domingo, 13 de março de 2016

A mosca dos pombos



É comum repararmos quando nossas pombas adotam um comportamento estranho, ficam nervosas, se coçando de forma quase histérica e sacode suas patas como se quisesse se livrar desse incômodo de seu corpo. Certamente o que causa a irritação é grande, asquerosa e perigosa. Se trata da Pseudolynchia canariensis, conhecida como ‘mosca do pombo’.

Este inseto se encontra em algumas pombas em estado selvagem. Caminha pela pele, entre as penas. O inseto é veloz, robusta, de patas grossas e possui um potente ‘aparato’ sugador chamado hipostoma, semelhante ao dos carrapatos, com a qual pica e suga o sangue. Seus voos são curtos e rasos, mas indispensável para saltar entre um e outro pombo. Para qualquer pessoa é fácil identificara-las, são realmente asquerosas e seus movimentos semelhantes a de um caranguejo são inconfundíveis.

Além das picaduras e irritações que causam aos pombos, em grande quantidade estas moscas podem produzir anemia, sobretudo entre os filhotes e juvenis. A picadura que em si já é perigosa, já que cria uma área de inflamação que pode irritar muitas destas aves. Mas o mais importante é que podem transmitir doenças, pois se o pombo foi picado por um exemplar enfermo, contagiará outras com enfermidades como o vírus da peste aviária (Enfermidade de Newcastle), Ornitose. Salmonelas, Helmintíase e outras.

A mosca deposita seus ovos em partes dos dormitórios (ninhos), em rachaduras ou onde não tenha higiene suficiente, é por isso imprescindível manter o pombal limpo. Como tratamento, o mesmo produto que utilizamos para seus piolhos, será efetivo contra elas. Pode-se usar algodões embebecidos com loções contra piolhos humanos para irrita-las e retirar com a mão. Se algum pombo some, mesmo que seja por um único dia, deverá ser separado dos outros e desparasitado para evitar que as moscas ‘pulem’ para as outras pombas.

A MOSCA NÃO DEVE SER MOTIVO DE MEDO PARA HUMANOS, JÁ QUE NÃO PICAM AS PESSOAS E NÃO TEMOS NEM PENAS E NEM TEMPERATURA CORPORAL TÃO ALTA QUANTO A DAS AVES.

Artigo escrito por Clara Correa, foto de Noelia Martinez e traduzido por Felipe Lobo.

11 comentários:

  1. Oi Felipe! Muito bom o artigo, me ajudou muito. Tenho um pombo abrigado aqui em casa e estava muito preocupada com essas moscas, com medo de que atacassem também as pessoas. Neste texto não fala sobre riscos dessas moscas a outros animais domésticos - cães e gatos por exemplo. Se você tiver mais alguma informação sobre isso te agradeço se publicar. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo o que eu saiba, ela não ataca cães e gatos.

      Excluir
    2. Existe algum remédio pra eliminar elas?

      Excluir
  2. Essas moscas picam a gente sim.Tinha uma no meu filho e quando tirei estava o vermelhão e ficou por vários dias....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia e seu filho ficou bem? Vi que talvez a mosca possa transmitir alguns males. Talvez eu tenha sido picada também. Você tem alguma dica?

      Excluir
    2. Aqui no meu prédio está infestado! E elas picam a gente sim, o que fazer para acabar com essa praga?

      Excluir
  3. Gente. Elas picam pessoas sim. Onde meu eaposo trabalha tem pombos e tem essas moscas. E vai nao vai ele aparece com um caroço e ao redor um vermelhidão enorme e demoram vários dias para sair. Vai ficando escuro até sumir. E ele disse que dói. Fico preocupada. Pois nao sei se causa alguma doença.

    ResponderExcluir
  4. Gente. Elas picam pessoas sim. Onde meu eaposo trabalha tem pombos e tem essas moscas. E vai nao vai ele aparece com um caroço e ao redor um vermelhidão enorme e demoram vários dias para sair. Vai ficando escuro até sumir. E ele disse que dói. Fico preocupada. Pois nao sei se causa alguma doença.

    ResponderExcluir
  5. Olá, na minha casa tem aparecido rolinhas filhotes e enfestadas com essas moscas. Uma rolinha até entrou no quarto dos meus filhos e eu fiquei muito preocupada, pq eu só a achei no dia seguinte e estava lotada dessas moscas. Tem remédio contra elas para o ar e para a pele do animal? Qual seria?

    ResponderExcluir
  6. Devemos ter medo sim pq a mosca de pombo pica humanos sim e causa muita coceira e vermelhidão no local e todos nós sabemos que pombos transmite doenças sérias. Aqui no meu trabalho somos picados tireto e depois que tomar anti-alérgico e ficar fazendo exames de sangue, e nos não temos penas e a temperatura do corpo igual a das aves então temos que ter medo sim.

    ResponderExcluir
  7. Eu também já procurei bastante na internet uma maneira de acabar com estas pragas de moscas, mas foi um criador que me passou a melhor maneira de acabar com elas.
    Eu morno uma água de modo que eu consiga colocar a mão e manter na água sem desconforto. E para cada litro de água eu coloco 5 colheres de vinagre branco.
    Despejo esta água em um recipiente em que eu consiga mergulhar o pombo de asas abertas e seguro ele deixando apenas a cabeça e parte do pescoço de fora por 5 minutos.
    Dependendo da quantidade você vai precisar de uma ajuda já que algumas saem vivas da ave e ficam boiando e alguém precisa pega las e como estão molhadas apenas esmaga-las ou longe da ave e antes delas secarem jogar um inseticida para moscas nelas.
    Já fiz isto em dois pombos doentes que encontrei e em um de primeira consegui matar 9 moscas que estavam atormentando ele e sem nenhum produto toxico ao animal. Repetir após 3 dias. Este método acaba com todas as moscas nojentas e também de quebra os piolhos.

    ResponderExcluir