terça-feira, 17 de junho de 2014

Dieta de Quero-quero



[1]
 
 É uma ave nidífuga, ou seja, que ao nascer já caminham, tem os olhos abertos e sabem comer sozinhos, mas precisam dos pais para se protegerem, e para os ajudarem a encontrar alimento. Ao anoitecer dormem sob as asas de seus pais, para se manterem aquecidos.

Os quero-queros são aves insectívoras, se alimentando de pequenos insetos terrestres, passando a maios parte do tempo a procurá-las sobre as folhagens e também ciscam a terra para encontrar lombrigas e pegá-las com o bico.

Importante: Os quero-queros são excelentes pais e protegem com afinco suas crias e as atacam ferozmente caso tente pegá-los ou assusta-los. Jamais abandonariam seus filhos. É comum que tentem enganar possíveis predadores (como os humanos) voando em círculos longe do lugar de onde estão seus filhotes.

Por isso se vermos um quero-quero em seu ambiente natural (pastos) não devemos agarra-los, sem querer poderíamos estar “roubando” o filhote e não o resgatando. Somente intervenha se notar que ele está perdido ou sob risco de vida (no meio de uma rodovia ou rua, por exemplo), ferido ou se tivermos certeza de que seus pais não estão ou ao fugir de algum animal acabou se separando de seus pais. Em nenhuma outra circunstância devemos tirar um animal silvestre do seu âmbito natural.


[2]

  • Filhotes de até 10 dias:
Deve alimentar com ração para pintinhos, carne magra picada (acrescentar cálcio), folhas de alface ou “verdes” bem picadas e tenébrios e Neston misturado com água, jamais oferecer leite.

Se não bicarem como se deve, tente “ensinar” com os dedos, pois eles imitam seus pais.

Ele deve beber água sozinho num pote e nunca forçar a comer e nem alimentá-lo, via seringa, eles comem e bebem SOZINHOS, os padres não pões a comida no bico como as outras aves.

Ofereça cálcio em pó, uma opção é cozinhar um ovo por 40 minutos e a casca amolecida pode ser adicionada a carne e a ração.

Observação: Não suportam o frio, mantenha-los aquecidos.

  • Filhotes emplumados e com mais de 10 dias: 
Se vermos que eles comem e digerem em, comecemos a incorporar tenébrios ou outros tipos de insetos que podem ser encontradas no Mercado Livre ou em lojas de mascotes que vendem produtos especializados para aves.

Ofereça cerca de quatro a seis insetos por dia, podendo ser dado também insetos secos ou Ensure Plus (sabor baunilha).

O ideal é que estejam sempre sob supervisão, que o possa soltar num jardim e acompanhar-lo para que procure seu alimento, e assim reconhece o seu habitat e podemos preparar sua posterior liberação.

Ou fazer um curral, aonde possa estar seguro do ataque de predadores (gatos, aves de rapina e etc.) e que ali permaneça sobre o pasto e tenha condições de encontrar seu alimento e que seja posto em local aquecido ao anoitecer.

Eles comem o que for necessário, e sempre deve ser deixada comida e água fresca a disposição.

Para um Quero-quero adulto também pode adicionar sua alimentação com ração de gato ou cão premium, etc. Se encontrar um espécime adulto o ideal é encaminhar-lo para um veterinário especialista em aves, para que possa observar e dar um diagnóstico geral.

Artigo de Clara Correa e traduzido por Felipe Lobo.


[1] "Pai de quero-quero protegendo seu ninho". Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Quero-Quero.Southern_Lapwing.Teru-Teru.Vanellus_Chilensis.JPG (Acessado em 17/06/2014 as 18:00).

[2] "Filhote de Quero-quero". Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Vanellus_chilensis_chick.jpg (Acessado em 17/06/2014 as 18:00)

13 comentários:

  1. hoje achei um quero quero adulto ferido oque posso dar a ele de alimento tai meu gmail fraxikale@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. hoje achei um quero quero adulto ferido oque posso dar a ele de alimento tai meu gmail fraxikale@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. ooi resgatei um quero quero aparentemente sem ferimentos mas fraco e com mto barro no bico, ja limpei o bico com cuidado e tirei o barro, mas agora quero tratar dele ate ele ficar forte e eu poder soltar ele de novo, como posso ajuda-lo. ele é adulto e ta bem fraco

    ResponderExcluir
  4. Rogéria olha o q encontrei sobre Quero Quero.

    ResponderExcluir
  5. moro na praia e na frente de casa tem uma praça com muitos ninhos de quer-quero e muito curioso em volta, principalmente crianças. mandei fazer duas placas explicando sobre as aves e preguei na praça. Já vi criança atirando minhocas pra elrs. Deu certo.

    ResponderExcluir
  6. Eu achei no sitio onde trabalho um filhote qe quero quero, peguei por causa dos cachorros que tem lá, só que moro em apartamento, o que faço!

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um filhote de quero quero , ele não sabe come sozinho , eu Ponhei alpiste, tentei dar também gema de ovo , arroz ele come um pouco oque eu fasso ?

    ResponderExcluir
  8. encontrei um quero quero machucado com posso recupera-lo

    ResponderExcluir
  9. Nossa o povo não lê o que está escrito porque fazem perguntas que já estão esclarecidas.ótimo post.

    ResponderExcluir