durante a tarde; para ser certificar se não há alguma larva menor que não tenha visto anteriormente. Limpe as feridas com o iodopolvidona por pelo menos duas vezes por dia, até que cicatrize por completo.


Tenha cuidado, pois acima da cauda está a glândula uropigeal, que à primeira vista parece ser um verme; mas não machuque essa área. Pode por iodo para garantir que não há nenhum parasita ali, mas preste atenção para não machucar essa região com a pinça.


Escrito por Noelia Martinez e Florencia Nicolini.

48 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal, Um feliz Natal a todos, que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo.
    Vamos lá, encontrei um filhote do lado da minha casa no dia 24/12/2016, esta com olhinho fechado e peladinho, eu acredito que o ninho deve estar em uns buracos que tem na parede pois, não tem árvore perto da onde ele foi encontrado. Fui à loja de ração para comprar alimento próprio para fazer sua papinha. O dono da loja perguntou q pássaro era eu falei q deveria ser andorinha ou garricha. Ele disse que não adianta dar papinha que ele vai morrer pois ele se alimenta com insetos. Mesma assim comprei e estou alimentando, pois não poderia ver o bichinho morrer de fome. Mas então, o q esta me preocupando é que peguei ele com uns tres pelotas no seu corpinho e nessas pelotas saiu larvas. As três larvas já saíram sozinho mais estou percebendo que esta criando mais em seu corpinho. Encontrei esse seu Blog e espero poder ajuda lo com essas dicas. Gostaria de saber se tem que comprar alguma vitamina para filhotinhos?

    ResponderExcluir
  3. Estou criando dos pelancos de sanhaço e um deles apareceu umas larvas e logo pensei que fossem caroços normais, quando observei melhor vi que se tratava de larvas que tava o deixando fraco, sem fome e afetando todo seu corpo. Qual medicamentos específico para cuidar melhor?

    ResponderExcluir
  4. Foi muito útil, achei um filhote de Bem te vi e levei pra casa, fiquei curioso sobre uns caroços, nooossa, era tudo larva, tirei mais de 15, vou passar iodo e procurar por mais!

    ResponderExcluir
  5. Encontrei uma maritaca com a asa qubrda e parece que tá necrozada não sei o que fazer...dei maçã ela está comendo....parece que tem larvinhas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que precisa fazer é levar a um veterinário imediatamente, como está a ave? Provavelmente ela deve estar muito mal, de onde você é? Tem uma publicação quanto a cuidado com aves, agora quanto a larva, precisa jogar iodo onde suspeita que tenham as larvas e quando elas saírem tirar todas elas com uma pinça. TODAS.

      Excluir
  6. Obrigado pelo aviso, eu achei um filhote de Beija-flor que caiu do ninho e cuidei o alimentando com água e açúcar em casa, depois de um dia havia aparecido essas larvas dele e eu retirei as larvas com cuidado, só vi 5 larvas saindo dele por ele ser tão pequeno.
    Eu não sei se poderia ter mais dentro dele, depois um amigo meu me ajudou a entrega-lo para a mãe do Beija-flor, ele disse que tomou conta e viu a mãe do filhote encontrar-lo e gravou.

    Ainda me senti preocupada, pois ainda tenho uma dúvida importante desde aquele dia: Será que a Mãe desse Filhote vai resolver o problema das Larvas se tiver nele?

    ResponderExcluir
  7. O que colocar depois para tratar a ferida que ficar no passarinho ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme consta lá encima no post limpe as feridas com o iodopolvidona por pelo menos duas vezes por dia, até que cicatrize por completo.

      Excluir
    2. Tem um filhote de bentevi na minha casa q caiu do ninho é ele está com larva o q eu posso fazer para tira-lás?

      Excluir
  8. Olá
    Estou tratando uma andorinha, e está com umas larvas parecidas com estas que descreve, porém, elas não estão dentro da pele, estão na superfície, como se fosse sanguessuga. Tirei com pinça. O que deve ser? Como proceder?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia. Eu sou zelador de uma escola aqui em São Paulo, e constantemente aparecem variações de pássaros, incluindo o Bem Te Vi. Só que ele traz consigo dezenas dessas larvas, que ficam impregnadas no carro, onde ele fica vendo seu reflexo e bicando.
    Não encontrei os ninhos, pois aqui temos muitos Bem Te Vi que transitam pelos arredores da escola. Gostaria de saber qual produto posso usar para espantá-lo, sem prejudicar sua saúde, e eliminar seus parasitas ?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite eu encontrei um filhote de periquito verde e hj pela manhã saiu na fezes dele um bicho tipo um berme mais não sei oque é e a tarde saiu outro oque pode ser isso? E oq eu faco?

    ResponderExcluir
  11. Exatamente com aqui. Um filhote de bem-te-vi caiu do ninho e comecei a ver volumes no corpo dele. Expremi e eram 11 larvas de berne. =(
    Agora, preciso descobrir como alimentar.

    ResponderExcluir
  12. Vcs já viram larvãs dentro da narina no bico ? Peguei um filhote saindo larva pela narina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também encontrei um passarinho filhote na mesma situação, com larva saindo pela narina. Também gostaria de saber do que se trata.

      Excluir
  13. Bom hj eu achei um filhote de algum tipo de passarinho e ele não sabia voar.E hj a noite coloquei ele na minha área de serviço então algumas hrs depois vi q ele estava morto😔então peguei uma colher de pau e fui ver se ele estava morto e vi 3 larvas se alimentando do pobrezinho mais fazer o q joguei álcool em gel para tentar matar as larvas mais elas tinham sumido mais bom amanhã vou ter q jogar ele fora😣

    ResponderExcluir
  14. Acabei de enterrar um, que tristeza😭, tão miudinho e indefeso💔 eu não sabia e fui verificar tarde de mais, também só de ódio, tirei todos as larvas, que devo ter tirado umas 11 também, taquei álcool e meti fogo nessas pragas!
    Pena que eu descobri tarde de mais, pois o passarinho já esatava morrendo sem que eu percebesse.😪 Mas agora serve de lição, saberei o que fazer se houver uma próxima vez!
    #Descanseempazpassarinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui também aconteceu... Acabei de enterrar ele... Mas antes tirei todos essas larvas nojentas... Pode até ter morrido, mas morreu com dignidade 😔

      Excluir
    2. Estive por dias cuidando de um filhote d bem t vi. Dei papinha e deixei o numa gaiola, onde sua mãe vinha alimenta lo. Ficou lindo, mas não me atentei p esse detalhe. Cheguei hj, estava morto e tomado por larvas. Seu comentário foi um alento. Obg.

      Excluir
  15. Meu gato trouxe um passarinho ontem, eu não conheço e nem entendo, só sei que embaixo dele é amarelo. Peguei ele do meu gato porque estava brincando. Vi que não tava machucando, porém não tava conseguindo voar, dei uma olhadinha nele e vi essas larvas, timha um bem pertinho do olhinho dele, horríveis. Sem saber o que é, minha mãe ta dizendo que não tem jeito, pois ta impestado dessa braga. Ontem mesmo tirei vaaaarios, mas muitos mesmo e alguns sendo enormes. Só que tirei com a agulha, furando os bichos e puxando, mas sem machucar o passarinho. Agora to vendo que o iodo e a pinça podem ajudar. ainda tem alguns, vou comprar o iodo e continuar ttentando. Ele ta bem fraquinha, vejo que quer voar, as vezes vem um passarinho maior até ele, não sei se é a mãe. Também não sei como alimentá-lo, não sei o que ele come. Coloquei banana mas ele nem se quer olhou. Espero que sobreviva.

    ResponderExcluir
  16. Peguei um ben te vi caído no chão pra cuidar e ele estava super delimitado! Depois eu vi umas bolhas amarelas na pele e fui pesquisar e vi que era larvas . Tirei 22 do coitado!Chega deu um alivio.

    ResponderExcluir
  17. Achei um filhote de cedeu já tirei umas 25 ele tá bem debilitado e o rabo todo esburacado e necrozado tô com medo que ele não sobreviva. Fiz igual mandaram com iodo é a pinca as larvas saíram mas ele tá com muitos buracos.

    ResponderExcluir
  18. caramba meu pai acabou de achar um (bentivi) e tambem esta infestado de bernes, meu pai removeu ate ao lado do olho do filhote, a maioria estava na região da cabeça, espero q o msm sobreviva :(

    ResponderExcluir
  19. Encontrei um passarinho do.peito amarelo parece bentivi não sei ao certo a espécie mas ele estava com a asa machucada e com três bernes tirei e lavei com água oxigenada era oque eu tinha no momento ele tá muito fraquinho mas parece estar melhor que antes .

    ResponderExcluir
  20. Boa noite gente estou traumatizada sabia filhote caiu na garagem da minha casa devido árvores que tem na calçada peguei achei estranho do lado do bico furo peguei acendi a lanterna do meu cel vi bicho joguei polvedini começou se noventa monte de larvas espalhada no pássaro meu Deus, falei precisão ajuda urgente bem que comentei alguma coisa está acontecendo com passarinhos

    ResponderExcluir
  21. Genteee eu fiquei chocada quando meu filho viu um filhote de passarinho no chão e eu fui pegá-lo, e quando olhei pelo corpo dele estava cheio dessas larvas. Comecei a tirar e nem terminei. Tomara que tenha sobrevivido.

    ResponderExcluir
  22. Tenho um filhote de bigode achei 5 larvas grandes amanhã irei ver se acho mais

    ResponderExcluir
  23. Sera que alguel pode me ajudar,achei em meu condomínio um canário branci com um nodulo do lado do pescoço, oque pode ser?

    ResponderExcluir
  24. Estou cuidando, junto com os pais, de 3 filhotes de coruja Suindara. Até agora retirei 64 larvas. Muitas na cabeça e perto dos olhos.

    ResponderExcluir
  25. Estou cuidando, junto com os pais, de 3 filhotes de coruja Suindara. Até agora retirei 64 larvas. Muitas na cabeça e perto dos olhos.

    ResponderExcluir
  26. Ontem resgatei uma corujinha do mato com aprox 12 dias de vida que achei caida e não encontrei o ninho. Deixei a mesma em uma caixa e vi algumas dessas larvas sempre que pegava para alimenta-la e achei que era das fezes. Depois que li o seu relato vi que eram exatamente essas larvas.
    Fui checar a ave novamente e encontrei mais 2 abaixo das asas. Vou continuar de olho até levá-la ao centro de recuperação de animais silvestres amanhã. ajudou muito

    ResponderExcluir
  27. Sou de Barrinha SP nesta tarde do dia 26/11/2020 encontramos 2 filhotes de bem ti vis estava com +-22 larvas cada um retirei todas fiz um ninho ponhei música de canto de bem ti vis e a mamãe veio os alimentar.. estou muito feliz por Deus ter me dado está tarefa...
    Obs:3:50 hr para retirar todas as larvinhas

    ResponderExcluir
  28. Tirei umas 20 ou mais larvas do bem te vi mais hj ele morreu

    ResponderExcluir
  29. Um casal de bentivis fizeram um no ho no meu lustre na área externa por 2 x . Na primeira não colocaram ovos , na segunda sim. Acontece que hj eu vi a mãe bicando no ninho e após o pai chegou e empurrando o filhote p o chão, estava morto , aí observei um outro filhote no chão... Mais tarde já anoitecendo eu vejo um boiando na piscina com uma enorme lagarta no bico , um filhote .. fiquei triste ! Porém o casal adulto não voltaram p o ninho. É assim mesmo? Eu jogava alimentos p ela dar aos bebês .. ração de cão, frutas, deixava perto..passas ela devorou kkk. Lendo essas mensagens eu tô pensando nessas larvas , eu não mexi no ninho com medo de abandono mas dá próx eu vou observar mais. Será que eles voltam ? Estou com dó de desfazer o ninho.

    ResponderExcluir
  30. Hoj achei um filhote de pombinha q num primeiro momento tiramos 6 vermes agora a noite olhamos de novamente e tiramos mais 7 vermes grande... acredito que ela vai ficar bem

    ResponderExcluir
  31. Hoje achei um filhote de novinha e a mesma se encontrava com dezenas no corpo porém não percebi que era larvas pois estava dentro da pele. Infelizmente o filhote morreu. Fica a experiência para salvar um bichinho indefeso desses numa próxima ocasião.

    ResponderExcluir
  32. ontem encontrei um filhote ja meio grandinho e estava com esses volumes.. não sabia q era larvas ate eu passa uma pomada e essas larvas sairem sozinhas.. passei nistatina e elas se incomodam e sai só.. to alimentando o bichinho e aparentemente ele esta bem melhor

    ResponderExcluir
  33. Tem um bem-te-vi que várias vezes ao dia faz cocô no meu carro e além das fezes vejo sempre uma bolinhas que parecem ovinhos ou mesmo algo que se assemelha um bichinho, um caramujo, não sei... Sabem dizer o que é isso?

    ResponderExcluir
  34. Estou cuidando de um filho de chupim que caiu do ninho estava com uma larva tentando entrar no orifício do bico removi e achei mais 5 larvas na caixa que ele está dormindo verifiquei seu corpo e não identifiquei nem uma ele está bem agora

    ResponderExcluir
  35. Estou cuidando de um bem te vi que encontrei caído no chão e retirei 3 tapurús dele. Eu deixei o passarinho comer os vermes. Fiz mal?

    ResponderExcluir
  36. Ele ficou interessado e eu deixei que comesse. Proteína animal, certo?

    ResponderExcluir
  37. Poxa, meu gato entrou aqui em casa com um filhote de passarinho na boca. Tirei da boca dele pra tentar salvar o bichinho mas ele acabou morrendo na minha mão. Saiu uma karva dessa na minha mão. Achei estranho e depois fui olhar tinha mais. Fui pesquisar e aqui estou. Provavelmente ele caiu do ninho e meu gato pegou.







    ResponderExcluir
  38. Estou cuidando de um filhote de bem te vi, e pasmem, tirei mais de 70 larvas dele, e grandes. Tem quase 20 dias que ele está com a gente, e agora esta lindo, estou investindo em papinha própria para filhotes de aves, e agora iniciando alimentação com tenébrios para aprender a caçar, aprendendo se alimentar pra poder voar.

    ResponderExcluir
  39. Meu gato chegou em casa com um filhote de passarinho, cheio dessas larvas, tirei todas enrolei ele num paninho e deu uma gota de agua, e infelizmente ele morreu em minhas mãos

    ResponderExcluir
  40. O meu periquito australiano está com um machucado acima dá cauda o que eu fasso?

    ResponderExcluir
  41. Excelente explicação 🚀🚀

    ResponderExcluir